CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Everaldo Marques, ridículo? Entenda debate

O bordão do narrador esportivo Everaldo Marques entrou em debate durante as Olimpíadas. Ele funciona ou não? Acompanhe na biografia em formato de Wikipédia

Por Ana Carolina, publicado em 28/07/2021 e atualizado hoje.

Um dos bordões do narrador esportivo Everaldo Marques é o 'você é ridículo'. É utilizado quando o atleta faz algo extraordinário. Durante a cobertura das Olimpíadas de Tóquio, na Rede Globo, nosso mestre Chico Barney levantou um debate: será que o 'ridículo' funciona mesmo na televisão aberta? Apresentamos diferentes opiniões aqui na biografia de Everaldo Marques em formato de Wikipédia. Nome completo, data de nascimento, idade, altura, esposa, filho, salário e muito mais.

Biografia de Everaldo Marques

O nome completo é Everaldo Marques de Araújo. A data de nascimento é 29 de julho de 1978. Em 2021, durante a cobertura das Olimpíadas de Tóquio, Evê comemora o aniversário de 43 anos de idade. É jornalista, locutor e narrador esportivo. Natural de São Paulo. Muitos fãs perguntam sobre a sua altura exata. Em comentário nas redes sociais, há a resposta de 1,73m de altura. Mas a biografia será atualizada com a informação oficial do narrador.

Everaldo Marques não tem formação profissional nas faculdades de Comunicação Social - Jornalismo. Começou a carreira realizando um curso de jornalismo esportivo para radialistas. Sempre se destacou por ser um estudioso do mundo do esporte. Ele se considera um CDF de carteirinha. Um Nerd do mundo dos esportes. O primeiro estágio, em 1996, veio na Jovem Pan, em São Paulo.

A primeira oportunidade na televisão surgiu na TV Cultura. Foi narrar uma partida avulsa na emissora. A saidinha emprestada não agradou Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, o chefão da Jovem Pan.

Na sequência da carreira, em 2005, ganha uma oportunidade de José Trajano para trabalhar como apresentador e narrador esportivo da ESPN Brasil. Foram 15 anos de ESPN. Na emissora ele se especializou na cobertura do futebol americano (NFL) e também do basquete norte-americano (NBA).

Criou bordões com narrações emocionantes e inesquecíveis. O diferencial sempre foi unir emoção com informação.

Muitos fãs querem saber o salário de Everaldo Marques. Quanto ele ganha? Saiu da ESPN por causa do salário? A resposta é não. A ESPN Brasil já passava por uma reformulação, na transição de Grupo Disney. Até que, em 2020, Everaldo Marques decidiu não renovar o contrato. A emissora havia perdido os direitos de transmissão de grandes eventos esportivos como, por exemplo, a NBA. Assina contrato com o Grupo Globo em 10 de fevereiro de 2020 para trabalhar na TV Globo e na SporTV.

'Everaldo foi exemplo de profissionalismo e comprometimento, tendo realizado as coberturas de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, além das principais ligas esportivas internacionais como a NFL, NBA, Premier League e La Liga. A ESPN deseja que Everaldo siga brilhando em sua carreira', comunicado da ESPN Brasil com a saída de Everaldo em 2020.

Everaldo Marques é casado? Sim. A esposa se chama Iane Ferreira. Fruto do casamento, o casal tem um filho. Pelo Instagram oficial, é possível acompanhar fotos de Everaldo Marque com a esposa, Iane, e também com o filho Guilherme, o Gui. O filho do Evê completou 9 anos de idade em 2021. A data de nascimento é de 2012.


Everaldo Marques e o filho Gui. Eram mais de 348 mil seguidores no Instagram.

Bordões de Everaldo Marques

Os melhores bordões de Everaldo Marques estão sempre presentes nas suas transmissões. A seguir vamos falar mais sobre o 'você é ridículo' (ou você é ridícula, que acabou dando uma polêmica com fãs de Lady Gaga). Mas vamos aos principais bordões:

Bingo! Quando temos uma cesta de três pontos, por exemplo.
Miga, sua louca! Onde é que você vai? Essa aí é engraçada demais. Vale para um drible. Alguém passa 'lotado' e ele manda essa.
Dormir é para os fracos! Utilizada nos horários da madrugada. Inclusive durante as Olimpíadas de Tóquio, pela Globo.
Vai, (nome do atleta)! Ou Vai, (nome do time)! Utiliza muito nos gols.
Jesus! Maria! José! Quando acontece algo assustador no evento.

Entendendo o Ridículo

Agora vamos para a tese de Chico Barney:

'Opinião impopular: acho que quando um bordão precisa de contexto prévio para ser amplamente compreendido em uma emissora como a Globo, simplesmente não funciona. E sou um entusiasta do trabalho de Everaldo Marques'

Chico fala sobre os ruídos de comunicação causados por quem não é 'fã do esporte' e não entende o termo 'ridículo' utilizado por Evê. Como aconteceu com os fãs da Lady Gaga. 'Ele chamou a nossa diva de ridícula? Como assim?'.

'Um dos principais desafios da comunicação de massa continua sendo a construção de algum tipo de consenso. Um diálogo que seja de fácil compreensão por quem cai de paraquedas no que está passando e não tem qualquer contexto prévio', acrescenta Chico Barney, em coluna do UOL.

Mas, porém, contudo, todavia, temos também o outro lado...

Destacamos a opinião do jornalista esportivo Tossiro Neto, via Twitter (veja abaixo). Ele opinou assim: 'Bordão só vira bordão se tiver recorrência. Assim como ironia só deixa de ser confundida quando repetida com frequência. O você é ridículo, do Everaldo Marques, é um bordão irônico. Um bordão irônico maravilhoso e que já tá tomando a TV aberta, sim', comentou.

O fato é o seguinte. Depois de narrar o 'você é ridícula' para a Fadinha do skate brasileiro, Rayssa Alves, Everaldo Marques foi mais... digamos... explicativo ao narrar o 'você é ridículo' no dia seguinte para o surfista Ítalo Ferreira (que foi entrevistado logo em seguida por Guilherme Pereira). Ele narrou assim:

'Você é campeão! Você é especial! Você é eterno! Você é ridículo', narrou Evê.

Antes de falar ridículo, falou 'campeão, especial, eterno'. Estaria nosso narrador 'desenhando' para os espectadores menos informados sobre o bordão? Participe com a sua opinião nos comentários abaixo. Na minha opinião, o bordão vale, sim! Entendo Chico Barney. Mas acredito que esse bordão pode ser popularizado com o tempo entre o público menos fanático por esportes.

É curiosa também a biografia de Everaldo Marques no Instagram. Deixando claro que grita igual para todos os times (para qual time torce o Everaldo Marques, hein? Ele não revela). E explicando também o termo ridículo.

'Grito ”Vai” pra todos os times. Se eu chamar de ”Ridículo”, calma! É um elogio. Canais Globo. 64 modalidades narradas'

Origem do bordão ridículo:

'Lá nos Estados Unidos eles usam esse 'ridiculous' como uma coisa fora do padrão, acima da média, de um nível muito alto', explicou Everaldo, em entrevista ao UOL.

Aos fãs de Everaldo Marques

Se você é fã do Evê, comente abaixo com mais curiosidades sobre a biografia deste gigante da locução esportiva brasileira. Estamos na torcida para que surjam mais 'Ridículos' no esporte brasileiro a serem narrados por ele.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários