Porquinho da índia para crianças no apartamento
Adotamos um porquinho da índia para os nossos filhos. E aqui compartilho como é essa experiência com vocês
Por Aline Oliveira, publicado em 25/10/2024 e atualizado hoje.Quem mora em apartamento e tem filhos pequenos, sabe bem que a procura por animal de estimação é sempre criteriosa. Aqui em casa já tivemos um Hamister. O nome dele era Robson. Viveu quase 3 anos (um recorde, segundo os veterinários que conversamos). Porém a expectativa de vida deles é muito baixa. Então decidimos adotar agora um Porquinho da Índia. A expectativa de vida deles é de 5 a 7 anos. Um pouco maior na comparação. Mas como é essa relação crianças com Porquinho da Índia?
Realizamos várias pesquisas aqui em casa. E separei alguns temas com perguntas e respostas sobre Porquinho da Índia.
A casa e a alimentação do nosso porquinho
Porquinhos-da-índia precisam de espaço para se mover e explorar. Optamos por uma gaiola espaçosa (a área mínima recomendada é de 70x100 cm). Tem boa ventilação e é fácil de limpar. É preciso utilizar o material adequado para forrar a gaiola, como serragem sem cheiro. Evite jornal, pois pode causar alergias ou problemas respiratórios. A gaiola tem um bebedouro do tipo garrafinha. O que eles comem? Ração, feno e vegetais frescos.
Podemos oferecer vegetais frescos como cenoura, brócolis, folhas de couve e espinafre. Mas eles não podem comer pães, doces, bolachas, nada disso. Frutas como maçã e morango podem ser dadas ocasionalmente como petiscos.
Você sabia que porquinhos-da-índia não produzem vitamina C naturalmente? Você pode incluir nessa dieta alimentos como laranja, kiwi ou suplementos específicos.
Cuidado, banho e brincadeiras
Já ensinei meus filhos sobre a importância de limpar a gaiola regularmente para evitar odores e manter o porquinho saudável. A forração deve ser trocada pelo menos uma vez por semana e as tigelas e bebedouros limpos diariamente.
Porquinhos-da-índia são animais que se limpam sozinhos. Não precisa dar banho. Mas um pente para remover pelos soltos e uma escova macia para acariciar podem ajudar a manter a pelagem limpa.
Porquinhos-da-índia também precisam de cuidados veterinários, especialmente para prevenção de doenças e orientação sobre alimentação e higiene.
Saúde do Porquinho da Índia
Você sabia que os porquinhos são propensos a doenças como artrites e cataratas? Eles não produzem vitamina C, por isso precisam de uma alimentação adequada. A pelagem longa de algumas raças facilita a proliferação de micro-organismos. Tenha atenção: o chão do local onde vivem deve estar seco e protegido contra o calor.
Significado espiritual e sonhos com Porquinho da Índia
Também encontrei muita informação sobre o significado espiritual do Porquinho da Índia. Um animal simples e tímido, que se sente seguro em um ambiente acolhedor. Espiritualmente, ele representa a simplicidade, humildade e a importância de encontrar conforto em pequenas coisas e no ambiente familiar.
Também um símbolo de proteção, não só física, mas emocional e espiritual. Sonhar com ele pode indicar que é um momento para cuidar mais de si mesmo, ser gentil e se proteger de situações ou pessoas que podem causar desconforto.
Na espiritualidade, alguns animais são considerados 'animais de poder' ou 'espíritos-guia'. O porquinho-da-índia pode simbolizar uma energia que apoia e acolhe, um lembrete para nutrir as relações e oferecer conforto para aqueles ao seu redor. Quem se conecta espiritualmente com a energia desse animal pode ser uma pessoa sensível, empática e que percebe facilmente as necessidades emocionais dos outros.
Espiritualmente, o porquinho-da-índia ensina que a felicidade pode ser encontrada nas coisas simples.
Mais curiosidades do Porquinho da Índia
Como ele ainda é um bebezinho, não descobrimos qual é o sexo. O nome do nosso Porquinho da Índia, portanto, está dividido: Fred (se for macho) ou Lana (se for fêmea). Neste início de adaptação, estamos deixando ele bem na dele.
Você sabia que o olfato é um dos sentidos mais apurados dos porquinhos-da-índia? Por isso não é bom usar perfumes ou cremes quando for interagir com ele. É importante que ele possa reconhecer os cheiros dos seus donos.
Aproveitamos para ensinar as crianças sobre responsabilidade e empatia. Delegando pequenas tarefas diárias, como repor a comida ou água e ajudar na limpeza da gaiola.