CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Emilia Perez existiu? Conheça queridinho do Oscar

Filme Emilia Perez ganhou status de favorito no Oscar 2025. Mas é baseado em fatos reais? Saiba tudo

Da Redação, publicado em 20/12/2024 e atualizado hoje.

O apresentador Emilio Surita, do Pânico, descreveu o filme 'Emilia Perez' (2024) de forma bem instigante: 'Posso contar a história desse filme para vocês? Olha só. Uma advogada com problemas de grana. Está aflita com a situação. Ela para numa banca de jornal e colocam um saco de papel tapando a cabeça dela. Levam a advogada para um esconderijo. E lá está o chefão do tráfico do México. Ele diz: eu prometo mudar sua vida, você vai ganhar muito dinheiro. Mas quero que me ajude com uma coisa: eu quero ser mulher! Esse é o pontapé do filme. O restante, não conto', introduziu Surita na Jovem Pan.

Mas você também pode ter escutado falar no filme Emilia Perez por conta do duelo travado contra Ainda Estou Aqui, filme brasileiro de Walter Salles. É porque Emilia Perez e Ainda Estou Aqui duelavam pelo troféu de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2025. Com certo favoritismo para o filme francês.

E por que estão falando tanto desse filme? A Emilia Perez existiu de verdade? O filme é baseado em fatos reais? Explicamos todos os detalhes no especial a seguir.

Emilia Perez existiu de verdade?

Não. Ela é um personagem fictício. O filme não é baseado em fatos reais. Porém, a personagem é inspirada no romance Écoute, do escritor francês Boris Razon. A seguir destacamos a sinopse do livro de Razon:

'Vincent Lemasson fica lá, o dia todo, dentro de uma van sem identificação. Para combater a ameaça terrorista, o policial monitora a Avenue des Gobelins. Intercepta todas as mensagens trocadas dentro do seu perímetro. Oprimido por uma onda de emojis, fotos, textos sem sentido vindos de todo o mundo, ele se sente sozinho, confuso, oprimido. Do outro lado da rua, em frente à antiga loja de câmeras, um homem de repente chama sua atenção; um homem sem conexão. O suspeito entra na loja. Ele sai carregado com uma caixa pesada. Vincent não consegue mais tirar os olhos dele (...) Vincent Lemasson é agente da polícia, monitoriza as comunicações que circulam no seu setor. Na rua, um ex-astro do rock que não usa telefone nem computador chama sua atenção. Um romance sobre identidade na era das redes sociais e da vigilância generalizada'.

Capa do livro que inspirou o filme Emilia PerezFoto: Divulgação

Filme Emilia Perez vale a pena? Por que virou favorito no Oscar?

Emília Pérez é um filme musical da França com roteiro e direção de Jacques Audiard. O premiado cineasta francês é quem assina filmes como O Profeta (Un prophète - filme indicado na França para o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2010); e Dheepan - O Refúgio (2015).

Para assistir ao trailer oficial do filme Emilia Perez.

No elenco estão nomes premiados. Como Zoë Saldaña (a advogada Rita Moro Castro) e Karla Sofía Gascón (atriz espanhola que interpreta Emilia Pérez / e Juan 'Small Hands' - Manitas Del Monte). Além de Selena Gomez, como Jessi Del Monte (esposa de Emilia), Adriana Paz como Epifania e Édgar Ramírez como Gustavo.

Emilia Perez tem 2 horas e 10 minutos de duração. Aborda com criatividade o tema transgênero nos cinemas. Um chefão do tráfico que quer virar mulher? Manitas que vira Emilia? Isso mesmo!

O musical não é chato. Dá leveza para o roteiro. E desde o início, você se vê preso na história tão forte. O que será que vai acontecer? Esse chefão do tráfico vai virar bonzinho? Vou gostar ou odiar esse protagonista? Ele, transformado em mulher, vai se redimir dos seus pecados no mundo do crime? Teremos uma heroína ao final do filme? São questionamentos que nos acompanham durante o filme Emilia Perez.

Ele se tornou favorito no Oscar 2025 por contar com grandes nomes do cinema internacional, como o cineasta Jacques Audiard e a estrela de Hollywood, Selena Gomez, em grande atuação. Isso sem falar na atuação impecável de Karla Sofía Gascón, estrela da Espanha que interpreta a protagonista.

Onde assistir Emilia Perez. E o que dizem as críticas

A estreia nos cinemas do Brasil foi agendada para fevereiro de 2025. Algumas plataformas streaming também negociam a exibição do longa-metragem. Como a Globoplay, por se tratar de um filme Paris Filmes e com divulgação do Telecine.

Sobre críticas, foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2024 (sendo aplaudido de pé por quase 10 minutos). No Brasil, ganhou críticas positivas. O Adoro Cinema deu 4 estrelas de nota. O Omelete deu 3 ovos (classificação Bom). O portal IMDB, de críticas internacionais, deu nota 6,8 estrelas para o filme. Por fim, no Rotten Tomatoes, houve aprovação de 86% e classificação média de 7,4 no lançamento.

No Brasil, aplaudimos Emilia Perez de pé. Mas torcemos, claro, para que Fernanda Torres, Selton Mello e o filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, pudesse vencer suas batalhas contra o longa francês e todo o seu time - com Zoë Saldaña, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez.

Compartilhe com um amigo!

Comentários