CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Filhos pessimistas? Veja dicas para virar o jogo

Falei com o psicólogo Fábio Soares sobre pessimismo em crianças. Como podemos combater o pessimismo?

Por Aline Oliveira, publicado em 12/04/2022 e atualizado hoje.

Os filhos estão reclamando de tudo. São crianças, mas parecem adultos de tanto que reclamam no dia a dia. E aí? O que fazer? Falei com o psicólogo Fábio Soares sobre como combater o pessimismo - aqui com foco em filhos e crianças pessimistas. Para acompanhar mais curiosidades do trabalho do Fábio, recomendo que acessem o site 'refletindoconsciencia.com.br' ou a arroba @refletindo.consciencia no Instagram.

'Uma ótima forma de começar esse treino para sair do pessimismo e passar para o otimismo é trabalhar a gratidão no nosso dia a dia. A gratidão é simplesmente definida como o estado de ser grato. Envolve expressar agradecimento ou apreço por algo, desde um presente até a própria vida. A gratidão envolve o reconhecimento das coisas positivas em sua vida e como elas afetam você. Isso pode variar desde o reconhecimento de uma bela flor que você passa na calçada até o sentimento de agradecimento que vem da recuperação de uma doença grave', orientou o psicólogo Fábio Soares.

Lembrando que nós somos os grandes exemplos para os nossos filhos. Se você, pai e mãe, for uma pessoa otimista - sem dúvida, a probabilidade de passar essa energia para as crianças é maior. Já observou que nossos filhos repetem muitas das nossas atitudes? Se você sair por aí xingando todo mundo no trânsito, pode esperar que logo, logo seu filho vai repetir esse gesto. Eles são como esponjas e observam tudo o que fazemos.

Dicas para acabar com pessimismo

Assim que acordar, crie uma lista mental de 3 coisas pelas quais você é grato (e quer comemorar hoje). Começar com gratidão ao acordar define um tom positivo para o resto do dia.
Desafio do Dia Sem Reclamação durante a semana. Uma pesquisa recente em Psicologia indica que reclamações consistentes levam à diminuição da felicidade. Portanto, uma mensagem importante que podemos tirar dessa pesquisa é fazer o possível para permanecer positivo e evitar reclamações. É claro que evitar totalmente as reclamações não é uma tarefa fácil, mas você pode começar com apenas um dia sem reclamações por semana.

Isso irá ajudá-lo a evitar pensar em si mesmo como uma vítima e começar a ter mais capacidade de resposta para sua vida.
Caminhada da gratidão. Quando agregamos uma prática de gratidão, nossa caminhada se transforma em uma oportunidade incrível de ver e homenagear a beleza que está ao nosso redor, seja ela da natureza, da arquitetura, das pessoas ou do reino animal. Enquanto você caminha, observe e reconheça as maravilhas simples ao seu redor que você muitas vezes dá como certo.
Querido Diário! Que tal escrever um diário com questões sobre as quais você é grato? Nesse desafio você deve todo dia antes de dormir refletir sobre o seu dia e escrever 1 coisa pela qual você seja grato desse dia.
Agradecer ao amigo ou parente. Por fim, vale a pena criar um desenho com uma cartinha de gratidão para o amigo ou para algum parente. Pode ser um parente, amigo, professor ou colega. Descreva em termos específicos o que essa pessoa fez, por que você é grato a essa pessoa e como o comportamento dessa pessoa afetou sua vida. Tente ser o mais concreto possível. Não se preocupe com gramática ou ortografia perfeitas. É o que vem do seu coração que conta.

Pronto para jogar o pessimismo para longe? Acompanhe mais dicas aqui em Pais e Filhos.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários