CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

O que a biografia de Paulo Vieira nos ensina

OsPaparazzi apresenta a Wikipédia do ator e comediante Paulo Vieira; ganhou quadro no BBB 22 na Rede Globo

Por Ana Carolina, publicado em 10/01/2022 e atualizado hoje.

O nome completo é Paulo Henrique Vieira da Silva. A data de nascimento é 10 de novembro de 1992. Estamos falando de um dos humoristas mais populares do Brasil na atualidade. Ele que começou a carreira no interior de Goiás. Foi criado em Palmas, no Tocantins. E conquistou o país com sucessos na Record e na Rede Globo. Com vocês, aqui na Wikipédia de OsPaparazzi, o ator e comediante Paulo Vieira!

Selecionamos curiosidades da biografia de Paulo que nos ensinam e nos inspiram. Compartilhe com outros fãs que também possam se inspirar com essa trajetória. Viva, Paulo Vieira! Em 2022, ele foi confirmado com quadro humorístico dentro do BBB 22, o Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo. Chama-se Big Terapia.

Biografia de Paulo Vieira

Ele nasceu em Trindade, Goiás. Mas foi criado em Palmas, no Tocantins. Carrega o povo do Tocantins no coração. Desde criança, sempre sonhou com a carreira artística. Os primeiros passos no teatro foram dados aos 6 anos de idade. Época em que fazia humor para relaxar a saúde mental da mãe, que enfrentava síndrome do pânico.

No teatro participou do grupo Comédia em Pé, de Palmas, com improvisações e stand-up comedy. Também participou do Tô na Comédia. A partir de 2014, passou a conquistar diversos prêmios humorísticos nacionais. O primeiro deles foi o Prêmio Multishow de Humor. Também venceu o quadro Quem Chega Lá, do Domingão do Faustão, de Fausto Silva, na Rede Globo, em 2015. Além do Prêmio Risadaria de Humor Brasileiro, com Marcelo Tas no júri.

Os prêmios na televisão surtiram efeito para a sua trajetória dentro da TV. Em 2016 ganhou um quadro fixo dentro do Programa do Porchat, de Fabio Porchat, na Rede Record. Ali criou quadros especiais como o Emergente Como a Gente. Era um participante fixo dentro do talk-show de Porchat, interagindo com os convidados e também com o apresentador. Fizeram uma dupla de muito sucesso!

Com o fim do Programa do Porchat, em 2018, passou a negociar com a Rede Globo para o Zorra Total. Foi contratado pela emissora para programas especiais, como Escolinha do Professor Raimundo (Seu Fininho), Se Joga (com Fernanda Gentil) e Fora de Hora (um telejornal com sátiras ao estilo Sensacionalista). Também fez quadros especiais no Fantástico. Além de produtos específicos para Globoplay, Netflix e GNT (Rolling Kitchen Brasil). Em 2013, com cantor, lançou a música 'Mãe Sampa'.

Em janeiro de 2022, brilhou no Especial Melhores do Ano, com apresentação de Luciano Huck, na Rede Globo. Com piadas 'sem filtro', ele brincou com o RH da Rede Globo (por demitir tanta gente), brincou com Luciano Huck (fugindo das eleições presidenciais) e fez uma participação memorável. Ainda em janeiro de 2022 foi convidado para participar do Big Brother Brasil 2022, o BBB, na Rede Globo, em substituição ao quadro de Rafael Portugal das edições anteriores. Paulo Vieira e Tadeu Schmidt estrearam juntos na atração - com a saída de Tiago Leifert.

As lições e as curiosidades da biografia de Paulo Vieira

O comediante que saiu do interior de Palmas para alcançar o sucesso como comediante popular por todo Brasil. Ganhou diversos concursos. Ganhou elogios de mestres da área. Ganhou respeito de público e crítica. Ganhou destaque no Melhores do Ano, no Domingão da Globo. Ganhou espaço no BBB22. Tudo isso e todo esse sucesso, sem jamais se esquecer de suas origens. De suas lutas. Como diria Faustão: 'Tanto no profissional, quanto no pessoal, Paulo Vieira é gigante!'.

Na infância, certa vez o pai o proibiu de assustar a mãe que estava grávida. Mas Paulinho foi lá e encenou a própria morte. A mãe viu. Acreditou no que via. E saiu aos berros pela casa. Chegaram bombeiros, pai, mãe, tio (com uniforme do frigorífico) e a família toda. Depois de um tempo, acordou e explicou que era uma encenação. Não foi suficiente para deixar de apanhar, claro.

Mas aqui a curiosidade marcante: a mãe, que sofreu de síndrome do pânico, ficava mais relaxada e tranquila ao participar das brincadeiras do filho em cena.
Ainda sobre o relacionamento família, pai e mãe, houve uma vez que passou pó de café no rosto para assustar a mãe. A vingança veio com muita estratégia. Ele se fingiu de louca. Usou argila como se fossem suas fezes. E passou argila por todo o corpo para assustar o filho. Mamãe deu um show de encenação. O ator Tony Ramos, ouvindo essa história no programa de Porchat, foi logo e afirmou: 'Entendeu agora por que você virou artista?'. A 'comédia cura'.

Um crush famoso da adolescência foi Sabrina Sato. Chegou a economizar uma grana para comprar a Playboy de Sabrina à época.
O que escreveria na própria lápide? 'Eu não estou aqui'.
Tem sonhos de criar museus e escolas pelo Brasil. Principalmente no Tocantins. Um dos projetos se chama Mato, o Museu de Arte do Tocantins. 'Quando arte for mato, vamos ter coisa melhor nesse Brasil. Se a criança tiver direito ao sonho, se as crianças do Tocantins puderem ir ao Museu e sonhar com arte, ampliar seus horizontes, sua visão de mundo... aí acho que vamos dar certo como país', opinou em entrevista ao Provoca, na TV Cultura, com apresentação de Marcelo Tas.

'Quando ganhei o concurso do Faustão, cheguei de carro de bombeiro na minha cidade. Consegui reunir o prefeito e o governador, que eram brigados. Foi uma festa inesquecível'.
É um grande fã de Caetano Veloso. Se pudesse ser alguém por um dia, seria Caetano. Para entender a sua mente genial.
'Na Record, falaram que eu não tinha perfil para apresentador. O que seria esse perfil? Homem branco, hétero, magro, não precisa nem ser bonito... acho que é isso. Não pode ser gordo e preto. A publicidade também foi funcionando assim'.

'A dica para a TV aberta é não negar o povo. Às vezes a televisão parece odiar o povo. Não quer ser televisão aberta, quer ser plus, quer ser chique. O problema da televisão é que boa parte é feita por gente que não gosta de TV aberta, nem de pobre. Aí o humor na internet, mais simples e caseiro, se parece mais com ele. E vai criar identificação'.
Criou uma empresa de turismo no Tocantins. Se chama Viva Jalapão. Ideia é dar destaque para a região pela qual ele carrega tanto amor.

* Paulo Vieira chorando? Ele é chorão. Chora o tempo todo, se emociona facilmente. Mas não gosta. Acredita que chora muito feio. Sempre com baba, catarro, lágrimas, uma cara estranha.
O que é a vida para Paulo Vieira? 'Sou eu tentando criar um roteiro digno. Que não seja bobo, comum. Principalmente que não seja aquele que preestabeleceram pra mim, sabe? Acho que é isso'.

Vida pessoal, namoradas, casamento, filhos e religião

Ele é casado? Tem filhos? Tem namorada? Qual é a religião? Tem irmãos? Vamos lá. Sobre a família, ele é um grude com o irmão José Vitório Neto. Há vídeos humorísticos com os irmão juntos atuando. Vale conferir! José Vitório Neto também é um figuraça.

Em 2020, paparazzis fizeram fotos de Paulo Vieira e a namorada Ilana Sales durante evento de comédia em São Paulo. À época, chegou a conceder entrevista para a Revista Quem destacando o assunto da vida pessoal - com planos de casamento.

'Não é demérito perguntar se sou gay. Acredito nas evoluções e revoluções. Nunca me ofendeu perguntas se sou ou não. A masculinidade não está em você não chorar, em você não lavar louça, em não demonstrar sentimentos (...) Sou de uma criação machista em que meu pai não me abraçava', contou na entrevista.


Com mais de 860 mil seguidores, Paulo Vieira posta foto com a esposa no Instagram.

O casamento com a esposa Ilana Sales foi oficializado nos anos seguintes. Mas quem é a esposa? No Instagram (@ilanasales), ela se apresenta assim: 'Criador (a) de conteúdo digital; Palmas - Tocantins - Ô terra quente viu?'. Em 2022, eram mais de 16 mil seguidores. O casal não tem filhos.

Sobre religião, Paulo Vieira falou sobre fé ao defender o vídeo de Natal do Porta dos Fundos.

'Paulo Vieira, cristão, católico, batizado, crismado, frequentador da missa, alinhado com o Papa, zero ofendido com esse especial e extremamente ofendido com as igrejas e líderes religiosos preconceituosos e exploradores', escreveu no Twitter.

Por fim, qual é a altura do Paulo Vieira? Ele é alto. Vamos atualizar a biografia com a informação sobre medidas e altura. Contamos com a participação de fãs e amigos para a atualização da nossa Wikipédia. Ah, por favor. Não confundir com Paulo Vieira Coach (Livros, Palestras e Cursos). Não. Aqui a nossa homenagem foi para o artista Paulo Vieira.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários