CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Amor, Sublime Amor: Maior musical da história?

Homenagem ao filme clássico que completou 60 anos em 2021. Você é fã dos filmes clássicos? Então vai se apaixonar por West Side Story, de 1961

Da Redação, publicado em 20/04/2021 e atualizado hoje.

Considerado por muitos como o melhor musical da história do cinema, 'Amor, Sublime Amor' completou 60 anos de história em 2021. Para quem é apaixonado pelos filmes clássicos, reunimos curiosidades de 'West Side Story' (1961). Na opinião de críticos de Hollywood, o melhor filme de todos os tempos foi Cidadão Kane, de Orson Welles; já o melhor musical de todos os tempos há uma divisão entre 'Amor, Sublime Amor' e 'Cantando na Chuva'.

Filme musical fala sobre o quê?

Sinopse: Inspirado na peça Romeu e Julieta de William Shakespeare. Em 1961, esta adaptação cinematográfica do grande sucesso musical da Broadway, Amor Sublime Amor, quebrou recordes de bilheteria e ganhou inacreditáveis 10 Oscars, mais do que qualquer musical. Nas ruas da cidade de Nova York, duas gangues (Sharks e Jets) lutam pelo território e respeito. Porém, quando Tony, líder dos Jets, se apaixona por Maria, irmã de Bernardo, líder dos Sharks, uma cadeia de eventos é desencadeada, separando seus mundos para sempre. Com canções como 'America', 'Somewhere' e 'Tonight', esta história atemporal de amor malfadado e gangues rivais conduz a um clímax comovente do qual você nunca esquecerá.

A estreia nos cinemas foi em 25 de dezembro de 1961. O musical tem 2 horas e 33 minutos de duração. Uma comédia musical com drama. A direção é dos cineastas Robert Wise e Jerome Robbins. Tony (Richard Beymer) se apaixonando por Maria (Natalie Wood). O amor proibido de Romeu e Julieta. No elenco temos George Chakiris, Natalie Wood, Ned Glass, Richard Beymer, Rita Moreno, William Bramley, entre outros.

'As músicas são impecáveis. A história toda. Não é à toa que levou o recorde no Oscar. Um musical inesquecível. Na prateleira dos melhores filmes clássicos de todos os tempos'

Críticas Amor Sublime Amor

As críticas são as melhores possíveis. Nota 7,5 estrelas do portal de crítica internacional IMDB. Nota 3,9 estrelas do site brasileiro Adoro Cinema. E 92% no tomatômetro do tradicional Rotten Tomatoes. O filme está disponível para assistir na íntegra através do YouTube Filmes.

O colunista Ruy Castro, da Folha de SP, prestou uma homenagem para West Side Story no aniversário dos 60 anos. Ele conta que assistiu ao filme em cinema do Rio de Janeiro, o cinema Vitória, na Cinelândia.

'O maestro Julio Medaglia me disse que, hoje, acha-o o maior musical do cinema, maior até que 'Cantando na Chuva'. Não é absurdo, mas, em 1962, quando o mundo efetivamente se encantou com 'West Side Story', nenhum crítico importante teve essa opinião. O maior, então, era 'Sinfonia de Paris' (1951). 'Cantando na Chuva' estava fora das telas desde seu lançamento, em 1952, e só voltaria em 1975, quando a MGM o relançou. Muitos o viram ali pela primeira vez e, desde então, sua cotação disparou. Ninguém mais votou em 'Sinfonia de Paris'. Mas 'West Side Story' pode, sim, disputar o título', destacou Ruy Castro.

Ruy explica por que West Side Story ganhou o nome Amor Sublime Amor no Brasil. 'Por causa da valsa-canção Rosa, de Pixinguinha e Otavio de Souza, de 1937 (...) Do meu primeiro amor, Sublime amor', escreveu.

'O filme tem as maiores sequências de dança coletiva que conheço, principalmente 'Cool', aquela da garagem. As canções de Leonard Bernstein e do jovem Stephen Sondheim são extraordinárias e a serviço da ação', acrescentou.

Aos apaixonados por filmes clássicos, fica a nossa homenagem para Amor Sublime Amor. Um filme inesquecível.

Compartilhe com um amigo!

Comentários