CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Como lidar com a raiva que sentimos com filhos

Quero falar de explosão de filhos com pais. E também da explosão de pais com filhos. Como faz quando a raiva chega muito forte, hein?

Por Aline Oliveira, publicado em 14/01/2021 e atualizado hoje.

Amamos nossos filhos mais que tudo, certo? Mas como lidar com a raiva que sentimos dos nossos filhos em determinados momentos? O sentimento de culpa, geralmente, aparece como consequência. Neste artigo compartilho minha opinião no meu relacionamento com meus filhos. E também destaco a opinião de especialistas, como o psicólogo Fábio Soares. Raiva dos filhos com os pais. E raiva de pais e mães com seus filhos. Vamos lá.

Sentindo raiva dos filhos

Você pode chamar de impaciência, de desgaste, descontrole, o que for. Mas aqui vou chamar de raiva. Meu filho de 3 anos de idade, por exemplo. Ele se tornou um tagarela lindo que fala 'por que' a cada respiro. Pegou uma mania também de não aguardar a sua vez para falar. Se estou no telefone com alguém, ele já começa a chamar atenção.

Calma, filho. Mamãe já fala com você. Espera um pouquinho, filho. Só um minutinho, filho. Calma, filho. E talvez a próxima fase já será com o volume de voz bem mais alto. Gritando mesmo.

Sabe essa raiva? De acordo com a psicologia, essa raivinha é mais do que normal nós sentirmos.

'É uma impaciência com algo que vai te irritando de pouco em pouco até se tornar uma bola de neve maior. Os pais não precisam sentir culpa por este sentimento. É natural. E é preciso ter sabedoria para encará-lo da melhor forma', orientou o psicólogo Fábio Soares.

Nas minhas pesquisas, encontrei dicas para acalmarmos os filhos quando eles sentem raiva. Mas acredito que a adaptação para os pais também é pertinente. Vejam as dicas:

Respire fundo. Não vale a pena mudar o tom de voz por essa bobagem. Vá com calma. Se você fizer cara feia, o filho será o seu espelho. Fará cara feia também. Dê o exemplo. Mostre serenidade. No caso da insistência, vale acalmar a situação e ter uma conversa olho no olho com a criança explicando o que não gostou.

Como funciona a raiva com crianças

O primeiro ponto é entender o motivo da insatisfação da criança. Ela quer jogar o Game, mas você disse que já chega. É hora do banho. É isso? Pois bem. Há terapias que pedem para a criança desenhar o motivo da sua raiva.

Outra estratégia é tentar mudar o foco. Mudar o assunto. Apresentar algum brinquedo favorito que vá acompanhá-lo no banho. Apresentar algum atrativo do banho para que ele aceite deixar o video game naquele momento.

Tempo para respirar também é uma boa. Deixe a criança sozinha por algum momento. Sente-se aqui nesse cantinho e fique aí refletindo sobre essa 'feiura' que você fez.

E, por fim, quando a poeira baixar, volte a conversar com a criança sobre aquele momento de raiva. Papai e mamãe precisam deixar esclarecido que não foi um bom momento. Isso precisa mudar. As frustrações existem. Mas é preciso saber lidar com a raiva.

Maior raiva que já sentiu com filho

Queria também ilustrar um episódio de raiva que foi muito marcante para minha família. Meu filho bebê engasgou. Perdeu um pouco o ar. Meu marido e eu desesperados. Puxa daqui, aperta dali. Até que ele consegue soltar o que estava engasgado. Ufa. Adrenalina lá em cima. Meu marido pega o celular e taca com tudo no chão. Quebrou tudo. Minha filha mais velha, sem entender nada, pergunta: Pai, por que você fez isso com o seu celular? Ele responde: Me desculpe, filha. Mistura de raiva, com alívio, mas já passou.

Vocês às vezes também precisam extravasar? Tipo: dar um murro na parede; quebrar alguma coisa; falar algum palavrão; gritar; extravasar, enfim. Alguém se identifica com esse acesso de raiva e explosão?

Dica de filme para entender a raiva

Precisamos entender que a raiva faz parte. Sentimos raiva. É normal. O filme Divertidamente, da Pixar, explica de forma didática como funcionam os nossos sentimentos. Ele mostra, por exemplo, que sentir Tristeza é algo natural e importante para o nosso caminhar. Assim como sentir Raiva, Alegria, Nojo e etc.

Raiva porque derrubou o suco no chão. E você tinha avisado para tomar cuidado. Raiva porque acabou o tempo no parquinho. E a criança queria continuar brincando. Raiva porque chegou a hora de dormir. E a criança quer continuar acordada. Enfim, são sentimentos comuns. Encare com sabedoria. E pondere quais são as consequências.

Como vocês lidam com a raiva por aí? Se falei do Divertidamente, outro filme que vale assistir é Soul, com mensagem linda sobre o Tempo.

Já escrevi também sobre mães com sentimento de culpa aqui em Pais e Filhos.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários