CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube Filmes

Reflita com a mensagem final do filme Mussum

Leia na íntegra a mensagem da cena final do filme 'Mussum, O Filmis'. É uma mensagem inspiradora para refletirmos

Por Aline Oliveira, publicado em 29/12/2023 e atualizado hoje.

Assisti ao filme 'Mussum, O Filmis' (2022) e o que mais me chamou atenção foi a cena final. Vocês se lembram da última cena? Mussum está na escola de samba da Mangueira. E vai conversar com crianças e adolescentes da comunidade. Ali ele deixa uma mensagem inspiradora e emocionante para os pequenos. A seguir eu reproduzi aquele trecho na íntegra. Uma mensagem para guardarmos e refletirmos com muito carinho.

Antes da mensagem, vale a dica: o filme é muito bom! Vale a pena assistir! O longa-metragem tem direção de Silvio Guindane. É possível assistir através do YouTube Filmes com aluguel a partir de R$ 6,90. O roteiro é de Paulo Cursino. No elenco estão Ailton Graça, Vanderlei Bernardino, Neusa Borges, entre outros.

Mussum, o Filmis é uma cinebiografia do cinema nacional baseada no livro Mussum - uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto. A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum. Filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões, formado por Renato Aragão (Gero Camilo), Dedé Santana (Felipe Rocha) e Zacarias (Gustavo Nader).

Mensagem final do filme do Mussum

'Boa tarde, criançadis! O mundo tem muitas escolas, né? Tem escola tradicional, tem escola de samba e tem a escola da vida. Ééé, essa é a mais difícil. Mas é boa. Muito boa, viu. Vocês vão descobrir que a gente é bom em algumas coisas. Mas nem tão bom assim em outras, né? Eu por exemplo. Quando era da idade de vocês, queria ser jogador de futebol. Queria jogar bola no Flamenguis. Mas era ruim, rapaz. Um verdadeiro perna de pauzis (risos). Mas o importante é a gente tentar. A gente tentar. Aprender sempre. Aprender pra gente poder escolher o que a gente quer ser. Nunca deixe que digam que você não pode ser e nem fazer o que você quer. Por causa da sua cor, ou por causa do lugar de onde você veio. A gente pode tudo! Repitam comigo: a gente pode tudo! Mais forte! A gente pode tudo! A gente pode trabalhar, a gente pode estudar, a gente pode sambar, a gente pode sonhar. Ninguém pode roubar o seu sonho. E tudo começa aqui, ó. Estudando, aprendendo, sabe por quê? Porque como dizia a pessoa mais linda desse mundo, a minha mãezinha. Filho aprende uma coisa: burro preto tem um monte. Mas preto burro não dá (risos)'.

Mussum, O Filmis, no YouTube Filmes.

Bonita mensagem, né? É um texto que não contém spoiler. Então se você ainda não assistiu, vale a pena correr atrás. A história de Renato Aragão, Dedé Santana, dos Trapalhões... e se você já assistiu, fica aí a mensagem registrada para refletirmos com calma novamente. Viva, Mussum! E viva a arte do nosso cinema nacional - nossos filmes brasileiros.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários