CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Como lidar com a sogra quando nasce o bebê

Pegando carona no assunto Mãe do Gabriel Medina e Yasmin Brunet, destaco dicas e reflexões sobre filhos pequenos e sogra

Por Aline Oliveira, publicado em 12/05/2021 e atualizado hoje.

Inspirada no caso Gabriel Medina e a mãe Simone Medina, no episódio envolvendo Yasmin Brunet, escrevo sobre como lidar com a sogra quando nasce o bebê na família. Yasmin não está grávida. O caso deles é outro. Mas eu também cito esse relacionamento entre sogra e nora a seguir. Vamos lá!

Começo com testemunho pessoal relembrando da relação com a minha sogra quando os meus filhos nasceram. Sim, todas nós, mães de primeira viagem, estamos extremamente frágeis emocionalmente neste momento. Acabei ouvindo algumas 'dicas' da minha sogra nessa época. Como, por exemplo: dá o mamá assim; usa tal produto; pega tal fralda; passa a pomada desse jeito.

Comigo o relacionamento foi tranquilo, porque acabei me mudando para a casa da minha mãe. E ela me dava o suporte do dia a dia. Não sei como seria se tivesse uma relação mais diária com a minha sogra nesse período. Mas os relatos que ouvi de várias amigas me deram um frio na espinha...

'Minha sogra falava que meu leite não estava engordando o bebê; Ela falava que tinha que dar a chupeta logo e parar de enrolação; Minha sogra queria dar docinho para o meu bebê; Minha sogra queria tirar a roupa quente do meu bebê'

Porém, porém, porém. Já ouvi o outro lado. E escutei relatos assim:

'Minha nora não me deixou segurar o bebê no início por ciúmes; Eu não podia criar um vínculo com meu neto, porque minha nora não deixava; Eu tentei ajudar minha nora, mas só recebi críticas'

Enfim, sempre tem o outro lado. E o meu conselho para qualquer tipo de situação está abaixo. Antes de escrever este artigo, recebi alguns questionamentos de mamães nas redes sociais. Sempre nessa linha aqui: como lidar com ciúmes da sogra com o bebê; raiva da sogra na gravidez, como passa?; sinais de sogra invejosa; sogra que trata o filho como bebê; sogra e nora na bíblia, qual é o significado; não quero minha sogra perto do meu filho; sinais que sua sogra não gosta de você. Todas se encaixam nas dicas abaixo:

Respeito acima de tudo. Jamais se esqueça: a sogra é a mãe do seu marido; a vovó do seu filho. Não perca o respeito, jamais!
Não se dá bem com a sogra? Ok. No início do nascimento do bebê, procure passar os momentos mais difíceis sem a presença dela. Mas divida espaço na agenda para que a sogra possa se relacionar com a criança. Nem que seja somente ela e o pai juntos, sem você.
Você já dá bem com a sogra, mas tem receio de mudar o relacionamento? Ok também. Vá com mais calma. E relembre sua sogra com as rotinas que o bebê precisa ter, principalmente no início de vida. É respeitar as rotinas e respeitar os horários para esse relacionamento não se desgastar.
Impossível! Vou sumir de perto da minha sogra! Ok. Mas saiba que você está agindo impulsivamente. E que pode se arrepender desse gesto ali na frente. Família é tudo nas nossas vidas. Ninguém é perfeito. E qual filho não é apaixonado por vovô e vovó? Tenha discernimento e inteligência emocional para esta decisão.

Gabriel Medina, Simone Medina e Yasmin Brunet

Agora voltamos ao caso que ganhou as manchetes sobre a relação envolvendo Yasmin Brunet e a sogra Simone Medina. Achei muito pertinente o comentário da mãe de Yasmin, Luiza Brunet, falando diretamente para Gabriel Medina. Nas entrelinhas, eu senti uma voz da experiência falando com os mais jovens: respeite a sua mãe; respeite a sua sogra; muita calma; tudo vai se encaixar.

'Muita calma, o amor resiste a tudo. Problemas familiares... é mais comum do que se imagina. Tudo passa e Deus coloca tudo no lugar. O amor cura tudo. Desejo muita saúde paz e fortalecimento. Estamos vivenciando um longo período com a perda de pessoas próximas ao redor do mundo por conta do Covid. Momento doloroso só com muito amor e respeito podemos curar', escreveu Luiza para Medina.

É bem isso. O filho não pode mandar indiretas para a mãe publicamente. E cortar as relações com a mãe. Assim, de repente. Não! (Olha eu me metendo na vida dos outros) É sério, gente...

Já vi tantas entrevistas da mãe do Gabriel Medina na televisão. Ela falando com um amor gigante sobre o filho. O filho olhando pra ela com os olhos brilhando. E agora, simplesmente, eles vão cortar as relações? E mandar indiretas um para o outro pelas redes sociais? É muito triste ver isso. Muito triste ler essas notícias.

Cada um é cada um. Todos somos adultos e sabemos das nossas ações, reações, decisões. Mas neste caso, ao escrever sobre Sogras e Noras, com o caso Medina ganhando as manchetes, deixo aqui uma última reflexão:

'Já imaginou quando a sogra for você? Quando a sua nora falar sobre novas tendências para a criação dos bebês. Você discordar de tudo. E ver ali o seu neto, sua neta? E se você for a chata de amanhã? O que não podemos ser é intransigentes. Que tenhamos empatia. Que o amor fale mais alto. Que possamos contar até 10, mil, 1 milhão. Mãe é mãe. Sogra é sogra. Avós são avós. Família é a base de tudo e não podemos nos esquecer disso'

Lembrando que o espaço abaixo é aberto para compartilharmos experiências e comentários neste relacionamento com sogras.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários