CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Disney +

Por que o filme Soul pode mudar nossa vida

Críticas da animação da Pixar, Soul (2020). Com estreia no Disney +, filme Soul tem mensagem e reflexão sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas. Alerta de spoiler para quem ainda não assistiu.

Por Silas Pereira, publicado em 28/12/2020 e atualizado hoje.

Assisti ao filme 'Soul' (2020) e fui atrás de explicações e significados para organizar neste artigo. Soul em inglês é alma e também um ritmo de música, o Soul Music. O filme da Pixar Animation Studios ganhou estreia no Disney + em 25 de dezembro de 2020 (em ano de pandemia e cinemas fechados). Em Portugal, ganhou a seguinte tradução - Soul: Uma Aventura com Alma. Tem direção de Pete Docter e Kemp Powers. O que dizem as críticas de Soul? Por que vale a pena assistir? Vale assistir ao filme completo dublado ou legendado? É filme para adultos e crianças? Vamos juntos entender todas as mensagens do filme Soul.

Críticas Soul

As críticas da animação estão lá em cima. O portal internacional IMDB deu nota 8.2 estrelas (10 é a nota máxima). O Rotten Tomatoes deu 97% no tomatômetro. Nas críticas do Brasil, o Adoro Cinema deu 4 estrelas (5 é a nota máxima). E o Omelete deu 4 ovos (Ótimo, sendo que 5 ovos é a nota máxima). As críticas fizeram comparações com Divertidamente (Inside Out) e Up - Altas Aventuras, dois filmes também com direção de Pete Docter; além de Viva - A Vida é uma Festa, com direção de Lee Unkrich e Adrian Molina.

Qual é o melhor filme (animação) da Pixar de todos os tempos?

'Por mais fantasiosas que sejam, as animações da Pixar sempre tocam em pontos muito humanos. Dois Irmãos, Viva - A Vida é uma Festa e Divertida Mente exploram emoções, luto, perdas e relacionamentos. Soul fala sobre questões existenciais de uma forma tão simples quanto complexa, trazendo reflexões na forma de pequenas criaturas adoráveis - seguindo o padrão Pixar de ser', diz a crítica do Adoro Cinema.

Sinopse: A animação Soul conta a história de Joe Gardner, um professor de música de escola que é apaixonado por jazz e piano. Ele se mostra frustrado por não conseguir o sucesso na carreira. Até que ganha a oportunidade de tocar com uma famosa artista no Half Note Club. É a chance da sua vida! Mas um acidente faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada. Ele conhece outro mundo. O mundo Pré-Vida. Conhece a alma 22, com quem vai dividir grandes emoções. O filme faz reflexões sobre propósito e missão que temos nessa vida. Por que estamos aqui?

Trilha sonora Soul. As músicas

O The Hollywood Reporter elogiou a trilha-sonora do filme Soul (Trent Reznor e Atticus Ross). Assim como o portal Wire. 'A trilha-sonora da animação que tem a música como ponto central, não poderia ser diferente. O carinho com cada música do filme é impressionante', diz. Todas as músicas, com a trilha-sonora completa de Soul, estão disponíveis no Spotify - Procure por Soul Complete Soundtrack.

Cito dois momentos da trilha sonora: quando a alma de Joe Gardner está tentando pular na Terra (lembra um pouco o video game. Você tem a animação da música com o pulo. E depois a surpresa negativa quando ele não consegue); e o segundo momento é quando somos apresentados para as almas perdidas (adrenalina pura que a música vai nos conduzindo com esta apresentação mais sombria). As músicas Its All Right, Feel Soul Good, Epiphany e Born To Play são incríveis.

Entendendo Soul. Filosofando com Soul

Separei alguns trechos do roteiro (Pete Docter, Mike Jones e Kemp Powers) para reflexão. Se você ainda não assistiu ao filme completo, a seguir pode pintar algum spoiler. Começando com essa frase abaixo, com o protagonista Joe Gardner falando sobre o grande sonho da sua vida. Se eu conseguisse um emprego em tal empresa. Se eu conseguisse comprar tal carro. Se eu conseguisse comprar tal casa. Se OsPaparazzi alcançasse o sucesso com milhões de leitores todos os dias. Já pensou?

Sonho da vida

'Eu morreria feliz se fosse pro palco com a Dorothea Williams', disse Joe Gardner.

A frase acima é marcante. Hoje a minha vida vai mudar! Mas o curioso vem a seguir. Depois que você consegue o emprego dos sonhos, o que acontece? E depois que consegue comprar aquele carro? Ou, no caso do filme, e depois que o Joe consegue tocar o piano naquele tão sonhado show?

'E o que vem agora?', Joe Gardner perguntou após o show. 'A gente volta amanha à noite. E faz tudo de novo', respondeu Dorothea Williams. 'É que eu vinha pensando nesse dia a vida inteira. Achei que seria diferente, sei lá', acrescentou Joe.

Peixe e o Oceano

Neste momento somos apresentados à história do Peixe. 'Tem uma história de um peixe. Que procurou um ancião e disse: tô procurando o tal de oceano. O ancião respondeu: você está no oceano. E o Peixe teimou: não, isso aqui é água, eu quero o oceano'.

Podemos usar aqui aquela famosa frase de John Lennon. 'A vida é o que acontece com a gente enquanto estamos fazendo outros planos'.

Almas perdidas

Quem não consegue entender o significado da vida, pode acabar se tornando uma alma perdida. 'Com ansiedades e obsessões, essas almas ficam perdidas e desconectadas da vida'. Joe Gardner se surpreende com o mar de almas perdidas que encontra de cima do barco.

Missão, propósito e o tempo

Mas qual é a missão da minha vida? Qual é o propósito da minha vida? Por que estamos aqui, afinal? Soul nos apresenta um barbeiro muito simpático e de bem com a vida. Mas que tinha o sonho de ser veterinário. Seria ele um barbeiro infeliz? 'Não, tô bem pra caramba', respondeu. Um dos clientes da barbearia faz uma crítica ao nosso músico protagonista. E aí ele respondeu: 'Está criticando pra disfarçar as culpas pelos seus fracassos'. Forte também, né?

Como você lida com o tempo? Está deixando tudo para o amanhã? 22 pergunta: quem é essa mulher aqui nos seus sonhos? Gardner responde: 'Tô sem tempo pra relacionamento agora'. E a nossa Vinte Dois retruca: 'Ah, vai esperar morrer, é?'.

A Vinte Dois gostou da vida? Ele se deliciou com o sabor da pizza. Gostou do doce da barbearia. Sentiu a folha da árvore caindo na sua mão. Sentiu o vento do metrô com a janela aberta. E também o susto no metrô, com uma pessoa mal educada. Ela tinha medo da vida. Medo de não ser feliz. Mas, depois, contou que gostou até de sentir medo no metrô. Gostou de viver. Aprendeu sobre propósito, paixão. Isso é a vida.

'Não tem que ter propósito. De onde tirou essa ideia? Missão não tem nada a ver com propósito. Ah, esses mentores', diz uma das conselheiras. 'E se andar for a minha missão? Ou olhar para o céu?', questiona 22. 'Isso não não propósitos, 22. Isso é só a vida', responde Joe. Mais à frente, temos a conclusão deste papo: 'Sua missão não é o seu propósito. Você preenche esse espaço quando está pronta pra vir aqui e viver'.

Mensagem do final de Soul

Fechando aqui nossa reflexão sobre os significados e as mensagens da animação Soul, destaco o final do filme. O que você achou do final de Soul? Joe Gardner ganha uma nova chance para viver. E a Vinte Dois vai viver a experiência da vida pela primeira vez. 'Estamos no ramo da inspiração. Mas não são todos que conseguem inspirar', disse uma conselheira para Joe, o parabenizando por convencer 22 de que a vida é uma maravilha.

'Joe. Agora que conseguiu uma segunda chance, o que vai fazer da sua vida?', pergunta a conselheira. 'Não sei. Mas tenho certeza que vou aproveitar cada segundo', respondeu o protagonista.

É isso. Bora aproveitar!

Elenco original e dubladores do Brasil

Uma curiosidade é a presença da atriz brasileira Alice Braga na versão original. Alice Braga interpreta a personagem Zé, uma conselheira do Pré-Vida. Nos papéis principais estão Jamie Foxx, o Joe Gardner, e Tina Fey, a 22. Outros nomes do elenco são Graham Norton, Rachel House, Richard Ayoade, Phylicia Rashad, Donnell Rawlings, entre outros dubladores. Pelas atuações de Jamie Foxx e Tina Fey, vale assistir à animação original legendada. Mas os dubladores brasileiros não ficam pra trás, não.

Os dubladores brasileiros em Soul são: Jorge Lucas (Joe Gardner), Carol Valença (22), Gabriel Noya (Curly), Luciana Mello (Dorothea Williams), além de Cecília Lemes, Vagner Fagundes, Adriana Pissardini, Sylvia Salustti, Márcio Marconato, César Marchetti, Robson Kumode, Glauco Marques, Francisco Júnior, Suzete Piloto, entre outros.

Por que assistir Soul dublado? O ator Jorge Lucas Eduardo Costa tem vasta experiência na carreira de dublador. Fez a dublagem, por exemplo, de Batman e Hulk. Já dublou Ben Affleck, Ben Stiller, Matt Damon, Vin Diesel, Mark Ruffalo. Em 2019 atuou na novela Bom Sucesso, da Rede Globo. A voz de Jorge Lucas é impressionante. Ele consegue adaptar para cada desenho, para cada personagem. Um nome que é referência na dublagem brasileira. No Instagram, ele escreveu:

'Com vocês, Joe Gardner. O primeiro protagonista preto em filmes de animação dessa empresa que sempre se supera. Sim, é meu primeiro protagonista num longa desenho animado. Sim, é marcante, fundamental e histórico por tudo o que nós, homens e mulheres pretos passamos. Sim, dar vida a ele me remeteu ao sonho ancestral de ser artista e da perseverança que todo ser humano deve ter de nunca desistir de seus sonhos. Sim, crianças e adultos, suas almas serão tocadas pela carícia brilhante da intensa luz dessa obra. Sim, a vida na Terra vale a pena ser vivida', escreveu Jorge Lucas.

A dubladora Carol Valença, que interpretou a 22, também tem ampla experiência na área. No Instagram ela postou a seguinte mensagem:

'Dou voz à personagem 22. Brilhantemente feita no original pela Tina Fey. Espero que curtam muito o filme e a dublagem que só tem gente incrível no elenco!', postou Carol Valença.

Destacamos ainda a cantora Luciana Mello. Interpretou Dorothea Williams (Angela Bassett). 'Uma história de determinação, perseverança, amor e música, muita música', escreveu a cantora.

Qual é o grande sonho da sua vida? Qual é a sua missão, o seu propósito?

Para encerrar, deixo o espaço abaixo aberto para comentários e reflexões sobre a vida. A Pixar faz isso com a gente, né? Você sai do filme refletindo, pensando. Sai uma pessoa diferente. A mensagem do filme para mim pode ter um significado. Para outro amigo, outro significado diferente. Enfim, é particular. É íntimo. É muito intrigante. Assistam ao filme. Vale a pena!

+ Mensagem sobre O Tempo, com Tom Cavalcante.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários