CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

O que a fada do dente faz com os dentes das crianças

Compartilho experiência de mãe sobre dentes dos filhos; dente de leite tem raiz? Demora quanto tempo para cair? Como arrancar? Vamos às respostas

Por Aline Oliveira, publicado em 17/08/2020 e atualizado hoje.
Converso com pais e mães e é comum, entre nós, surgirem dúvidas sobre os dentes dos nossos filhos. Até mesmo dúvidas da parte lúdica. E está aí a provocação deste título: o que a fada do dente faz com os dentes das crianças? Ou melhor: como falar sobre fada do dente com os filhos? Respondo essa e outras questões que podem ajudar antes da consulta ao dentista infantil.

Quando temos filhos, entramos automaticamente no mundo lúdico e das fantasias. Rapidamente nos envolvemos com as datas comemorativas e viramos Coelho da Páscoa, Papai Noel e também Fada do Dente, principalmente quando se inicia a troca da dentição das crianças.

Aqui em casa iniciamos cedo essa fase da Fada do Dente. O primeiro dente da minha filha nasceu quando ela tinha 5 meses de idade. Já li que quanto mais cedo nasce o dente, mais cedo cai o primeiro dente de leite.

Bebê nasceu com dente?


O meu filho caçula está com 2 anos e, por incrível que pareça, ele já nasceu com um dente. Alguma mãe assustada, como eu, pode perguntar: bebê recém-nascido pode nascer com dente? Pode. O meu nasceu.

Quando isso acontece ele é chamado de dente natal. Na época precisei levá-lo ao dentista para ver se tinha necessidade de extração. E graças a Deus não precisou. E até hoje ele tem esse dentinho.

Dente de leite tem raiz?


Tem raiz, sim. Você sabia que quando os dentes definitivos começam a surgir, as raízes dos dentes de leite começam a ser absorvidas? Os dentistas explicam que é por isso que eles amolecem.

Dente de leite mole demora quanto tempo para cair?


O primeiro dente de leite da criança cai em torno dos seis anos de idade. Mas qual dente de leite cai primeiro? Geralmente é o incisivo central inferior. Na parte debaixo da boca. E é a partir do primeiro dente mole que se inicia a curiosidade sobre a Fada do Dente.

Como arrancar dente de leite


Ai, ai, ai. A primeira dica é coragem. Sem medo. Passe confiança para o seu filho. Sobre os dentes da minha filha, quando ela tinha 5 anos seu primeiro dente ficou mole e ela ficou mega feliz, afinal receberia a visita da Fada do Dente.

Nos primeiros dentes, uma amiga minha que é craque foi quem tirou. Ela conta que tem a técnica certa e a coragem necessária para arrancar. Mas, depois, já mais experiente, foi a minha filha quem decidiu que ela mesma tiraria os outros. Fazia movimentos para frente e para trás com os dentes até que eles ficassem por um fio. No momento certo puxava e ele saía com facilidade. Saindo um pouco de sangue. Mas passando bem rápido.

Tente incentivar a criança a tirar o próprio dente após o primeiro. A técnica de amarrar uma linha de pipa e puxar eu acho bem forte. Deve ser um trauma que tenho da infância. Comigo e com os meus irmãos era uma técnica mais engraçada que a outra. Acho que não precisa disso tudo, não :)

Dente de leite que não cai


Se os dentes permanentes do seu filho já estão apontando e os de leite insistem em ficar na boca, firmes e fortes, talvez seja a hora de levá-lo até um odontopediatra para ver o que pode ser feito a respeito. Embora não seja um problema tão sério, a retenção prolongada pode causar desconforto e até inflamação. Mas os dentistas afirmam que isso não é nada demais.

Primeira consulta no dentista


O bebê deve ser levado ao dentista após o aparecimento do primeiro dentinho de leite, que acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Geralmente, né? Comigo foi antes :)

A primeira consulta do filho no dentista serve então para os pais receberem orientações quanto à alimentação do bebê, a forma mais correta para escovar os dentes, o tipo de escova de dente ideal e a pasta de dentes que deve ser utilizada.

O que a Fada do Dente faz com os dentes, afinal?


Quando minha filha ia dormir, escondia o dente embaixo do travesseiro e ficava ansiosa com a visita da fada. Aqui em casa valorizamos todos os momentos lúdicos com as crianças. Acredito ser uma brincadeira saudável e apropriada para idade.
Caiu o dente; e agora?Foto: Reprodução/ YouTube

Colocamos algumas moedas embaixo do travesseiro assim que ela dormia e uma cartinha toda carinhosa contando que o dente seria bem cuidado na casa da Fada do Dente.

A lenda da Fada do Dente diz que, quando uma criança perde um dente de leite, deve deixá-lo embaixo do travesseiro para que, durante a noite, uma fada o leve e, em troca, deixe uma moeda ou um pequeno presente.

Mas o que faz a Fada do Dente com o dentinho de leite? Com a questão lúdica da criança reforçada, a fadinha ganha mais poderes para seguir com a sua magia. No filme A Origem dos Guardiões, de 2012, a Fada do Dente perde seus poderes quando as crianças deixam de acreditar que ela existe. Assim como Papai Noel e Coelho da Páscoa.

Jogar o dente no telhado? Ou guardar?


Os mais antigos vão dizer que é preciso jogar o dente no telhado. E dizer a seguinte frase: “Mourão, Mourão, toma seu dente podre e dá cá meu dente são”. Desta forma o dente da criança vai nascer mais forte.
Fada do dente chegando à noite em canal do YouTube - Maria Clara e JPFoto: Reprodução/ YouTube

Mas eu prefiro ficar com o dente para recordação. Ou doar os dentes para universidades. Cientistas e pesquisadores realizam trabalhos específicos com dentes doados por todo Brasil. Consulte a universidade mais próxima da sua casa para tirar essa dúvida.

Ajude a ciência com suas pesquisas


Dependendo da forma com é retirado, manipulado e armazenado, o dente pode servir para as pesquisas sobre células-tronco. Segundo o dentista Ronaldo Cardoso, incentivar a doação de dentes extraídos para o banco ajuda a descobrir novas maneiras de melhorar a vida das pessoas. 'Você ajuda a odontologia brasileira e as suas pesquisas', disse em entrevista.

Imaginação com a Fada dos Dentes


Primeiramente devemos entender a importância deste momento. A lenda tem uma simbologia imensa para as crianças em idade de troca dos dentes de leite, que representa um marco no desenvolvimento. O conto da personagem é acompanhado de vários benefícios: favorece a imaginação e a criatividade, e dribla a ansiedade que geralmente aparece quando os dentes amolecem.

Assistir vídeos como inspiração sobre a Fada do Dente

Canal Maria Clara e JP tem vídeo divertido sobre fada dos dentesFoto: Reprodução/ YouTube

Destaco aqui três vídeos que retratam de forma bem divertida a Fada do Dente. Tem o canal infantil no YouTube, Maria Clara e JP, com Maria Clara recebendo a visita da Fada do Dente (ilustro este artigo com algumas fotos desse vídeo divertido). Também tem O Diário de Mika, que já entrevistei aqui na coluna Pais e Filhos. Chama-se O Dente de Leite o episódio do Diário de Mika com este assunto. E, por fim, destaco Peppa Pig no episódio A Fada do Dente. Também é bem lúdico e divertido.

E você? Tem alguma história curiosa com Fada do Dente?

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários