CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Diário de Pilar

Melhores livros infantis para nossos filhos. Dicas

Literatura infantil para as nossas crianças? Fui atrás dos principais rankings e listei os melhores livros com uma dica especial sobre O Diário de Pilar

Por Aline Oliveira, publicado em 26/10/2020 e atualizado hoje.

Antes mesmo dos meus filhos nascerem, lá em casa nós já fazíamos planos sobre quais livros nossas crianças teriam que ler. Ah, os livros que vamos ler quando eles forem bebês. Ah, os primeiros livros que terão contato quando começarem a aprender a ler e a escrever. Enfim, sempre há essa preocupação de apresentar os melhores livros infantis do mundo para os nossos filhos.

Pois bem. Pesquisei muito nos principais rankings de literatura infantil. E fiz a minha lista com os melhores livros infantis de todos os tempos. Claro que todo ranking como esse nunca se sentirá completo. Mas eis uma tentativa. E lembrando que o espaço abaixo é aberto para comentários para incluirmos novos livros infantis neste ranking aqui de Pais e Filhos.

Também deixo a seguir uma homenagem especial para O Livro que fez a minha filha se apaixonar completamente por leitura. Chamo de O Livro porque ele é sensacional. A coleção completa. Acompanhem abaixo.

Melhores livros infantis de todos os tempos

Começo com o ranking da Revista Estante, especializada em literatura. Eles destacam a lista começando com 'O Meu Pé de Laranja Lima', de José Mauro de Vasconcelos, um clássico de 1968. Esse virou até filme. E é um clássico mesmo, né?

Também está neste ranking o delicioso livro 'A Lagartinha Muito Comilona', de Eric Carle, de 1969. Um livro muito simples, mas que retrata com maestria alguns detalhes como criatividade e liberdade.

Ainda temos 'O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá', do autor Jorge Amado (mestre dos mestres). O interessante é começar a ler Jorge Amado desde criança. E aí não parar nunca mais.

Nas minhas pesquisas sobre melhores livros infantis de todos os tempos, também encontrei 'Marcelo, Marmelo, Martelo', de Ruth Rocha (Ruth Rocha é escolha certa em literatura infantil). 'O Menino Maluquinho', de Ziraldo. 'Ou Isto Ou Aquilo', de Cecília Meireles. 'Reinações de Narizinho', de Monteiro Lobato. 'Alice no País das Maravilhas', de Lewis Carroll. E O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

Livro Infanto-juvenil

Esses são os mais clássicos que encontrei nos principais rankings. Na literatura infanto-juvenil, também há nomes como O hobbit, de J. R. R. Tolkien; Harry Potter, de J. K. Rowling; As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain; O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett; As crônicas de Nárnia, de C. S Lewis; O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger e Deltora Quest, de Emily Rodda.

Sobre O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger, é um dos meus livros preferidos até hoje. Acho que não tem idade máxima para ler este livro. Mas indicaria somente para adolescentes mesmo. E não para crianças menores.

Livro para crianças de 7 anos de idade

Antes de falar sobre O Livro, cito outros dois nomes: A parte que falta, de Shel Silverstein (muito criativo!). E A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. Mas vamos agora falar sobre O Livro que fez a minha filha se apaixonar por leitura. Aos 7 anos de idade, ela acompanha essa coleção com a ajuda do pai. Mas já vinha evoluindo muito bem com a leitura.

Fiz o mistério todo para falar sobre os livros de Flávia Lins e Silva. Ela é sensacional. Escreveu, por exemplo, Detetives do Prédio Azul (Detetives do Prédio Azul Filmes), esse sucesso do canal Gloob, da Rede Globo.

Fim de mistério. A dica é Diário de Pilar, de Flávia Lins e Silva. Todos os livros da coleção são incríveis.

Mas a nossa série preferida chama-se Diário de Pilar. Pilar é uma menina bem moleca que adora aprender e se divertir. Ela tem um gato de estimação, o Samba. E um grande amigo, o Breno. Quando Pilar e Breno giram na rede, logo eles embarcam em uma nova viagem pelo mundo. Flávia Lins e Silva conta curiosidades das viagens nas páginas do livro. E também aborda curiosidades da infância das crianças. A coleção completa é impecável e eu recomendo demais.

Procurem pelo canal oficial do Diário da Pilar no YouTube. Nesse vídeo abaixo, da Disney, temos o desenho da Pilar que é exibido no Nat Geo Kids. Fantástico!

Aqui em casa temos a coleção completa. Começa com Diário de Pilar na Grécia, tem Diário de Pilar na Amazônia, Diário de Pilar no Egito, Diário de Pilar em Machu Picchu (no Peru) e o Diário de Pilar na África. Os livros têm emoção, drama, aventura, comédia, romance, eles são incríveis. A minha filha simplesmente se apaixonou pelos livros Diário de Pilar.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários