CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Danilo Sardinha/ OsPaparazzi

Exclusivo: Bebeto revela expectativas para Copa de Mundo

Relembre entrevista com o ex-jogador de futebol Bebeto falando sobre a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul

Danilo Sardinha, publicado em 17/05/2010.
2010 é ano de Copa do Mundo. Época em que crianças e adultos, homens e mulheres, falam a mesma língua. Seja na escola ou no trabalho, nas mesas de bar ou nos salões de beleza, a competição é sempre um dos assuntos a serem discutidos. Mesmo os que não gostam do esporte acabam entrando na onda e arriscam alguns pitacos sobre as seleções.
OsPaparazzi entrevista BebetoFoto: Danilo Sardinha/ OsPaparazzi
Quem também vive esse clima de expectativa é o ex-atacante Bebeto, campeão do Mundial com o Brasil em 1994. Com três Copas do Mundo no currículo (90, 94 e 98), ele tem autoridade para falar sobre tema.

No bate-papo que teve com OsPaparazzi, Bebeto analisou a Seleção Brasileira que disputará a Copa na África do Sul, comentou as exclusões de Adriano e Ronaldinho Gáucho na convocação, relembrou a conquista do tetra... Uma conversa exclusiva que você não pode perder!


Quer ser o primeiro a saber? Curta OsPaparazzi no Facebook!

Entrevista com Bebeto

Tetracampeão opina sobre a CopaFoto: Danilo Sardinha/ OsPaparazzi
OsPaparazzi - O técnico Dunga divulgou, na última terça-feira (11), a lista dos 23 jogadores convocados para Copa do Mundo na África do Sul. O que você achou desta seleção?

Bebeto: É uma boa seleção e o Dunga foi muito coerente na convocação. Ele faz um trabalho há três anos e meio com este grupo. Nesse tempo, o time foi campeão da Copa América, da Copa das Confederações e se classificou para Copa com três rodadas de antecedência na eliminatória. É uma equipe que já provou ser vencedora. Agora, resta torcer. Acredito que vamos forte. Não tenho dúvida disso.

OsPaparazzi - Muito se tem discutido sobre as ausências de Ronaldinho Gaúcho e Adriano nesta convocação. Eles deveriam ficar de fora?

Bebeto: Isso é uma coisa difícil, pois cada um tem uma opinião diferente. Mas eu acho que o Adriano deixou ir. O Dunga deu todas as oportunidades, mas ele jogou tudo para fora. Teve um dia que o Jorginho (auxiliar técnico da Seleção Brasileira) foi ao treino do Flamengo e ele não compareceu. Daí fica complicado, meu irmão. Então, acredito que o Dunga fez justiça em não levá-lo. Esse grupo convocado é da confiança dele e mostrou ser vencedor. Vamos dar esse voto de confiança, porque os jogadores mostraram um comprometimento muito grande com a seleção. E na Copa do Mundo o que vale é isso. O cara está ali para defender a pátria com unhas e dentes.

OsPaparazzi - Outros dois que ficaram de fora desta lista, e que muita gente gostaria de vê-los na Copa, é o Neymar e o Paulo Henrique Ganso. Esse era o momento deles ou, por serem jovens, podem esperar mais um pouco?

Bebeto: Tenho certeza que o momento deles vai chegar. Mas acho que o Ganso era o jogador que nós precisávamos. Tanto ele como o Ronaldinho Gaúcho. Porém, os que foram convocados são grandes jogadores. Possuem muita qualidade e têm experiência em Copa do Mundo. Isso pesa muito nesta competição. Eles (Neymar e Ganso) estão, praticamente, chegando agora na seleção. Ainda não jogaram nenhuma partida pela seleção principal. São dois meninos de muito talento e com um futuro brilhante pela frente. Terão muitas Copas do Mundo para disputar.
'Acho que o Ronaldinho Gaúcho e o Ganso poderiam estar na seleção'Foto: Danilo Sardinha/ OsPaparazzi
OsPaparazzi - Tem algum jogador não convocado que você gostaria de ver na África do Sul?

Bebeto: Acho que o Ronaldinho Gaúcho e o Ganso poderiam estar na seleção. O Ronaldinho principalmente por causa da experiência. Ele já disputou a Copa do Mundo. E o Adriano, como já falamos, deixou de ir. Ele tinha tudo para estar lá.

OsPaparazzi - Você conhece bem a área de ataque. Qual sua opinião sobre os atacantes da seleção (Grafite, Luís Fabiano, Nilmar e Robinho)?
Bebeto: Estamos bem servidos. O Luís Fabiano e o Robinho, além de serem jogadores experientes, são artilheiros. Além deles, não podemos nos esquecer do Nilmar. O Grafite, que está chegando agora, também é um artilheiro. Fez muitos gols no último campeonato alemão. Poucas pessoas acreditam nele, mas eu o enxergo como um grande jogador.

OsPaparazzi - Quais seleções você aponta como favoritas ao título?

Bebeto: O Brasil, a Argentina, a Itália, a Alemanha... As seleções com tradição. Isso pesa muito. Para mim, a Espanha tem a melhor seleção do mundo em termos individuais. No entanto, precisamos ver como ela irá se comportar. Toda vez que a Espanha vai forte, não sei o porquê ela sai na primeira fase. Dificilmente chega às finais. Mas você pode ter certeza que seleções como a Alemanha e a Itália sempre chegam. A Itália empata aqui, vence ali, e acaba brigando pelo título. Equipes de peso fazem a diferença na Copa do Mundo.
'Para você conquistar a Copa, é necessário ter muita união e todos precisam ter um único pensamento'Foto: Danilo Sardinha/ OsPaparazzi
OsPaparazzi - Você ajudou o Brasil, em 1994, a conquistar o tetra nos Estados Unidos. Quais foram os segredos para faturar o título?
Bebeto: Foi nossa união e determinação. O grupo era muito unido. Por isso, entrou para história do futebol brasileiro e mundial.

OsPaparazzi - Quais lembranças você guarda daquele time?
Bebeto: Ali nós formamos uma família. Para você conquistar a Copa, é necessário ter muita união e todos precisam ter um único pensamento. Aquele grupo foi vencedor por causa disso. Hoje, quando nos encontramos, é aquela festa e todos se tratam com carinho. O que vale é isso.

OsPaparazzi - Você estava como técnico do América (RJ) até fevereiro deste ano. Atualmente, o que tem feito?
Bebeto: Continuo como treinador. Fiz um trabalho legal e tenho recebido algumas propostas. Mas ainda não tem nada certo. Estou analisando essas propostas.

Comentários