CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Projota e Lucas: Erro de ídolo deixa marcas

Lucas Penteado afirmou ser fã do cantor Projota no início do BBB 21. Mas relacionamento entre fã e ídolo sofreu revés quando o cantor fez deboche. Psicólogo explica. Lucas ameaça Projota? Vai perdoar o rapper?

Por Ana Carolina, publicado em 07/02/2021 e atualizado hoje.

Lucas Penteado entrou no BBB 21 afirmando: as letras das músicas do Projota mudaram a minha vida. A relação entre fã e ídolo estava bonita de assistir. Ganhou, inclusive, elogios de Tiago Leifert. 'Obrigado pelo enquadro no Lucas, foi importante', disse Leifert para Projota. Mas aquela conversa mudou significativamente a participação de Projota no reality show da Rede Globo...

Dias depois, em Festa do BBB, Projota e Lucas Penteado fizeram uma Batalha de Rimas na pista de dança. O menino, fã, ficou um pouco sem graça. Se perdeu um pouco nas rimas. O rapper, experiente e ídolo, se destacou na Batalha de Rimas. E ganhou aplausos de todos os participantes do BBB21.

Em conversa com Karol Conká, Projota chegou a debochar do fã Lucas. Tirando sarro. E não o tratando com aquele carinho que um fã mereceria. Sabe? Sabemos que as relações entre fãs e ídolos nem sempre são fáceis. Há milhares de histórias cabeludas sobre ídolos e fãs pelo mundo inteiro. Mas...

Projota e Lucas Penteado: entendendo a relação

Projota conversou com Lucas em particular. Prometeu pagar um psicólogo para o fã fora da casa. Mostrou carinho, empatia. Ganhou elogios de Tiago Leifert pela conversa. Mas aí Projota parece não ter entendido nada do recado externo. Leifert usou a palavra 'enquadrar'. 'Obrigado pelo enquadro', disse o apresentador. E desde então tudo mudou...

Foram para a Batalha de Rimas. 'Você é só um pivetinho. Eu sou tipo Mano Brown'. Lucas respondeu: 'Você tá ligado, aí, vacilão. Eu vou te bater usando a improvisação. Eu te tiro do ringue, você espanca o tamborim. É o ringue'. E na sequência Projota mandou: 'Represento a verdade quando é improvisado. Se isso aqui é paredão, eu te falo, chegado. Pode ir embora. Você está eliminado'.

Fãs e ídolos. Lucas ameaça Projota?

Deuses, reis, rainhas, famosos, poderosos e agora... também os influenciadores digitais. Os ídolos sempre fizeram parte da nossa história. É preciso tomar os devidos cuidados. Afinal, 'ídolos representam a perfeição, o poder, a beleza, e no caso de isso ser quebrado, essa admiração ser golpeada de alguma forma, isso pode ocasionar problema sério no psicológico', alerta o psicólogo Antônio Campos.

O fenômeno dos fãs é mais comum entre adolescentes. Eles estão construindo uma identidade e procurando referências no mundo afora. No caso de Lucas e Projota, ao descobrir o que ocorreu, sem dúvida, haverá uma decepção do fã. Mas é preciso acreditar mais no próprio eu. Entender que ídolos também erram. Não são perfeitos. E então é encarar a decepção momentânea, que pode até deixar marcas, mas depois seguir em frente.

Quando essa relação entre fã e ídolo é sadia? 'Quando mantém a subjetividade intacta. A idolatria não pode alterar o eu do fã. Quando isso acontece, aí é preocupante', acrescentou. Sobre aquele fanatismo exagerado, a psicologia explica: 'Pessoas com baixa autoestima, inseguras e sem autoconfiança, podem desenvolver um fanatismo em excesso. Uma necessidade de se apoiar em alguém'.

Mas quando a admiração é sadia, aí tudo bem. Há uma identificação. Logo vem a empatia. E os neurônios-espelho desenvolvem essa relação fã e ídolo. 'Há um desejo de ser como aquele ídolo'. Seguir os seus passos. 'Os neurônios-espelho são responsáveis pela existência da cultura e da sociedade. Faz com que você se abra para o outro e se identifique com ele. A empatia'.

A diferença de idade entre Projota e Lucas Penteado é de 10 anos. O ídolo entrou no BBB com 34 anos de idade. O fã com 24. Por que será que aquele carinho todo do Projota foi embora? Só por causa da palavra 'enquadrar'? Ficou entendido que Lucas ameaça Projota. Ou seja, o ídolo veterano se sentiu ameaçado pelo jovem fã. Uma pena. Lucas Penteado desistiu do BBB 21 em 7 de fevereiro de 2021.

Projota chegou a esconder uma faca, como revelou áudio vazado de Boninho. O que ele queria com aquela faca? Será que Lucas Penteado perdoa Projota por essa mudança de comportamento? 'As pessoas não agem como esperávamos. São ingratas e injustas. Elas nos causam dor. Elas nos cancelam. Apontam o dedo. Mas precisamos aceitar. Essa é a vida. Precisamos aceitar, aprender e crescer com esse fato tão duro', concluiu o psicólogo, falando sobre decepção de fãs com ídolos.

Mas e você? Tem alguma história de decepção com o seu ídolo? Vamos comentar sobre isso aqui embaixo nos comentários...

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários