CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Dia dos Avós: Como eles fazem a diferença na família

Homenagem neste Dia dos Avós (26 de julho); obrigada vovôs e vovós por serem tão especiais. Carinho com avós, idosos e aposentados.

Por Aline Oliveira, publicado em 26/07/2019 e atualizado hoje.

Dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. Um amor de avó e avô pelos netos é um amor sem limites. Como eles dizem, é como 'amar seus filhos duas vezes'. Mas o que diz a ciência sobre o amor de avós?

Uma nova pesquisa foi realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os cientistas chegaram à conclusão de que os avós com mente saudável aumentam as chances de sobrevivência dos filhos de seus filhos porque, assim, são capazes de transmitir a eles seus conhecimentos e habilidades. São os pesquisadores comprovando o que já sabíamos, né? Netos fazem bem. Como um reforço à teoria, eles procuraram e conseguiram identificar, em vários genes, mutações relativamente novas que protegem contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, que costuma aparecer em pessoas idosas.

'Principalmente para a saúde mental, a presença dos netos é fundamental para os idosos. Esse carinho, essa atenção... são combustíveis para o cérebro do idoso, mantendo uma conexão quente. Socialmente falando, é uma troca perfeita para ambos. As crianças aprendendo com os mais velhos. E os mais velhos aprendendo com as crianças', explicou em entrevista o psicólogo Fábio Soares.

Os avós fazem bem demais para os meus filhos

Dia dos Avós é comemorado em 26 de julhoFoto: Divulgação
Eu só tenho que agradecer aos avós dos meus filhos. Que sorte a deles, e a nossa :) , em poder ter uma relação tão boa e poder conviver diariamente com esse amor. Sabe aquelas férias que você sai para soltar pipa com o vovô, faz um bolo com a vovó e aprende a tocar violão? Essa troca de aprendizado é um combustível para a vida. Aqui em casa, quando falamos que vamos na casa dos avós a alegria é garantida.

Educação com vovôs e vovós?

Claro que na casa dos avós pode tudo, né? Pelo menos, por aqui, é isso que acontece. Na minha infância eu não podia, por exemplo, comer sentada no sofá. Meus pais não deixavam. Era um absurdo. Mas os netos deles podem, claro! Assim como na casa da minha sogra e do meu sogro.

E sabe que nós temos que dar uma relaxada com isso? Afinal, eles já educaram os próprios filhos e essa função de educar agora é nossa. Mas sempre com um limite e bom senso, por favor. Em casa esse limite é respeitado e os meus filhos sabem que a última palavra será sempre de papai ou mamãe, e nunca dos avós. Principalmente quando estamos falando de educação e regras. Ou seja, a 'parte chata' pode deixar com a gente.

Aproveitem os avós. Eu tive pouco tempo...

Vamos comemorar todos os dias o Dia dos AvósFoto: Divulgação
Ah, mas como é bom ter casa de vó e vô para passar as férias. Meus filhos ainda têm a bisavó, que mora de frente para o trilho do trem. Ela faz o melhor café da tarde do mundo. Eles não têm do que reclamar. Comigo, lembrando da minha infância, são poucas as lembranças que tenho dos meus avós. Infelizmente eles se foram muito cedo. Mas são as lembranças mais doces que uma criança pode ter.

Aproveitem o convívio com os avós, a troca de aprendizado é benéfica para todos. Esse post é em homenagem aos avós mais babões que conheço. Áurea, Chico, Neia e Celso, obrigada por serem tão presentes na vida dos seus netos. Vocês são generosos, amorosos, vocês são únicos. Obrigada de coração.

'Quanta sabedoria tem o olhar dos avós, quanta generosidade têm seus sorrisos, que aconchego têm seus abraços'

'Vale para Dia dos Avós, para Dia dos Aposentados, Dia dos Idosos, enfim. São pessoas especiais e que têm muita experiência para compartilhar. Sabe esse sonho que você está correndo atrás? Eu já corri atrás dele e aconteceu isso, isso e isso. É a voz da experiência. Da sabedoria. Precisamos valorizar nossos aposentados, avós e idosos, afinal a bagagem deles é fundamental para o nosso crescimento', conta o psicólogo Fábio Soares.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários