CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Churrasqueadas YouTube

Como escolher carne para crianças; 3 dicas

Qual carne dar para os nossos filhos? Como pedir as melhores carnes para o açougueiro? Tipos de carnes para crianças e bebês. Veja nossas dicas

Por Aline Oliveira, publicado em 08/10/2020 e atualizado hoje.

Minha mãe sempre conseguiu as melhores carnes quando voltava do açougue. E eu me sentia um pouco mal, pra falar a verdade :) Parece que não sabia me comunicar da melhor forma com o açougueiro. Então fui atrás de ajuda. Peguei dicas com a galera que é fera em churrasco. E selecionei 3 dicas sobre como escolher carne para crianças no açougue. Acompanhem abaixo. Tem dicas da nutricionista Gisele Marcondes, de Taubaté. E ela é demais! Adorei essas recomendações.

Começamos com informações sobre carnes mais leves, como lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole, patinho, alcatra, maminha e músculo. Porém, as mais gordas também são mais suculentas, como picanha, fraldinha, acém, capa de filé, costela, contrafilé, ponta de agulha, paleta. Não esquecendo que temos outras boas opções, como a carne suína e a de frango. Ponto importante: tudo vai depender da forma que se prepara, tornando a refeição mais saudável ou não.

1: Aparência das melhores carnes

Antes de se preocupar com isso, é muito importante verificar a aparência da carne que irá comprar:

Carne Bovina
- Cor vermelho brilhante/cereja
- Cheiro característico
- Sem hematomas e coágulos
- Tintas de carimbo ou graxa
- Pêlos ou algo não identificável que pode contaminar a carne.

Carne Suína
- Cor que varia entre o vermelho escuro e o rosado
- Uma carne compacta, firme e lisa ao toque (sem nódulos ou 'bolinhas')
- Se estiver com cor acinzentada e mole está passada
- Cheiro característico

Carne de Frango
- Consistência firme e elástica
- Carne aderente aos ossos
- Nunca pegajosa
- Cor amarelo pálido, ligeiramente rosado
- Cheiro característico

2: Observando o açougue

A nutricionista Gisele Marcondes (no Instagram é @giselemarcondes_nutri) segue com as dicas. Observar as condições do estabelecimento e de quem está te atendendo, sempre com roupas limpas, com uso de luvas, com os cabelos protegidos, com condições de higiene adequado. Há opções de cortes em bandejas, assim o cuidado é extra verificando etiqueta, se está legível e com data de validade em dia, além de notar se há gotículas de água no plástico filme que a envolve, mostrando que houve alteração de temperatura, e também se está melado embaixo. A galeria de fotos acima é do canal Churrasqueadas, do YouTube.

Já nas opções a vácuo, observar se a embalagem está justa na peça, se não, pode haver furos, comprometem a qualidade da carne.

3: Cortes macios para crianças

Pensando no público infantil há cortes mais macios, o que facilita a mastigação dos pequenos e que agrega muito valor nutricional na dieta deles, favorecendo o desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino. Assim, prefira alcatra, filé mignon, lagarto, patinho e coxão mole. Já as opções mais gordurosas, como picanha, bisteca e costela, consumir eventualmente. E a forma de preparo também tem sua importância, então prepare cozida, assada ou grelhada, evitando frituras.

Este artigo do Pais e Filhos é uma homenagem ao Dia do Açougueiro, comemorado em 9 de outubro.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários