CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Aulas 2021. Vem Luz para escolas e professores

Janeiro 2021. Volta às aulas. Como ficam as escolas? As aulas em 2021 são híbridas, ensino à distância ou aulas presenciais? Uma coisa é certa. A Educação em 2021 está menos no escuro do que em 2020, quando descobrimos a pandemia.

Por Aline Oliveira, publicado em 30/12/2020 e atualizado hoje.

Até escrevi aqui na Mensagem de Dia dos Professores: foi ligar o áudio, testar a câmera, tirar do mudo, atender a campainha durante a aula, enfim, essa novela toda de home office que nós descobrimos na pandemia. 

Mas para 2021 a história foi outra. Falando especificamente sobre as escolas particulares, já há uma estrutura construída em 2020 para a Educação 2021. As ferramentas para aulas online, como Google Classroom. O planejamento, as expectativas, as limitações. Não é tudo mais escuro.

Claro que em escolas públicas a situação é diferente, dependendo da cidade ou do estado. Mas também as escolas públicas já sabem onde estão pisando.

Na sala de aula, online ou não, os melhores resultados são alcançados quando alunos, professores e pais estão em sintonia. Os professores youtubers, se virando nos 30, até descobriram como faz para o aluno não colar na aula online, por exemplo. Mas isso beneficia quem? Quem se dá bem fazendo as tarefas e as provas pelo filho? Ninguém, né? Convenhamos. 

O amadurecimento na Educação 2021 passa por disciplina, suor, dedicação, planejamento, paciência, empatia, entrega, pode misturar tudo. E ainda acrescentar outros tantos ingredientes... 

Confirmamos que o ensino híbrido na educação tem as suas vantagens, características, desvantagens e etc. É preciso aproveitar ao máximo tudo o que está em nossas mãos.

Pandemia agravando em 2021 na sua cidade? Aulas voltam 100% online. Ok, paciência. Ou não. Melhores notícias possíveis da vacinação no Brasil. Esperança. UTIs vazias. As escolas voltando. Esse é o sonho de todos nós, sem dúvida. Mas precisamos ir com calma. Respeitando a ciência. E caminhando já não mais tão no escuro como estávamos no início de 2020. 

No início de 2021 a luz no fim do túnel é a vacina. 

Ah, mas eu tirei o meu filho da escola na pandemia. Ficar pagando escola pra quê? Aula online é furada. Paguei uma grana pra professora particular. Coloquei meu filho na escola da prefeitura. Dá tudo na mesma. Você ainda tem direito a férias? Mas ficou só em casa, não foi? Ééé, a gente ouviu de tudo nessa pandemia. Se os ouvidos dos professores falassem... Mas faz parte. Bola pra frente.

Na Educação positiva com filhos, aprendi que não podemos ficar lamentando, nem alimentando essa ladainha. O melhor é seguir em frente com a nossa bagagem e com o nosso trabalho. Na mala vamos colocando as novas lições, os aprendizados que surgem todos os dias e aprendendo com os erros. Mas sem esmorecer. 

Como disse o poeta Emicida, na música Pequenas Alegrias Da Vida Adulta:

'(...) Respire um momento. É sobre aprender tipo giz e lousa. O espírito repousa, reza e volta cem por cento. Cale tudo que o mundo fale e pense o quanto a vida vale. Seja luz nesse dia cinzento', diz a música do Emicida.

Em 2021, sejamos Luz. E toda força do mundo aos professores!

'Procure se abastecer de tudo que te faça bem em 2021. Amizades que não agregam, pessoas que não somam, pessimismo, negativismo, dê um basta. Vamos olhar com alegria e esperança até nos dias mais difíceis', orientou o psicólogo Fábio Soares.

Dedico este texto ao time SOS Educação, que tanto me inspirou e me ensinou em 2020.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários