CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Coronavírus em crianças? O que diz a ciência

Reportagem da National Geographic destaca estudo científico atualizado com alerta para Pais e Filhos. E o uso das máscaras em crianças?

Da Redação, publicado em 02/02/2021 e atualizado hoje.

Coronavírus nas escolas com as crianças. Em 2020, estudos científicos destacavam a 'imunidade' das crianças com o vírus. As escolas não apresentariam nenhum perigo. O maior problema seria mesmo o grupo de risco contra a Covid-19. Pois bem. Pois bem. Em 2021, novos estudos científicos foram publicados. E temos atualizações nas notícias sobre coronavírus e crianças. Vamos lá.

Reportagem de Lois Parshley, da National Geographic, destaca informações sobre as novas variantes do coronavírus. Elas, sim, podem aumentar o risco de contágio entre as crianças. As informações foram confirmadas por cientistas da Universidade de Oxford.

A National Geographic teve acesso exclusivo aos resultados de um estudo islandês que fornece evidências definitivas de quanto as crianças contribuem para a disseminação do coronavírus. Pesquisadores do Diretório de Saúde do país, monitoraram todos os adultos e crianças no país que foram colocados em quarentena após serem potencialmente expostos nesta primavera, usando rastreamento de contato e sequenciamento genético para rastrear ligações entre vários grupos de surtos. Este estudo de 40.000 pessoas descobriu que as crianças com menos de 15 anos tinham cerca de metade das probabilidades de serem infectadas pelos adultos e apenas metade das probabilidades dos adultos de transmitirem o vírus a outras pessoas. Quase todas as transmissões de coronavírus para crianças vieram de adultos.

Veja depoimento do presidente da deCODE:

'Eles podem e são infectados e transmitidos para outras pessoas, mas o fazem com menos frequência do que os adultos', disse Kári Stefánsson, presidente-executivo da deCODE.

Adultos infectados representam um perigo maior para as crianças do que crianças para os adultos. Esses estudos podem ajudar a informar as autoridades que estão lutando para decidir quando, ou se, fechar escolas, sabendo que tais fechamentos estão prejudicando as crianças. Mesmo que as crianças sejam geralmente menos suscetíveis, quando a infecção aumenta em uma comunidade, os riscos nas escolas podem aumentar dramaticamente.

O post abaixo é do Jornal O Vale, no Instagram, destacando a informação sobre coronavírus e crianças.

O estudo destaca que a idade antes da puberdade têm menos receptores ACE2, um alvo do coronavírus, nas vias aéreas superiores. Outra teoria é que pulmões menores não são tão bons em projetar gotículas ou gerar aerossóis. Por isso crianças de 0 a 12 anos de idade propagam menos e têm menos problemas com o vírus.

Escolas investem na segurança

Para levar mais segurança para professores, alunos e funcionários, escolas de todo Brasil têm investido em produtos de precaução contra qualquer tipo de vírus ou bactérias. Não basta ficar somente no álcool gel e achar que está tudo resolvido.

Referência na área de higienização, a SanUV oferece a possibilidade de higienizar materiais escolares de alunos e professores durante as aulas. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais detalhes. Temos Érick Jacquin, chef de cozinha, destacando a segurança das escolas nas redes sociais.

Em reportagem exibida no Jornal Vanguarda do dia 30 de janeiro de 2021, a afiliada da Rede Globo mostrou a preparação das escolas para a volta às aulas em Bragança Paulista. A reportagem mostrou o exemplo de uma escola de Bragança que investiu em produtos da SanUV. Acesse a Globoplay e assista à reportagem na íntegra.

Crianças precisam usar máscaras?

Na nota abaixo há o esclarecimento completo sobre idades das crianças usando máscaras. Com quantos anos é obrigatório a criança usar a máscara durante a pandemia? Também mostramos o vídeo, do Ministério da Saúde, sobre como lidar com as crianças na rotina durante a quarentena.

A Organização Mundial da Saúde orienta que crianças com menos de dois anos não devem usar máscara, bem como qualquer pessoa com problema respiratório grave ou cognitivo importante, independentemente da idade. Já entre dois e seis anos, com a supervisão de um adulto, recomenda-se o uso da proteção. A partir desta idade, dependendo do ambiente e do risco de transmissão, o uso da máscara é fundamental. De 11 anos em diante, a recomendação é a mesma que aos adultos: uso obrigatório.

Em entrevista, a dica principal do médico do Sistema Hapvida, o pediatra Maurício Kimati Dias, é a seguinte: trabalhar com o lúdico através de máscaras coloridas, de personagens ou iguais para toda a família. Ainda segundo o médico, a criança com menos de seis anos não tem destreza e consciência da importância de usar máscara por muito tempo, então o ideal é ficar o mínimo possível em ambientes de risco com elas.

“Eles colocam a mão na máscara, o nariz para fora e a mão no rosto. Então, a máscara pode atrapalhar. Uma alternativa é trocar com frequência”, disse.

As crianças menores de dois anos que não toleram o uso máscara, que colocam a mão nos olhos e na boca com facilidade e que têm dificuldade de manter o distanciamento devem sair o mínimo possível de casa. Além de correrem o risco de se contaminar, podem se tornar agentes de transmissão da doença para qualquer pessoa.

Compartilhe com um amigo!

Comentários