CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Ainda Estou Aqui: A esperança do Brasil no Oscar

Filme de Walter Salles, com Fernanda Torres e Selton Mello. Baseado em fatos reais, conta a história de Eunice Paiva e Rubens Paiva

Da Redação, publicado em 25/09/2024 e atualizado hoje.

O filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' (2024), com direção de Walter Salles, se tornou a principal esperança do Brasil para o Oscar. O cinema nacional, infelizmente, não faz bonito no Oscar há um tempão. OsPaparazzi já destacou uma reportagem especial sobre Filmes Brasileiros no Oscar. Será que a nossa sorte mudou com 'Ainda Estou Aqui'?

Lembrando que Central do Brasil, do mesmo Walter Salles, brilhou no Oscar de 1998. À época, pela primeira vez o Brasil era indicado a uma categoria de atuação no Oscar. A atriz Fernanda Montenegro concorria ao troféu de Melhor Atriz.

Trailer do filme Ainda Estou Aqui - Sony, Globoplay e Globo Filmes.

Ainda Estou Aqui fala sobre o quê?

O filme conta a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres na juventude e Fernanda Montenegro na idade adulta). Eunice é mãe de cinco filhos. Perdeu o marido, sequestrado, durante o regime militar no Brasil. O marido era o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello). O filme é baseado em fatos reais. O escritor Marcelo Rubens Paiva é o autor do livro que inspirou o longa-metragem. Marcelo é filho de Rubens Paiva e Eunice Paiva.

Um filme forte, comovente. Que relembra uma história dura do Brasil. Durante o regime militar. O que aconteceu com Rubens Paiva? A família cobra explicações. Ele simplesmente sumiu. Não tivemos mais notícias. E acabou se tornando um símbolo desse momento tão difícil da nossa história.

O elenco é estrelado. Fernanda Torres e Selton Mello são nomes que representam uma geração importante do nosso cinema nacional. E tudo isso com a assinatura de um mestre, Walter Salles.

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.

Ainda Estou Aqui: críticas. Vale a pena assistir?

Vale muito a pena! O filme foi recebido com aplausos de público e crítica. Você sabia que o filme Ainda Estou Aqui concorreu ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza 2024? Não levou o Leão de Ouro. Mas conquistou o troféu de Melhor Roteiro. Ganhando aplausos de público e crítica. Foram mais de 10 minutos de aplausos em Veneza.

Filme Ainda Estou Aqui de Walter SallesFoto: Reprodução/ YouTube

Também participaria do Festival Internacional de Cinema de Toronto e do Festival de Cinema de Nova York.

A Academia Brasileira de Cinema divulgou os nomes dos seis filmes que concorreriam a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2025. Os longas foram pré-selecionados entre 12 obras inicialmente inscritas. O filme escolhido seria divulgado oficialmente em 23 de setembro de 2024. A lista completa foi essa:

'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles
'Cidade Campo', de Juliana Rojas
'Levante', de Lillah Halla
'Motel Destino', de Karim Aïnouz
'Saudade Fez Morada Aqui Dentro', de Haroldo Borges
'Sem Coração', de Nara Normande e Tião

Em 23 de setembro, 'Ainda Estou Aqui' foi o nome confirmado no cinema nacional.

Ainda Estou Aqui: onde assistir?

Selton Mello e Fernanda Torres em Ainda Estou AquiFoto: Reprodução/ YouTube

Será possível assistir ao filme na plataforma Globoplay. Mas antes temos o lançamento oficial nos cinemas em 2025.

Compartilhe com um amigo!

Comentários