CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Quem é Vanessa Fernandes formadora? Leia entrevista

Educação, Gestão Escolar, Formação de Professores. Tudo isso você acompanha na página da educadora Vanessa

Por Aline Oliveira, publicado em 23/01/2024 e atualizado hoje.

Você conhece alguém apaixonado pela educação? Aquela pessoa que realmente faz a diferença na vida dos alunos? Pois essa é Vanessa Fernandes, da página Vanessa Fernandes Formadora - no Instagram. Ela está aqui em Pais e Filhos para essa entrevista especial. Listou 10 dicas para professores e profissionais da educação. E também falou sobre a sua experiência como gestora escolar e formadora de professores.

Vanessa Fernandes, educadoraFoto: Divulgação

Quem é Vanessa Fernandes

A Vanessa se destaca pela sua vasta formação e experiência na área. Sua jornada começou com o magistério no CEFAM, seguido do Curso Normal Superior pela UNIVAP. Com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, ela concluiu a pós-graduação em Psicopedagogia e a graduação em Pedagogia com habilitação para Gestão Escolar. Além disso, Vanessa se tornou Mestra em Educação, pela UNITAU, com ênfase em Formação docente.

'Sou apaixonada pela educação, pois sou fruto dela e sei o quanto ela é transformadora. Com as formações on-line pude perceber o quanto há um desejo de aperfeiçoamento por parte dos professores e como esse alcance é potente por meio do digital. Isso me impulsionou', conta Vanessa.

Começou como estagiária na Rede Municipal de São José dos Campos e também teve experiências em uma creche da rede particular. Ao longo dos anos, atuou como babá e auxiliar de sala em uma escola particular. Sua carreira na rede municipal de São José teve início quando assumiu a regência do segundo ano. E, desde então, tem sido uma educadora atuante por mais de 15 anos. Também acumula 13 anos de experiência em gestão escolar. Em 2024, foi convidada para integrar a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos.

Influencer de educação

Em seu caminho profissional, Vanessa também encontrou a oportunidade de explorar o mundo digital. Sua paixão pela educação e a busca pelo aperfeiçoamento levaram-na a perceber o quanto o meio digital é poderoso para a troca de conhecimentos e experiências. Isso a impulsionou a criar uma página com o objetivo de compartilhar vivências e estreitar laços com professores e gestores que acreditam no poder de uma prática humana e competente.

A página de Vanessa tem como propósito despertar e reacender nos profissionais da área a energia e a disposição necessárias para acreditar e valorizar sua prática. Ela deseja que os educadores não sejam apenas mais um na multidão, mas sim tenham a certeza de que sua intervenção intencional pode transformar vidas. Além disso, Vanessa busca democratizar o acesso aos conhecimentos necessários para mudanças de concepções e transformação da prática docente e gestão escolar.

O público-alvo da página de Vanessa são professores e gestores escolares interessados em aprimorar suas práticas e desenvolver uma visão mais ampla sobre a educação.

Vanessa compartilha algumas dicas e reflexões para os profissionais da área aqui nesta entrevista. Quais dicas?

Conhecer e valorizar sua própria história
Conhecer e valorizar a história dos alunos e colegas
Acreditar no processo e no valor dos pequenos passos
Estudar constantemente
Atuar com leveza, mesmo diante de muitas demandas
Evitar comparações, buscando a melhoria diária
Assumir e aprender com os erros
Aprofundar o olhar e ouvir com atenção
Ser amoroso e competente


Vanessa fala sobre acolhimento na volta às aulas neste vídeo acima. É o canal oficial no Instagram - @vanessafernandes.formadora

Momentos marcantes da carreira

Vanessa: 'Cada fase da minha minha profissional foi recheada de momentos marcantes. Desde assumir a primeira turma de 2º ano com 37 alunos, até receber o reconhecimento dos colegas e chefias, assim como receber o carinho e o reconhecimento da comunidade escolar na qual fui gestora por 10 anos'.

Curiosidade

Vanessa: 'Sempre fui aluna de escola pública, o amor pela educação foi à primeira vista. Não fiz a educação infantil. E sou muito grata por todas as oportunidades que apareceram na minha vida'.

Vanessa Fernandes, educadora de São José dos CamposFoto: Divulgação

10 dicas e reflexões para professores e profissionais da educação

1: Conheça e valorize a sua história
2: Conheça e valorize a história dos seus alunos, professores
3: Acredite no processo e no valor dos pequenos passos
4: Estude muito, o tempo todo
5: Seja leve. Mesmo diante de muitas demandas, atuem com leveza
6: Evite se comparar, busque a sua melhoria diária
7: Acredite que os erros fazem parte da caminhada e são preciosos. Não tenha medo de assumí-los.
8: Ouça e olhe com atenção. O olhar humano faz toda a diferença
9: Sejam amorosos e competentes. Sua ação deve ser consciente
10: Seja feliz no que faz. Esse sentimento é contagiante e muda o clima da sua sala e sua equipe

Encontre felicidade no trabalho, pois isso é contagiante e pode transformar o ambiente da sala de aula e a equipe.

Para encontrar sempre uma mensagem inspiradora da área da educação, é só seguir @vanessafernandes.formadora no Instagram. Vale muito!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários