CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Conheça as 6 letras mais famosas da Legião Urbana

OsPaparazzi entrevista a banda Monte Castelo, o principal nome nacional como tributo ao legado da Legião Urbana. Quais foram as melhores músicas? As melhores reflexões nas letras? Saudades de Renato Russo? Então vem nessa!

Da Redação, publicado em 30/09/2021 e atualizado hoje.

Está aberto o nosso Tributo à banda Legião Urbana. Não é nenhum imposto, nem taxa. Aqui falamos no sentido de homenagem e culto. Um viva a Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha! Quem aí não tem saudades das músicas e letras da Legião Urbana? OsPaparazzi entrevista o grupo que é considerado o principal tributo a Legião Urbana no Brasil. Estamos falando da banda Monte Castelo que, desde 2009, vem prestando homenagens para este legado do rock nacional.

Eles entendem de Legião Urbana. E eles podem responder perguntas comuns entre nós, fãs. Quais foram as melhores músicas? As músicas mais marcantes? Sobre as letras profundas e reflexivas, quais seriam as melhores letras? A seguir apresentamos, por exemplo, as 6 letras (frases) mais famosas da Legião Urbana. Lembrando sempre que o espaço abaixo é aberto para comentários e reflexões.

Atenção para agenda de shows!

A banda Monte Castelo agendou show para sábado, dia 16 de outubro, às 21h00, no Teatro Colinas, no Shopping Colinas, em São José dos Campos. Ingressos para vacinados? Meia-entrada! Mais informações na bilheteria do Teatro Colinas em SJC.

A banda de rock Legião Urbana foi fundada em 1982 em Brasília. Renato Russo é sempre lembrado como um dos principais nomes da história do nosso rock. Um gênio! Com letras e reflexões que estão eternizadas nas canções da Legião Urbana. Renato Russo nos deixou em 11 de outubro de 1996. Na discografia deixada temos oito álbuns de estúdio e cinco álbuns ao vivo.

Entrevista com Monte Castelo. Tributo à banda Legião Urbana

Começamos nosso bate-papo destacando a história da Banda Monte Castelo:

'A Monte Castelo surgiu há cerca de 14 anos quando havia uma carência muito grande do público órfão da Legião Urbana. Importante lembrar que a morte de Renato Russo teve pouca repercussão na grande mídia e elencamos dois principais motivos para isso: um é a forma reservada como aconteceu pois, os fãs nem sabiam que Russo se encontrava gravemente enfermo e que pouca esperança havia de sua sobrevivência devido ao agravamento de seu estado de saúde; já o outro motivo foi o impacto da morte trágica dos Mamonas Assassinas sete meses antes. Mesmo mais de 10 anos depois, pouco se falava em Legião Urbana. A grande mídia trazia, de vez em quando, alguma notícia, qualquer material que aparecia era raridade e com qualidade comprometida', contou a OsPaparazzi.

Dario Aaron (vocal, violão e teclado) e Philipe Antunes (guitarra e violão) se uniram para resgatar essas canções. Dois anos depois, Denis Gonçalez (bateria) e Celio Izzi (contra-baixo) se juntaram a eles.

'Começamos modestamente, ensaios, pequenas apresentações locais, mas em pouco tempo notamos a repercussão de nosso trabalho no público que crescia exponencialmente. Logo, Rogério Motta (ator, apresentador e empresário) propôs nos agenciar e aceitamos. Depois disso fizemos aparições na TV e começamos a crescer e passamos a realizar shows pelo país até que em 2015, via Fã-Clube Filhos da Revolução, fomos convidados a fazer o show de lançamento do site oficial de Renato Russo, evento com a presença de Giuliano Manfredini, o filho de Russo, com quem tivemos grandes momentos e também o reconhecimento de nosso trabalho. Estavam lá também Kadu Lambach, primeiro guitarrista da Legião, e Fred Nascimento, músico de apoio da Legião Urbana, com quem tivemos o privilégio de tocar. O público da Monte Castelo só crescia', relembrou.

Canal oficial da Legião Urbana no YouTube. Com Pais e Filhos no Acústico MTV.

As 5 músicas (virou 6) mais importantes da Legião Urbana

Será
Índios
Que País É Esse
Faroeste Caboclo
Há Tempos
Pais e Filhos

As 5 frases (letras) mais importantes da Legião Urbana

'Os mais atentos notarão que nosso Top Five tem 6 canções (risos). É porque realmente não conseguimos excluir nenhuma. A força do rock tem alguns pilares. Um deles com certeza é a batida frenética energizada pelos graves do contra-baixo e ao som icônico da guitarra. Outro é a expressividade de seu crooner e a forma como a letra se comunica com o público. A Legião Urbana tinha tudo isso!'.

* 1: Será: 'Brigar pra quê, se é sem querer, quem é que vai nos proteger?'

* 2: Índios: 'Nos deram espelhos e vimos um mundo doente'

* 3: Que País É Esse: 'Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação'

* 4: Há Tempos: 'Parece cocaína, mas é só tristeza'

* 5: Pais e Filhos: 'Você culpa seus pais por tudo e isso é absurdo. São Crianças como você, o que você vai ser quando você crescer'

* 6: Faroeste Caboclo: 'Não entendia como a vida funcionava. Discriminação por causa da sua classe e sua cor. Ficou cansado de tentar achar resposta. E comprou uma passagem, foi direto a Salvador'

'Nas canções listadas podemos identificar o espírito contestador, responsabilidade e conhecimento, reverência pela musicalidade regional e suas características, geografia, engajamento social, pioneirismo, profundas reflexões profundas sobre a morte e a família, noções de direito, o efeito nocivo das drogas e os problemas contemporâneos da vida urbana. Algumas frases contemplam isso. E são as que destacamos acima'.

Experiência com os shows da Monte Castelo

'Nosso show foi desenvolvido durante 12 anos e passou por várias fases e edições, como o espetáculo 'Renato Russo: Atos e Canções' que separa a obra da Legião em 3 núcleos temáticos poéticos e distribui as músicas nele se utilizando também de imagens e áudios do próprio Renato Russo em entrevistas. Fizemos espetáculos tocando discos da Legião Urbana na íntegra, mas hoje voltamos ao essencial, uma compilação de grandes sucessos cuja ordem de apresentação é de tirar o fôlego do público. A ideia é mexer com o imaginário das pessoas, estimular a romantização da obra e da performance e ideias do grande Renato Russo'.

O jornalista Ricardo Leonoro, o Cadu, escreveu o seguinte comentário sobre o show da banda Monte Castelo - Tributo Legião Urbana:

'Poesia visceral e rock roll, numa doce nostalgia cheia de atitude marcaram a apresentação da banda Monte Castelo, neste sábado no teatro Corinthians. Com performance marcante e caracterizada pela energia contagiante de seus integrantes, a Monte Castelo fez o público que lotou o teatro se deleitar com os clássicos da Legião Urbana. Índios, Pais e Filhos, entre outros sucessos, levantaram a galera que junto com a Monte Castelo fizeram uma viagem no tempo, encerrando esse encontro com a aclamada Faroeste Caboclo. Monte Castelo é com certeza o melhor e dos mais fiéis tributos à Legião Urbana. Vale sempre conferir esse excelente trabalho de Dario Aron e sua banda reverenciando essa banda histórica do rock brasileiro'

Novidades?

'Antes da pandemia planejávamos um lançamento, um single, uma regravação com novos arranjos de uma música escrita por Renato Russo para a Legião Urbana. Outro plano era lançar uma canção composta por nós, mas acho que bagunçou tudo e queremos mesmo retomar nossa turnê pelo Brasil'.

Também é fã da Legião Urbana?

Homenagem para aniversário de Renato Russo.

Se você curtiu essa homenagem à banda Legião Urbana e também à banda Monte Castelo, participe nos comentários abaixo. Lembrando que o Instagram oficial da banda é o '@montecastelooficial'. Ainda destacamos acima o vídeo em homenagem ao aniversário de 61 anos de Renato Russo no YouTube oficial. E deixamos a dica de filme: Somos Tão Jovens. Vale conferir!

Compartilhe com um amigo!

Comentários