CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

E se não tivesse Google Classroom na Educação?

Google For Education, Google Educação. No ano da pandemia, professores e colégios engajados com tecnologia foram fundamentais para alcançarmos os melhores resultados

Por Aline Oliveira, publicado em 14/12/2020 e atualizado hoje.

Google Classroom, Google For Education, Google Sala de Aula. Nós, professores, nunca falamos tanto em Google para Educação como no ano de 2020. Voltando um pouco no tempo, eu me lembro de quando comecei a estagiar na sala de aula. Quanta coisa mudou de lá pra cá!

É claro que o lado humano, na minha opinião, ainda é fundamental no processo educativo. Mas jamais dei as costas para o que a tecnologia passava a nos oferecer. E tecnologia, na verdade, vem desde o mimeógrafo (quem lembra?), facilitando os professores a imprimirem suas provas lá nos anos 90.

Lousa, giz, mimeógrafo, máquina de escrever, computador, as alternativas de ferramentas estão sempre se multiplicando. Dia desses comentei com minha mãe, por exemplo, que há anos já não usamos mais a Lista de Chamada em papel, chamando os nomes dos alunos de A a Z. Já consigo fazer a chamada pelo celular, por exemplo. Mas esse, claro, é só um detalhezinho bem pequeno. Dentro do mundo de opções que as ferramentas digitais nos apresentaram.

O Google Classroom deixou a nossa sala de aula digital. O sistema faz um gerenciamento de conteúdo para escolas. O objetivo é simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos escolares. Você cria um exercício e compartilha com toda a classe num só clique. Você corrige uma prova de 30 alunos com agilidade impensável anos atrás. Entre outras tantas funções.

Esse recurso, via plataforma Google Apps, foi lançado oficialmente em 2014. Realizei cursos oferecidos pelo Google desde então. Tudo dentro do pacote Google For Education, que foi lançado em 2006.

Com o G Suite (G Suite for Education) e o uso de Chromebooks, as escolas passaram a digitalizar o mundo acadêmico na chamada Sala Google. Há aplicações com funcionalidades semelhantes a outros pacotes office, como Gmail, Google Meet, Calendar, Drive, Docs, Forms, Slides, Page Creator, Classroom, Vault, entre outros.

Educadores ganham estímulos tecnológicos e criativos para que suas aulas sejam cada vez mais atrativas e eficientes. Alunos e professores ganham em praticidade. Estudo publicado em junho de 2020 informou que cerca de 120 milhões de alunos e professores utilizaram o Google For Education durante a pandemia.

Em 2020, o Congresso Nacional da Educação apresentou um estudo científico detalhando o Google For Education. Chama-se 'Google Classroom como mediador no processo de ensino e aprendizagem'.

'O uso das tecnologias no âmbito escolar vem crescendo e se destacando por oferecer novas oportunidades e metodologias ao professor durante o processo ensino-aprendizagem. Por meio dessa educação inovadora é possível fazer com que os educandos tenham um maior interesse e curiosidade em conhecer essas ferramentas inovadoras e consigam através delas obter bons resultados no desempenho escolar', diz trecho do estudo.

Vantagens Google For Education Classroom

Separei aqui dois exemplos que mostram características dessa ferramenta que podemos aproveitar para aprimorar o processo de ensino - aprendizagem. A primeira: a Fundação Roberto Marinho, juntamente com o Google for Education, disponibilizou de forma gratuita, via Google Classroom, um conteúdo para aulas, videoaulas e séries audiovisuais. É um material fantástico e disponível para todo o Brasil. O material pedagógico está disponível no site oficial da fundação - com 900 aulas prontas para Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Essas ações de gigantes das áreas de tecnologia e educação são muito importantes para educadores e alunos do Brasil inteiro.

Número dois: uma ferramenta do Classroom permite encontrar plágios em projetos escolares. Ele compara um arquivo do Google Docs com páginas da web e livros.

“Às vezes, os alunos trocam caracteres específicos por símbolos semelhantes para enganar a tecnologia de detecção de plágio”, diz nota oficial através do blog Google Workspace.

Mais vantagens:

Simplifica o gerenciamento da aula
Organiza, distribui e reúne tarefas, materiais do curso e trabalhos dos estudantes
Facilita comunicação do professor com alunos
Facilita o processo de feedback para tarefas e avaliações, provas
Facilita a integração entre pais e alunos (acompanhamento facilitado)

PublicidadePublicidade

Google Sala de Aula

Nessa nova adaptação das aulas remotas, uma das funções do GSA que facilitou a rotina dos professores foi a função programar atividade. Inclusive quando é uma atividade avaliativa e queremos que o aluno faça naquele determinado dia e tempo. Essa função ajuda bastante. Com todas as atividades planejadas, nós professores conseguimos organizar a nossa rotina sem nos preocuparmos em ter que postar a atividade na hora da aula.

No Google Sala de Aula é possível postar vídeos direto do YouTube, usar o documentos Google, o Google formulários, Google apresentações e outras ferramentas, fazendo cópia única para todos os alunos, e desta forma todos eles podem mexer nas atividades sem prejudicar o trabalho de outro aluno.

Quando você cria uma turma no GSA, tem a opção de escolher enviar a atividade para todos os alunos que participam daquela turma ou escolher apenas alguns alunos. Isso é muito importante, pois no ensino remoto nem todos conseguiam fazer atividades no mesmo horário. Desta forma é possível atribuir atividade a um único aluno sem que os outros recebessem também.

Educação e gestão à distância. EAD. Ensino híbrido

O Ensino À Distância veio para ficar. O chamado EAD. Assim como o Ensino Híbrido. Ou seja, intercalando aulas presenciais com aulas online. Achei muito interessante um artigo da área de empreendedores que fala sobre Gestão à Distância. Chama-se 'Os 10 piores erros que os líderes cometem à distância'. Ele cita que um dos erros básicos, por exemplo, é a falta de leveza dessa gestão. Ou seja, reunião por Zoom atrás da outra e nenhum momento para descontração ou relaxamento. Acredito que na sala de aula online o raciocínio é o mesmo. Não dá para fazer uma aula pesada atrás da outra, sem nenhuma descontração com os alunos via Google Meet.

No artigo, o especialista ainda comenta:

'O líder precisa ter o feeling para descontrair a videoconferência quando for necessário. Ter pausas. Ter momento para um papo mais leve. Ter a hora certa da piada leve. O termo Zoom Fatigue ganhou repercussão nos EUA e nada mais é que o cansaço das reuniões por Zoom. Portanto, crie ambientes leves', detalhou Marcus Campos, Diretor da CMP Business Solutions.

Recados finais. Obrigada, obrigada, obrigada!

Mas, sem dúvida, o título deste artigo é só uma provocação para reflexão mesmo. E se não tivesse ele? Mas, sem dúvida, o buraco da Educação no Brasil é muito mais embaixo. Quem são os professores e alunos que tiveram acesso à internet e aos computadores? Quando começamos a realizar pesquisas sobre esse tema, bate aquela tristeza grande. É muito triste o nosso país ainda ter problemas tão graves na educação em toda a sua grandeza.

A minha torcida otimista é para que possamos evoluir. Aprender, crescer, multiplicar. A tecnologia é uma ferramenta necessária para a nossa educação. Fiquei pensando, como professora, como seria o ano da pandemia sem o Google Classroom, por exemplo? Sem dúvida, o processo ensino - aprendizagem seria muito prejudicado se não tivéssemos essa adaptação prévia com ferramentas como essa. Tivemos um ano de entrega, superação, aprendizado e muitos desafios realizados.

Agradeço, de coração, a todos nossos gestores, pais, amigos, alunos e colegas que, de alguma forma, enviaram mensagens de carinho para os professores. O ano do professor youtuber. O ano da videoconferência. O ano dos professores ao lado do TI. Que ano! Meu sentimento é de orgulho e gratidão a todos que caminharam comigo nessa jornada.

E vocês? Tem dicas aí sobre Google Classroom? O espaço abaixo, aqui em Pais e Filhos, é aberto para compartilharmos experiências na área da educação.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários