CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

O Auto da Boa Mentira. Vale a pena assistir

Destacamos críticas e curiosidades sobre o filme do cinema nacional, O Auto da Boa Mentira (2021). Veja trailer. Sabia que foi inspirado em filme argentino?

Da Redação, publicado em 10/03/2021 e atualizado hoje.

O filme 'O Auto da Boa Mentira' (2021), coprodução da Cine Group com a Globo Filmes, tem direção de José Eduardo Belmonte (Carcereiros). O filme é baseado nos contos de Ariano Suassuna. A seguir reunimos críticas e curiosidades sobre o longa-metragem. Mostramos por que vale a pena assistir. Sabia que o filme foi inspirado em Relatos Selvagens, um dos melhores filmes argentinos da história e super premiado em diversos festivais?

O Auto da Boa Mentira reúne quatro histórias criadas a partir de frases clássicas do poeta paraibano, radicado no Recife. Com roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, o lançamento do filme nos cinemas foi agendado para abril de 2021. Com expectativa para lançamento em streaming, como Globoplay.

No elenco do filme temos Leandro Hassum, Nanda Costa, Cássia Kiss, Jackson Antunes, Giselle Batista, Michelle Batista, Bruno Bebianno, Leo Bahia, Letícia Novaes, Letícia Isnard, Karina Ramil, entre outros nomes.

Qual é a história do filme? Veja a sinopse:

Dizem que mentira tem perna curta. Se isso é verdade, a bichinha corre rápido, viu! Em quatro histórias inspiradas em contos bem humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações onde, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista.

A seguir mostramos qual é a primeira história do escritor Ariano Suassuna contada no filme. Sobre cinema argentino e filmes argentinos, você já assistiu Relatos Selvagens? O filme, segundo informou o diretor Belmonte, foi inspirado em Relatos Selvagens.

A primeira história mostra o subgerente de RH Helder (Leandro Hassum), um “zé ninguém” que é confundido com um comediante de sucesso e passa a gostar do mal-entendido. Mas um encontro inesperado com Caetana (Nanda Costa) pode fazê-lo mudar de opinião. Em seguida, conhecemos Fabiano (Renato Góes), um jovem que não acredita em nada, mas fica intrigado quando ouve um mistério circense envolvendo sua mãe (Cássia Kis) e seu pai, morto há anos. Ele precisa da ajuda do palhaço Romeu (Jackson Antunes) e de ter cuidado para não ser feito de palhaço.

O segundo conto se passa nas areias do Rio de Janeiro e bares do Vidigal, onde Pierce (Chris Mason, de ‘Pretty Little Liars’) é um gringo metido a carioca. Ele inventa que foi assaltado depois de faltar ao aniversário de Zeca (Sérjão Loroza), mas não imagina que a mentira pode chegar ao chefe do tráfico (Jesuíta Barbosa). A última história brinca com uma frase de Suassuna sobre o preconceito sofrido por quem nunca foi à Disney. Nela, a estagiária Lorena (Cacá Ottoni) se sente invisível na empresa de publicidade de Norberto (Luis Miranda), e sonha com o “pseudointelectual” Felipe (Johnny Massaro).

'O Ariano Suassuna tinha uma fascinação por mentirosos, não os que mentiam para prejudicar os outros, mas porque isso mostrava a capacidade de invenção do povo brasileiro diante de adversidades. O filme fala muito sobre os tempos atuais. Um comentário irônico sobre a cultura da mentira na sociedade brasileira', declarou o diretor José Eduardo Belmonte.

Críticas

O espaço abaixo é aberto para compartilharmos críticas sobre o filme brasileiro. No Cine Pop, a nota foi de 3.5 estrelas de acordo com os leitores. No Adoro Cinema o sistema também está aberto para a inclusão de críticas e observações. OsPaparazzi assistiu ao filme. E recomenda, muito! Vale a pena assistir!

Compartilhe com um amigo!

Comentários