CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Briga de irmãos. Psicólogo analisa caso Simone e Simaria

Em entrevista, Dr. Alexander Bez faz análise completa sobre o caso das irmãs Simone e Simaria. Acompanhe reflexões

Por Ana Carolina, publicado em 28/06/2022 e atualizado hoje.

A dupla sertaneja Simone e Simaria é um fenômeno brasileiro. Elas são de Uibaí, na Bahia. As irmãs passaram a cantar juntas em 2012. Estamos falando de Simone Mendes (data de nascimento: 24 de maio de 1984) e Simaria Mendes (data de nascimento: 16 de junho de 1982). 'As Coleguinhas' alcançaram o auge do sucesso no Brasil com músicas premiadas e muito populares.

Em 2022 tivemos as notícias sobre uma possível separação da dupla. Uma briga pessoal que poderia resultar no fim do projeto Simone & Simaria. Será? OsPaparazzi entrevistou o Dr. Alexander Bez sobre o assunto. O psicólogo Bez é especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM) e especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA).

Briga Simone e Simaria. Análise psicológica

'Quando falamos em brigas de irmãos, é clássico no abito da saúde mental, que o determinante das brigas, independente dessas pessoas estarem unidas profissionalmente ou não, sempre será pela forma que eles foram criados. Mesmo que a criação tenha sido integral e homogenia, pode ser que na cabeça de uma dessas pessoas, não tenha sido assim. E isso começa a reverberar no inconsciente desse indivíduo, que será afetado durante anos'.

'É muito comum que irmãos caçulas tenham inveja de irmãos mais velhos. É importante falar também, que a inveja entre irmãos acontece apenas de sexo para sexo, não é comum que haja esse sentimento em sexo opostos. Mas em casos de irmãos do mesmo gênero, muitas vezes, o caçula sinta inveja do mais velho. Isso se dá porque na ideia delirante do irmão mais novo, ele acha que o outro foi mais beneficiado, por ter nascido primeiro'.

Simone e Simaria cantando Amiga

'São raras as conotações as relações de irmãos do mesmo sexo que não há inveja, são processos inconscientes que começam na infância e as vezes, até o próprio nascimento de uma caçula, por fazer com que o mais velho ou a mais velha também tenha ressentimentos por ter sido abandonado pelo pai, pela mãe na cabeça dessa pessoa. Porque a atenção e sempre voltada para a pessoa que nasceu'.

'Como no caso da Simone e Simaria são duas mulheres, é possível e muito comum que por questões psicológicas, como dito anteriormente, um dos cenários citados sejam a realidade. Alguns fatores, como pequenos detalhes, pode levar à exposição do descontentamento de um dos lados, como aconteceu com as sertanejas'.

'A discussão entre elas começou no Programa do Ratinho em que a caçula se preocupou com a voz da Simaria e disse que não era para que a irmã forcasse a voz. Depois da situação complicada, a cantora (Simaria) deu uma entrevista para o jornalista Léo Dias e desabafou, dizendo que se sentia controlada por Simone. Além de um show que a dupla faria e Simaria chegou atrasada, fazendo com que Simone começasse o show sozinha, e quando se juntou a irmã, queria ultrapassar as horas de show combinada, não deixando a caçula encerrar o show'.

'Enfim, depois te todos os ocorridos a irmã mais velha decidiu se afastar dos shows para cuidar da saúde mental, pois além da situação com a Simone, Simaria também passou por um termino recente. Esse conjunto de coisas, que levaram a cantora dar um tempo da sua carreira, é chamado na psicologia de gatilhos psicológicos, e podem ser pequenas coisas mesmo, que fazem esse redemoinho virar um furacão'.

'Mas quando essas questões ainda estavam escondidas, internalizadas, as diferenças pessoais entre uma pessoas e outra, era possível lidar. Porém, quando há o gatilho psicológico e isso se manifesta, a situação fica tão difícil, que em algumas das vezes, torna a convivência impossível. Porque você problemas que começaram lá atrás'

'Precisaria de um tempo muito longo de terapia, já que essas diferenças não vão mudar, pois isso faz parte da outra pessoa, para que o cenário melhorasse. Então, são questões que quando vem a tona, mesmo que elas sejam um sucesso como dupla, no caso de Simone e Simaria, que também envolve questões financeiras, para quem se sente afetado, a pessoa não pensa nas possíveis consequências'.

'A situação entre irmãos, é muito mais complicada do que muita gente imagina, são raros os irmãos de mesmo sexo que tem realmente um desejo que o outro progrida, cresça mais. Principalmente quando há uma criação simbiótica, paranoica, na qual a pessoa precisava fazer algo para se desenvolver, para adquirir dinheiro ou para ser alguém na vida, porque a ideia sempre partiu de uma das duas pessoas, isso influi muito'.

'Então fica uma bomba cíclica. No primeiro deslize, que são esses gatilhos, há esses rompimentos, desentendimentos. No caso delas, se houver a permanência da dupla - sem que as questões sejam resolvidas, com terapia, diálogo etc -, ela acontecerá por questões comerciais, econômicas e contratuais. Já que elas trabalham, cantam juntas'.

'Mas para que as irmãs voltem a normalidade, psicologicamente falando, é muito difícil, pois as diferenças não só foi externalizada, mas também divulgada ao público. Isso não se trata de um pedido de socorro, como dito por Simaria, mas é muito mais do que isso, é a exemplificação do que estava acontecendo dentro da pessoa. A cicatrização dessas rupturas demanda muito cuidado e tempo, para que ambas as partes se entendam, tenham empatia e cheguem em um meio termo'.

Somos grandes fãs de Simone e Simaria. E estamos na torcida pela superação deste obstáculo!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários