CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Ensino híbrido na educação: Sal Khan explica vantagens

Compartilho entrevista de Sal Khan, da Khan Academy, sobre o Seminário Internacional de Educação Básica Híbrida

Por Aline Oliveira, publicado em 13/10/2020 e atualizado hoje.

Ensino híbrido na pandemia é o assunto da vez na Educação em 2020. Dividir aulas presenciais com aulas online na educação infantil e nas demais idades. Aqui em Pais e Filhos, compartilho os principais trechos da entrevista de Sal Khan, da Khan Academy, ao jornal O Globo. Ele explica vantagens e desvantagens do ensino híbrido. Achei muito interessante. Vale lembrar que a Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos idealizada em 2008 pelo americano Sal Khan, que tem 107 milhões de alunos cadastrados em 190 países (no Brasil são 4 milhões de estudantes).

No YouTube, em 14 de outubro, véspera do Dia dos Professores, tem Seminário Internacional de Educação Básica Híbrida. Vale assistir (veja vídeo abaixo). Há a expectativa da divulgação de um plano de aula de ensino híbrido pronto, além de atividades como o Ensino Híbrido PDF para educadores e pais consultarem.

'Trabalho com ensino virtual, mas sempre digo que, se tivesse que escolher entre um professor incrível e uma tecnologia incrível, escolheria o professor', disse Sal Khan na entrevista.

Mas o que é o ensino híbrido ideal? 

'No ensino híbrido os professores têm dados disponíveis para separar grupos pequenos e interativos, de uns cinco alunos, e garantir que nenhum saia desmotivado. Os estudantes podem ser seus próprios tutores. E por que não ser mais flexível com o tempo do exercício, dando mais uns dez minutos ou permitindo que o grupo pense na sua tarefa durante o intervalo? (...) O ponto negativo é perder aquelas conversas divertidas no corredor, ver a linguagem corporal das pessoas. Muita coisa acontece quando você está com alguém oito, nove horas por dia, e isso está perdido. O ponto positivo é a transformação de alguns comportamentos. Vejo relatos de alunos que se sentavam nas últimas fileiras das turmas, que se sentiam intimidados a falar, e agora estão mais participativos. Acreditamos que o bullying, um problema comum nas escolas, acontece com menos frequência no ensino virtual', explicou ao O Globo.

O educador Sal Khan faz elogios à geração de pais que estão mais próximos da educação dos filhos:

'Esta é a geração de pais mais engajada na educação, que tem mais interesse em ajudar os filhos. Agora eles podem perguntar o que os jovens estão aprendendo, porque acompanham de perto, e às vezes ajudam com os exercícios. Os pais perceberam que precisam ser pró-ativos, que não podem delegar todo o futuro dos filhos ao sistema escolar', explicou.

Tempo para diversão na aula online?

'Para muitas crianças, o maior contato com o mundo exterior é a escola online. O professor precisa dar um tempo para os alunos se divertirem, quem sabe uma atividade lúdica de uns 5 minutos a cada 20 minutos. Deixe que façam caretas, que sejam patetas. A escola precisa ser mais humana'.

Cuidado com rotina na aula online

'A rotina facilita nossa vida. Criamos uma quando vamos à escola: café, ônibus, etc. Meu medo é que durante a quarentena esse padrão seja quebrado. E que toda atenção seja dedicada somente aos estudos. Isso pode afetar a produtividade e a motivação do aluno'. 

Futuro das escolas híbridas

'Acredito que as escolas serão mais flexíveis e interativas, diante da variedade de modelos de ensino que apareceram na quarentena. A Covid-19 está fazendo as pessoas pensarem onde, como e quando conseguimos a atenção dos estudantes'.

Interessantes as opiniões de Sal Khan. E vamos ficar de olho nos resultados do Seminário Internacional de Educação Básica Híbrida.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários