CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube Filmes

Com Oscar, Som do Silêncio é reflexão para vida

De olho nos Filmes do Oscar 2021? Vale a pena assistir Sound of Metal (Amazon Prime e YouTube Filmes). Entenda o porquê

Da Redação, publicado em 08/04/2021 e atualizado hoje.

O filme 'O Som do Silêncio' (2020) (Sound of Metal), com direção de Darius Marder, recebeu seis indicações para o Oscar 2021 (Indicados Oscar 2021). Mas por que vale a pena assistir O Som do Silêncio? Além das indicações ao Oscar, mostramos a seguir os elogios das críticas. Com direito a comparações com Soul, da Pixar, por falar sobre reflexões para a vida - ainda mais importantes em tempos de pandemia. O longa-metragem aborda o tema da surdez com delicadeza e primor. Veja vídeo, como assistir, fotos, críticas e muito mais a seguir.

O Som do Silêncio saiu vencedor do Oscar 2021 em 25 de abril de 2021.

Filme fala sobre o quê?

O Som do Silêncio estreou em 4 de dezembro de 2020 na Amazon Prime Video. Também é possível assistir através do YouTube Filmes (assista abaixo na íntegra). São 2 horas de duração deste drama. No elenco estão Riz Ahmed (Ruben, o protagonista), Olivia Cooke, Lauren Ridloff, Mathieu Amalric, entre outros nomes. O nome original do filme é Sound of Metal, o Som do Metal.

Sinopse: O filme conta a história de um jovem baterista de Heavy Metal que teme por seu futuro. Ele descobre que está ficando surdo. Como vai tocar bateria e se apresentar nos shows de rock com a surdez iminente? Além da música, está em jogo a paixão pela namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal. Nosso protagonista é atormentado lentamente pelo silêncio. Como ele vai lidar com essa notícia tão pesada? São reflexões presentes no filme.

Quem é quem

Sobre o ator britânico Rizwan Ahmed, vale lembrar outros trabalhos importantes da filmografia. Esteve em Star Wars, O Abutre e ganhou um Emmy pela atuação em The Night Of. A data de nascimento de Rizwan, natural de Londres, é 1 de dezembro de 1982. Protagonizou O Som do Silêncio aos 38 anos de idade. Com elogios da crítica.

'A atuação de Rizwan Ahmed é impecável. Com o cabelo pintado e aquele olhar pra baixo, pelo problema da surdez. Emocionante! Também destaco a edição de som do filme. E as tatuagens de Ruben? As tatuagens fazem parte da fotografia do filme. Elas se conversam. Merecia o Oscar de Melhor Ator'

Sound Of Metal recebeu seis indicações ao Oscar 2021: Melhor Filme, Melhor Ator (Riz Ahmed), Melhor Ator Coadjuvante (Paul Raci), Melhor Som, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. Sobre Ator Coadjuvante, temos Paul Raci, veterano do teatro e do cinema de Hollywood (73 anos de idade em 2021).

Sobre o Roteiro Original, temos a assinatura do jovem Darius Marder (O Lugar Onde Tudo Termina). O cineasta e roteirista norte-americano lançou o filme aos 46 anos de idade (a data de nascimento é 3 de junho de 1974).

Críticas O Som do Silêncio. Vale assistir?

Destacamos as críticas e a mensagem final do filme. Vamos lá. No Adoro Cinema foram 4 estrelas (nota máxima é 5). O portal de crítica internacional, IMDB, deu nota 7,8 estrelas (nota máxima é 10). No Rotten Tomatoes, números impressionantes: 97% no tomatômetro (pessoas interessadas em assistir) e 91% de aprovação de quem já assistiu.

Ainda sobre críticas, Estação Nerd deu 4,5 estrelas (5 é o máximo). E o portal Omelete deu 4 Ovos de nota (5 Ovos seria a nota máxima). Veja a comparação da crítica do Omelete com a animação Soul, de Disney e Pixar:

'Como fez a Pixar com Soul. No caso de O Som do Silêncio, o resultado é um pouco menos otimista, mas igualmente existencialista (...) o filme demonstra com os erros de seus protagonistas que o grande desafio dos dias de hoje é ter a cabeça forte para as eventuais derrotas. E que mesmo quando a vida consegue te abater, há sempre a oportunidade de se levantar, com a ajuda dos outros, e tentar novamente - mesmo que isso apenas leve a novos erros (...) saborear os pequenos momentos de calma antes do caos', diz a crítica do Omelete.

O filme dá holofotes para pessoas surdas ou com problemas de audição. Pessoas que têm algum tipo de deficiência. Pessoas que sofrem com estereótipos e preconceitos. Minorias que são representadas no longa-metragem. A reflexão final do filme é: como você reagiria caso algo mudasse completamente a sua vida... assim, num estalar de dedos? Hein? E se você parasse de ouvir amanhã?

'O silêncio do filme emociona. A contemplação. As pausas dramáticas. Aí depois vem a bateria do rock estourando. Com o som lá em cima. Um filme para refletir sobre as pequenas coisas da vida. Os pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Vale a pena assistir!'

O que você achou do final de O Som do Silêncio? Entendeu? O espaço abaixo é aberto para comentários e críticas sobre o filme.

Compartilhe com um amigo!

Comentários