CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay BBB21

7 lições das redes sociais de Juliette no BBB 21

OsPaparazzi entrevista especialista de marketing com dicas e curiosidades sobre a rede social de Juliette Freire do BBB21

Pedro Oliveira, publicado em 01/04/2021 e atualizado hoje.

A Juliette Freire você já conhece. Mas em janeiro de 2021, ainda não conhecia. Depois de entrar para o BBB 21, viu seus poucos seguidores se multiplicarem em milhões. A então anônima do Time Pipoca se tornou uma das celebridades mais comentadas do ano. Se ela fala que deu uns beijos no ator Thiago Rodrigues, de tantas novelas e filmes no currículo, pronto: o ator ganha 200 mil seguidores no Instagram em poucas horas.

Mas como explicar o fenômeno Juliette BBB 21 nas redes sociais? Somente no Instagram, já passava dos 17,8 milhões de seguidores na data de publicação desta reportagem. Depois chegou à marca de 20 milhões. E foi crescendo, crescendo... Como comparação, temos a atriz Mariana Ximenes, da Rede Globo, com carreira extensa em filmes e novelas. Ximenes passava dos 4,1 milhões de seguidores no Insta. Ou Manu Gavassi, fenômeno do BBB 20: 15,7 milhões. Ou Felipe Neto, um dos principais influenciadores do país: 13,6 milhões no Instagram.

Atualização: Juliette Freire tinha 30,9 milhões de seguidores no Instagram em 17 de junho de 2021 (e subindo, subindo!).

Leia reportagem sobre influenciadores digitais que movimentam valores bilionários.

OsPaparazzi entrevistou a consultora de marketing digital Renata Tavares. Renata fez uma análise das redes sociais de Juliette. E destacou 7 lições do fenômeno da rede social da participante do reality show de Boninho. Acompanhe a seguir. São dicas interessantes para influenciadores, empreendedores que investem em redes sociais e também, claro, para os torcedores apaixonados por Big Brother Brasil.

Marcas já declararam interesse na criação de publiposts com investimento de mais de R$ 200 mil no Instagram de Juliette. O participante com mais seguidores no BBB21 no Instagram era Viih Tube, passando da casa dos 18 milhões (Time Camarote, já tinha milhões de seguidores antes do programa). Mas, em abril de 2021, Juliette ultrapassou a marca dos 19 milhões de seguidores. E assumiu com folga a posição de participante com maior número de seguidores do BBB21.

Na história dos ex-BBBs influenciadores em número de seguidores, temos comparações com Sabrina Sato, Grazi Massafera e Rafa Kalimann.

Bolo dos 20 Milhões

Assim que Juliette atingiu a marca de 20 milhões de seguidores no Instagram, a amiga Hannah Barros postou o vídeo abaixo. Um bolo para homenagear Juliette. A conta de Juliette nas redes sociais repostou a publicação.

Sabrina Sato tinha 29,5 milhões de seguidores no Instagram em abril de 2021.
Grazi Massafera tinha 23,2 milhões
Rafa Kalimann tinha 21 milhões
Juliette 20 milhões

Entendendo as redes sociais de Juliette do BBB 21

'Eu fiz análise das redes da Juliette com base no posicionamento que cada uma tem. Análise foi feita no Instagram, TikTok e Twitter. A equipe de Juliette tem como head o analista de marketing digital Huayna Tejo. E mais 17 pessoas, sendo maioria voluntárias. Alimentam as 3 plataformas com conteúdos e formatos diferentes, respeitando o público de cada uma delas. Huayna compartilhou os resultados alcançados da página no twitter e é impressionante: 32,8 milhões de alcance nos últimos 30 dias', disse Renata.

'Tem gente que passa a vida tentando alcançar isso', acrescentou a especialista. Acompanhem as 7 lições:

* 1: Estratégia: eles trabalham com planejamento e se antecipam em casos de ameaça. Por exemplo: Quando viram a possibilidade de Juliette ir ao paredão, já começaram a movimentar a rede com as coisas lindas que ela faz dentro da casa e chamar as pessoas para o mutirão.

* 2: Consistência: as postagens são feitas todos os dias e ao longo do dia sempre há conteúdo novo, seja nos stories ou no feed.

* 3: Colaboração: a equipe de Juliette conta com o apoio e suporte dos fãs. Por isso, eles sempre compartilham conteúdos feitos por outros perfis.

* 4: Coerência: nem tudo o que a sister faz eles aprovam. Sempre se posicionam como adms e o perfil dela nas redes sociais é muito coerente com o que ela faz dentro da casa.

* 5: Dedicação e oportunidade: a equipe acorda e dorme junto com a sister. Acompanha cada passo dela e transforma cada palavra em uma oportunidade de conteúdo para as redes.

* 6: Compatibilidade: antes de entrar na casa, Juliette fez uma série de fotos com as roupas que ela levou. Então sempre que ela usa uma roupa seja na festa, no paredão ou no ao vivo, eles postam uma foto no feed com aquela roupa. Isso gera identificação e sensação de que as mídias dela também são “ao vivo”.

* 7: Layout simples e acessível: o layout usado no feed do Instagram, Tiktok ou Twitter é sempre simples e acessível. Ou seja, a gente bate o olho e já consegue identificar a Juliette neles, consegue ler com facilidade e chama bastante atenção por ser colorido.

Outro nome importante, além do publicitário Huayna Tejo: Deborah Vidjinsky, maquiadora, e também amiga de Juliette.

Quem faz o quê na equipe das redes sociais de Juliette

Gestor de tráfego: é responsável pelas ações que geram tráfego para os perfis de Juliette.
Designer: responsável pela criação dos layouts, escolha das cores, fotos e tudo que compõe a parte gráfica.
Redator: responsável por escrever os conteúdos, legendas, posts, elaborar os títulos e roteiros.
Editor de vídeo: responsável por editar os vídeos que compõem as mídias digitais da Juliette.
Gerenciamento de contas: responsável pelo gerenciamento da conta e por fazer a análise de métricas, de resultados, do que as outras contas falam sobre ela, etc.
Gestor de conteúdo: é quem faz todo o planejamento do conteúdo que será publicado, dito, explicado, publicado, etc.
E quem interage: a pessoa que fica respondendo os comentários dos fãs, haters, etc.

'A dimensão que a Juliette tomou é muito grande, algo inesperado e não planejado. Seria impossível manter apenas um administrador para fazer tudo o que é feito hoje. Durante a live dos adms eles disseram que boa parte é voluntário e o investimento é quase zero'.


Equipe de Juliette, no Twitter, avisa que está na hora de dormir :)

Juliette do BBB 21 como exemplo para empresas

'Geralmente as empresas estão nas redes para vender seus produtos e serviços. No caso, Juliette é o produto. E ela é autêntica, verdadeira e talvez uma das pessoas mais humanas que já passou pelo BBB. As redes sociais refletem exatamente aquilo que ela transmite dentro da casa. Ou seja: existe uma coerência entre o que é falado e o que é feito. É isso que as empresas precisam entender. Marketing não é só para manipular os outros para que eles comprem de você. Marketing é também para influenciar de maneira positiva as pessoas para que elas gostem/amem o que você faz', observou a especialista.

'A estratégia deles é muito redondinha. Eles aproveitam muito bem o que ela faz dentro da casa para trazer para as redes. Eles complementam o que ela faz lá dentro. Uma dica seria usar mais os “arquivos gifidenciais”, trazendo os melhores momentos dela do dia em gifs.

Paulo Cuenca analisa redes sociais da Juliette

No post abaixo o especialista em marketing digital, Paulo Cuenca, falou sobre as redes sociais de Juliette.

Dicas para quem quer trabalhas nas redes sociais de BBBs

'As dicas são: estude o programa, estude sobre estratégia de marketing digital, conheça cada plataforma digital que você irá trabalhar, conheça o participante a fundo, saiba tudo sobre ele, alinhe o conteúdo à personalidade dele. Estude, faça testes e aplique (repita esse ciclo sempre). Sobre plano mensal, salário e investimento, varia muito de região para região. Uma equipe de 18 pessoas tem um custo alto, mas depende muito de como é feita essa negociação'.

Erros comuns para fugir

'Mentir, criar uma imagem que não existe, negar a realidade e demorar para se posicionar sobre determinado assunto'.

Manu Gavassi nas redes sociais

'A Manu foi a fonte de inspiração para boa parte dos brothers dessa edição e vai continuar sendo, porque o que ela fez foi muito inovador. A inspiração dessa edição, eu acredito que seja essa continuidade do que acontece na casa. Por exemplo: ontem tinha festa do líder com o tema crossfit e os adms da Juliette postaram fotos e gifs dela tentando segurar a barra no box. Outra coisa que considero inovador é o aproveitamento dos vídeos dos fãs e artistas que torcem por eles'.

Analisando perfis de outros participantes do BBB21

'No começo eu amava o adm da Thais BBB 21, considerava a melhor de todas elas. Mas, depois foi ficando mais do mesmo. E as ações da Juliette acabaram matando o glamour dela. Eu amo o João BBB 21, acredito que os adms aproveitam pouco essa força de caráter dele. Que é acolhedor, amoroso e inteligente', opinou.

Camilla de Lucas e Gilberto BBB 21

'Camilla é influencer e carismática. Os conteúdos dela continuam sendo ótimos e segue a mesma linha da Juliette. O adm de Camilla percebeu o tamanho da amizade dela com a Juliette e tem feito bastante conteúdo colaborativo e isso tem sido muito bacana de ver. Gilberto compartilha aquilo que ele vive dentro da casa e acredito que poderiam aproveitar melhor a figura que ele é para poder compartilhar mais curiosidades, vídeos, posts'.

Torcendo pra quem?

'Eu estou torcendo para o João em primeiro lugar, Juliette em segundo e Camilla em terceiro. Esse é meu pódio. Quero um professor maravilhoso como ele é no primeiro lugar', concluiu Renata Tavares.

Compartilhe com um amigo!

Comentários