CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Educação positiva com filhos: como fazer?

Destaco projeto educacional do psicólogo Fábio Soares sobre Psicologia Positiva; como educar nossas crianças com positividade?

Por Aline Oliveira, publicado em 27/11/2020 e atualizado hoje.

Otimismo. Enxergar o lado bom das coisas. Positividade. São pontos importantes para levarmos em consideração na educação dos nossos filhos. Neste artigo apresento informações de um estudo do psicólogo Fábio Soares sobre educação positiva e psicologia positiva para momentos de crise. A ideia é adaptar e aplicar essa positividade com as crianças. Como fazer? Acompanhe os detalhes do estudo a seguir. Gratidão é fundamental. E já começo agradecendo ao Fábio por compartilhar este material aqui no canal Pais e Filhos.

'Com os estudos da Psicologia Positiva, temos várias ferramentas para potencializar nossas qualidades humanas e com isso amenizar os impactos diretos de qualquer crise em nossas vidas. A Psicologia Positiva surgiu através do estudo científico das qualidades humanas, focada no bem-estar e qualidade de vida ao invés da doença em si, e a gratidão é uma das forças, que tem ganhado cada vez mais atenção no cenário internacional', observou.

Diário da gratidão para positividade

O diário deve ser feito da seguinte forma: Todo dia antes de dormir a pessoa deve escrever em um caderno uma coisa pela qual foi grata no seu dia. Esse exercício deve ser feito por três meses e não se deve repetir um mesmo motivo pelo qual é grato, tornando assim o exercício mais trabalhoso e forçando a pessoa a assimilar fatos do seu dia que não conseguiria normalmente sem o exercício. O resultado esperado com o exercício da gratidão é um aumento do otimismo e da resiliência do indivíduo, com isso sua qualidade de vida e bem-estar devem ser melhoradas, tornando-o mais forte para conseguir amenizar os impactos que uma crise pode causar na vida de uma pessoa.

A ideia do diário eu achei fantástica. E podemos estimular nossos filhos para que eles escrevam ou desenhem de forma simples esse diário da positividade. 

'A gratidão pode contribuir para promover o bem-estar e melhorar a qualidade devida daqueles que a experenciam (Seligman, Csikszentmihalyi, 2000), assim como fortalecer o vínculo entre indivíduos melhorando seus relacionamentos e diminuindo eventuais conflitos. Existem vários estudos ligando a Gratidão à saúde mental, e esta pode ser definida, de um modo geral, como um sentimento de admiração, reconhecimento e apreço pela vida (Emmons; Shelton, 2002). Ela ocorre quando dois elementos acontecem simultaneamente: o reconhecimento de que algo de bom aconteceu para si e de que alguém foi responsável por isso. O adjetivo grato significa tanto agradecido, quanto agradável e de fato, a satisfação e o reconhecimento parecem ser dois elementos essenciais para se compreender esse sentimento. (Freitas, Silveira, Pieta, 2009)'. 

As crianças brincando em cima da árvoreFoto: Aline Oliveira

Os autores Layous e Lyubomirsky (2014)sugerem que, ao participar de intervenções em Psicologia Positiva, as pessoas demonstram mais emoções, pensamentos e comportamentos positivos, o que leva ao aumento da qualidade de vida e uma dessas intervenções é baseada nos exercícios da gratidão para promover o bem-estar.

'No diário da gratidão, o indivíduo elenca as coisas pelas quais sente-se grato  diariamente relacionando eventos de seu dia, sendo potencializado ao fazer antes de dormir para que possa refletir sobre o seu dia de uma forma positiva, pois está extraindo algo de bom para ser grato e assim reduzira ansiedade e estresse, em busca de uma melhor qualidade do sono recuperador.

O período de três meses tem como objetivo ajudar a pessoa a criar o hábito de refletir positivamente sobre sua vida e aprender com as situações vividas, aumentando assim seu otimismo e resiliência humana. Não repetir o motivo pela gratidão nesse prazo seria para dificultar o processo e forçar a pessoa apensar em coisas consideradas pequenas como por exemplo a água quente do chuveiro ou o ar que respira, motivos pelo qual normalmente só valorizamos quando perdemos, por isso a intenção de se valorizar enquanto ainda tem'. 

Negativo em positivo

Ressignificar algo considerado negativo em positivo também pode ser potencializado nesse processo, pois ao refletir sobre seu dia, é possível identificar que um feedback que a pessoa teria considerado negativo no momento em que recebeu pode ser considerado positivo após uma reflexão, pois não estaria sobre o impacto emocional do momento. Essa reflexão é extremamente importante em tempos de crise, para amenizar os pensamentos de culpa e insegurança causados pela sensação de perda de controle ou até mesmo absorção da responsabilidade pelas mudanças ocorridas na rotina diária.

”Por outra via neural, a gratidão também estimula as vias cerebrais de liberação de um hormônio chamado ocitocina, que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia” (Carvalho, 2016, p.2).

O psiquiatra Dr. Sergio Perocco, em entrevista concedida ao artigo do psicólogo Fábio Soares, falou sobre os benefícios da gratidão para nossa saúde mental: 

“Todos sabemos que deveríamos ser mais gratos com relação a muitos aspectos da nossa vida mas mesmo assim não exercemos a gratidão o bastante. Isso em parte deve-se ao fato de termos ambições ainda não conquistadas e contentar-se e ser grato ao que já temos poderia parecer estar contente com o que ainda queremos melhorar. Acontece que para nos desenvolvermos e conquistarmos os nossos objetivos precisamos estar bem e atualmente já há evidências científicas que comprovam que o exercício da gratidão libera ao menos dois neurotransmissores relacionados a isso: dopamina e serotonina. Que acordamos todos os dias pensando o que ainda nos falta não é novidade... como seria se cada um de nós acordasse refletindo sobre tudo o que já está dando certo na própria vida. Ao fazer isto chegamos a conclusão que boa parte da nossa vida atual é exatamente o que desejávamos no passado... perceber isto nos torna confiantes de que podemos conseguir o que desejamos de fato...para isso basta ser grato...”

Conclusões sobre a educação positiva

Compartilho abaixo as conclusões finais do estudo. Reforçando mais uma vez: este estudo fala sobre positividade para momentos de crise. Mas é perfeito para adaptarmos em todos os momentos de nossas vidas. Afinal, gratidão e positividade são importantes sempre. E passar essa mensagem para a educação dos nossos filhos pode fazer uma diferença tremenda lá na frente.

'Espera-seque com o exercício do diário da gratidão seja possível amenizar os impactos de uma crise ao reforçar o otimismo e a resiliência de uma pessoa, pois este remete a uma reflexão diária de momentos positivos e ressignificação de momentos tidos como negativos. A reflexão diária sobre a gratidão pode se tornar um instrumento poderoso para mudanças na forma de perceber as situações da vida e uma mudança de atitude perante o enfrentamento das dificuldades. O resultado esperado é que com esse exercício uma pessoa que esteja passando por uma crise potencialize seu otimismo e esperança, visando um aumento em sua qualidade de vida e bem-estar e assim reduzindo seu desgaste com a crise pela qual esteja passando'.

'Outros estudos teóricos sugerem que a Gratidão coletiva promove a performance contextual, a aprendizagem em equipe, as Relações de AltaQualidade (High Quality Connection), e que conduz a atitudes no trabalho orientadas para as relações (Hu e Kaplan, 2015; Müceldili et al, 2015), esse pensamento no coletivo é muito importante quando se enfrenta uma crise global. Portanto, poderíamos afirmar que sentir a gratidão em nossas vidas é sentir o prazer de ser e estarmos vivos, ou seja, enquanto houver vida há esperança'. 

Gratidão e positividade. Sempre!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários