Selton Mello em Filmes e Namoradas: Leia biografia
Mostramos um outro lado do ator e diretor de cinema Selton Mello; por que não quer ser pai? Acompanhe as curiosidades
Da Redação, publicado em 18/12/2012 e atualizado hoje.Selton Mello é um dos principais atores do cinema nacional. Também é diretor. Os filmes de Selton Mello recebem elogios das críticas. O ator é irmão de Danton Mello. A seguir apresentamos a biografia de Selton Mello por uma perspectiva diferente. Falamos sobre filmes, namoradas, filhos e vida pessoal. Tem curiosidades sobre o diretor de O Palhaço. Por que ele ainda não quer ser pai? Acompanhe!
Em 2021 protagonizou a novela Nos Tempos do Imperador. Em 2024 protagonizou Ainda Estou Aqui.
Selton Mello Filmes
Selton Figueiredo Melo, o Selton Mello, nasceu em Passos, Minas Gerais, no dia 30 de dezembro de 1972. É ator, dublador, diretor e produtor. A principal área de atuação é o cinema. Ele e Wagner Moura foram os principais atores do cinema nacional em 2010.
A principal revista de notícias do país produziu um especial em novembro de 2010 para comparar quem é melhor: Wagner Moura ou Selton Mello? 'Veja' conta que Selton já havia feito 20 filmes, 5 a mais do que Wagner, que no entanto, graças ao sucesso de Tropa De Elite já teria cerca de 20 milhões de espectadores. Selton Mello somava à época cerca de 12,5 milhões de espectadores. Diz Selton: 'Wagner Moura é o ator mais importante do nosso cinema'. Diz Moura: 'Da minha geração, eu sempre admirei muito o Selton Mello'.
Início da carreira
O mineirinho mudou-se para São Paulo ainda criança. Desde pequeno Selton já queria ser ator. E logo em 1981 já estava na TV Globo, fazendo novela: Corpo a Corpo. Ainda criança trabalhou na TV Bandeirantes, na série Dona Santa. E também atuou na TV Manchete, em Pantanal. Ficou um tempo longe das novelas, na fase de adolescente. E aí dedicou-se à dublagem. É de Selton Mello a voz do desenho Charlie Brown e também do protagonista Daniel San, no filme Karatê Kid.
A estreia como ator no cinema, sua grande paixão, foi no infantil Uma Escolha Atrapalhada, de Renato Aragão. Em 1992, retornou à TV Globo na novela Pedra sobre Pedra. Também atuou em Tropicaliente e A Próxima Vítima. Ganhou destaque na TV como o Tenente Luís da microssérie Guerra de Canudos e com o atormentado Emanuel, da novela A Indomada.
Mais cinema nacional e filmes do ator e diretor
Em 1999, protagonizou O Auto da Compadecida, como Chicó, ao lado de Matheus Nachtergaele. Ainda na TV participou da série A Invenção do Brasil, e Os Maias. Na comédia atuou no seriado Os Normais e, em 2004, protagonizou a série Os Aspones. Desde 2004 apresenta o programa Tarja Preta, no Canal Brasil. Selton deixou a TV de lado para se dedicar aos filmes. Em 2007 chegou a recusar um convite de Gilberto Braga para atuar na novela Paraíso Tropical, como o vilão Olavo, que acabou ficando com Wagner Moura.
Vamos à lista de filmes de Selton Mello: em 1994 começou com Lamarca, de Sergio Rezende. Em 1997 fez Guerra de Canudos (também de Sergio Rezende) e o clássico O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto. Em 2000 levou para o cinema a série de TV O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. Em 2001 fez Caramuru - A Invenção do Brasil, também com Guel Arraes, além do premiado e elogiado pela crítica Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.
Em 2003 Selton Mello protagonizou Lisbela e o Prisioneiro, em mais uma parceria com Guel Arraes, e também brilhou no Garotas do ABC, de Carlos Reichenbach. Em 2004 atuou em Nina, de Heitor Dhalia, e Árido Movie, de Lírio Ferreira. Em 2006 pediu para participar do projeto de O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia. E também atuou em O Coronel e o Lobisomem, de Maurício Farias.
Em 2008 Selton atuou em A Erva do Rato, de Júlio Bressane e Rosa Dias, e em Os Desafinados, de Walter Lima Jr.. O grande sucesso de 2008 foi Meu nome não é Johnny, de Mauro Lima. Outros sucessos vieram em 2009, com Jean Charles, de Henrique Goldman, e A Mulher Invisível, de Cláudio Torres. Em 2010 fez Federal, de Erik de Castro, Lope, de Andrucha Waddington e Reflexões de um Liquidificador, de André Klotzel. Em 2011 deve estrear Reis e Ratos, de Mauro Lima. Ufa! Quanto filme, hein Selton Mello? Isso sem falar nos filmes que ele dirige. Selton Mello estreou como diretor de um longa-metragem em 2008, com Feliz Natal. Em 2010 dirigiu O Palhaço.
Em 2011, anunciou Billi Pig com a atriz Grazi Massafera. O ator Selton Mello elogiou Grazi Massafera por Billi Pig.
Ainda em 2011, voltou para a televisão levando o filme 'A Mulher Invisível'. O filme virou série. E marcou uma nova estreia para Selton. O ator e toda equipe de Mulher Invisível receberam elogios com a migração do filme para a TV Globo.
No cinema, Selton Mello foi premiado com o filme 'O Palhaço' no Festival de Cinema de Paulínia de 2011. Ele levou o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Roteiro pelo filme 'O Palhaço' no Festival de Paulínia. Com o longa, o ator ganhou o Prêmio Contigo! de Cinema Nacional em 2012. Alem de ter sido homenageado no Festival de Gramado em 2011. Em 2012, Selton também brilhou na atuação do filme Reis e Ratos.
Sobre o filme Federal, foram muitas as comparações com Tropa de Elite 2. Dirigido por Erik de Castro, a atração tem vários elementos que a colocam em posição de comparação com o longa de José Padilha. Federal mostra um esquadrão de elite de policiais honestos que fazem de tudo para combater o tráfico de drogas. Selton Mello é um jovem e sonhador policial em Federal.
Vida pessoal, namoradas e filhos
Na vida pessoal são muitas questões. O ator chegou a declarar, por exemplo, que consome remédios de tarja preta para conseguir dormir.
Outra. Pedro Cardoso se irritou com a primeira cena quente de sua então namorada, a atriz Graziella Moretto, no filme dirigido por Selton Mello. Segundo o desabafo de Pedro Cardoso, o diretor Selton Mello teria reunido amigos em casa para assistir a sessões prévias do filme, com a namorada de Pedro. No protesto, Cardoso fala em 'sessões privês' de cineastas que 'exibem as cenas íntimas feitas por uma atriz'.
Selton é filho de Dalton Natal Mello e de Selva Aretusa de Figueiredo Mello. É irmão do também ator Danton Mello.
Ainda na vida pessoal, Selton Mello declarou em 2010 estar muito feliz com a vida de solteiro. Já teve várias namoradas famosas.
Já foram namoradas dele: Danielle Winits nos anos 90 e Andréa Leal, com quem namorou por dois anos.
Em entrevista ao Altas Horas, declarou que se apaixonou por Marjorie Estiano. Mas foi só uma paixão por admiração mesmo. Eles não namoraram.
Mas por que não tem filhos? 'Não ando treinando', respondeu no Conversa com Bial, de Pedro Bial. E seguiu: 'Levo numa boa essa questão de filhos. Mesmo passando dos 40 anos de idade, ainda não tive essa certeza', respondeu.
O relacionamento com as crianças é ótimo. Ganhou elogios e admirações do ator mirim Dani Gutto, da série Sessão de Terapia.
Insegurança em filmes e novelas
Em entrevista ao Lady Night, de Tatá Werneck, no dia 11 de junho de 2020, Selton Mello falou sobre insegurança. Quem acha que ele é seguro ao fazer filmes e novelas, está enganado. O ator admitiu certa insegurança.
'Fui mesmo assim, porque eu sabia que era alguma coisa que era importante mexer, algum tabu, algum medo, que era bom passar para crescer', declarou na entrevista à Rede Globo.
Se você também é fã de Selton Mello, participe nos comentários abaixo ;)