CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Palmada nos filhos? Estudo revela risco no cérebro

Novo estudo sobre palmadas nas crianças é divulgado pela Child Development. Palmada na educação dos filhos? Deixe o seu comentário

Por Aline Oliveira, publicado em 13/04/2021 e atualizado hoje.

Compartilho aqui um estudo muito interessante divulgado em abril de 2021 sobre Palmada nos Filhos. Palmada educa? Sou contrária à palmada, essa punição corporal que adultos, muitas vezes, acabam aplicando nas crianças.

Ah, mas nos tempos dos nossos pais eu apanhava de chinelo da minha mãe. Ah, mas eu aprendi com as palmadas. Já apanhei até de cinto. Sim, esses relatos existem. Não critico os pais pela educação que recebíamos no passado. Porém a educação segue em constante evolução. E, na minha opinião, a melhor educação não envolve palmadas. Nem qualquer tipo de violência. E essa é uma reflexão constante para todos os pais e mães.

Agora vamos aos estudo...

'A palmada causa impactos negativos sobre o funcionamento cerebral similares aos provocados por agressões físicas mais violentas (...) ficou comprovada a ligação entre palmadas e reações neurais exageradas à percepção de risco', diz a pesquisa divulgada em reportagem da Folha - pesquisa da Child Development, veículo científico da área de desenvolvimento infantil.

O estudo foi realizado com 147 crianças, de raças e contextos socioeconômicos variados, com idades entre 10 e 12 anos, nos EUA. Os resultados mostraram que as crianças submetidas a palmadas reagiram à percepção de medo de forma mais intensa do que as demais.

'As crianças que apanham mobilizam mais recursos cerebrais para entender a fonte do temor de outras pessoas, por terem se acostumado a ser vigilantes a ameaças potenciais no ambiente (...) a palmada deixa marcas emocionais de uma forma qualitativamente similar a formas mais severas de violência'

No Brasil temos a Lei da Palmada, de 2014 (Lei Menino Bernardo), que proíbe a punição de adultos nos filhos com palmadas. Sei que é um assunto polêmico. Mas achei interessante esse novo estudo científico. E também achei interessante, e preocupante, as principais dúvidas dos pais quando o assunto é palmada.

Recebi questionamentos com os seguintes pontos: 'palmada educa sim e posso provar', 'dar umas palmadas no filho é crime?', 'como dar palmadas nos filhos' (querendo aprender uma espécie de passo a passo), 'palmada em bebê de 1 ano resolve para parar de chorar?', 'machuquei meu filho com palmadas, e agora?', 'como inserir a palmada na educação dos filhos', 'eu sou a favor de palmadas educativas'.

Destaco a seguir uma reflexão que aprendi com os professores que estudei na área da educação infantil:

'Diálogo. Olho no olho. Regras. Disciplina. Amor. Carinho. Paciência. Resiliência. Lidar com a culpa e com as consequências de bater no filho, trata-se de uma dor muito maior do que uma palmada sem pensar num momento de fúria. Conte até 10. Conte até mil. Conte até um milhão. Mas lembre-se: violência, nunca!, vale a pena'.

Dicas para trocar as palmadas: educação positiva

Encerro este artigo com dicas para acabar com palmadas, beliscões, chineladas ou qualquer tipo de agressão contra as crianças. Agressão verbal ou não verbal. Nenhum tipo será benéfica nem para pais, muito menos para os filhos.

É para o bem dela. Isso não existe! O dever dos pais é cuidar. Orientar para vida. Jamais com violência para o bem. Criar crianças para que se tornem cidadãs independentes e dignas.
Palmada pode separar pais e filhos emocionalmente.
Bater é uma experiência traumática.
Como ensinar uma criança a respeitar, ser empática, generosa se você a 'educa' com violência?
Busque informações sobre Educação Positiva.
Estude sobre o desenvolvimento das crianças e a educação infantil. Informe-se.
Busque o autoconhecimento.
Envolva-se na educação dos seus filhos.
Reforce atos positivos, elogie, valorize suas crianças.
Apresente regras.
Seja um modelo para que o seu filho te copie.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários