CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Contraceptivo hormonal Lyndavel: O que você precisa saber

Lyndavel Uno é o novo contraceptivo hormonal injetável do Brasil. Já ouviu falar? Eu entrevistei a equipe responsável pelo medicamento

Por Aline Oliveira, publicado em 24/10/2023 e atualizado hoje.

Recebi um release que me chamou atenção nessa semana: Lyndavel Uno é o novo contraceptivo hormonal injetável do Brasil. Mas como será que funciona? Aqui em Pais e Filhos, sempre levantamos conteúdos para papais, mamães e as crianças. E muitas mães já compartilharam comigo algumas dúvidas e curiosidades sobre métodos contraceptivos. Para saber tudo sobre o Lyndavel Uno, realizei uma entrevista exclusiva com o porta-voz do medicamento aqui no Brasil. Acompanhem a seguir!

Contraceptivo Lyndavel Uno

A DKT South America, empresa de planejamento familiar e detentora das marcas Prudence, Sutra, Andalan e AMIU, comercializa a partir de outubro de 2023 o seu primeiro contraceptivo hormonal injetável no Brasil, o Lyndavel Uno. O produto custa, em média, R$ 34,90 e é recomendado para mulheres que possuem o dia a dia acelerado e que tem uma grande propensão de esquecimento do método, como é o caso do contraceptivo oral.

Para Luciana Persoli, diretora de marketing da DKT, o novo método representa acessibilidade: “Além de ser uma grande conquista para a nossa empresa e uma expansão no nosso portfólio, por ser o 1º contraceptivo hormonal da DKT no Brasil, mulheres terão mais acessibilidade a novos métodos e será uma nova opção de prescrição para os médicos ginecologistas”, afirma.

Entrevista. O que você precisa saber sobre Lyndavel Uno

* Por que esse produto é confiável?

O método é um anticoncepcional hormonal injetável de 1 mês que possui ação contraceptiva a partir do primeiro mês de aplicação e que deve ser prescrito pelo médico. É importante que sejam observadas as interações medicamentosas que podem diminuir a eficácia contraceptiva e as contraindicações.

Deve ser aplicado periodicamente, a cada 30 dias. A margem de segurança é de três dias para as injeções aplicadas a cada 30 dias, ou seja, caso ocorra algum atraso, a injeção pode ser aplicada até três dias antes ou depois de passado um mês da última aplicação.

Uma vez pausado o uso do contraceptivo injetável mensal, a fertilidade volta à normalidade em um curto espaço de tempo.

A injeção anticonceptiva é um método contraceptivo muito eficaz, com apenas 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas. O uso desse método deve ser recomendado pelo médico ginecologista e a sua aplicação deverá ser realizada em farmácia com receita. No caso de não reaplicar dentro das margens de segurança, o método deve ser pausado, aguardar o novo ciclo menstrual e recomeçar o processo. É importante, caso haja o esquecimento, o uso de outro método contraceptivo de barreira, como o preservativo. O método pode ser interrompido a qualquer momento e a mulher estará pronta para engravidar.

O medicamento recebeu aprovação da ANVISA com base em evidências científicas que comprovam sua eficácia e confiabilidade.

* Como funciona?

É um método anticoncepcional hormonal injetável que deve ser prescrito pelo médico e aplicado mensalmente, na região glútea, por um profissional da saúde. O contraceptivo contém a combinação de dois hormônios femininos.

O anticoncepcional injetável possui o mesmo mecanismo de ação das pílulas, pois ele suspende a ovulação, reduz a espessura endometrial e espessa o muco cervical. O fluxo menstrual pode regularizar e a pacientes ter efeitos colaterais mais amenos devido à baixa dosagem hormonal do medicamento.

Seu principal benefício é a baixa dosagem hormonal e, por isso apresenta poucos efeitos secundários androgênios, como aumento de peso, acne e surgimento de pelos no rosto.

Como sua aplicação é mensal, não precisa ter nenhuma ação diária e é ideal para a correria do dia a dia, necessitando apenas o controle da data aplicação mensal e o acompanhamento do seu médico ginecologista.

A primeira aplicação do anticoncepcional injetável deve ser realizada no primeiro dia do ciclo menstrual (podendo acontecer no máximo até o 8º dia). A segunda aplicação deve ocorrer 30 dias depois, com tolerância de aproximadamente 3 dias.

Além de ser um método muito prático na utilização, é recomendado para adolescentes e até mesmo mulheres maduras que queiram um método de baixa dosagem hormonal e com a praticidade de uso mensal.

* Teria dicas para mulheres que pensam em diferentes métodos?

Há diferentes métodos contraceptivos e cada mulher é única, portanto, precisa avaliar com seu médico qual método se adequa melhor ao seu corpo e à sua rotina diária.

Dentre os métodos que estão disponíveis, podemos dividir em dois grupos: hormonais e não hormonais.

Há diversas opções de contracepção hormonais como: os injetáveis (mensal e trimestral), contraceptivos sólidos (pílula anticoncepcional) com diferentes opções de formulações, implantes subdérmicos, adesivos contraceptivos, pílula de emergência (para uso eventual), entre outros.

Dentre as opções dos métodos não hormonais, destaco os dispositivos intrauterinos (DIUS) ANDALAN de cobre e cobre com prata que são ideais para as mulheres que buscam um método de longa duração (5 a 10 anos dependendo do modelo) e que, quando posicionado corretamente no útero, oferece a eficácia de 99%. Com esse método a mulher necessita o controle anual através de ultrassom para que seu médico se assegure que o DIU está posicionado corretamente. É um método de contracepção seguro, eficaz e econômico e que pode ser retirado a qualquer momento. Logo após sua remoção, a mulher pode engravidar. Há diversos modelos e nos tamanhos regular e mini, pois cada modelo é recomendado de acordo com o tamanho da cavidade uterina da mulher.

Há também outros métodos não hormonais como o Andalan Caya diafragma utilizado com gel para diafragma Caya, o preservativo, entre outros métodos.

Importante ressaltar que o uso de qualquer método contraceptivo hormonal ou não hormonal, não se deve descartar a necessidade do uso do preservativo em todas as relações, que possui um papel fundamental para a prevenção da transmissão de IST (infecções sexualmente transmissíveis), além de prevenir também a gravidez indesejada.

A Prudence, marca líder de preservativos, possui uma grande variedade de modelos que proporcionam uma experiência diferenciada na relação sexual pois há variações de cores, sabores e aromas, texturas, espessuras, lubrificação e diferentes tamanhos.

Para mais informações sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos, saúde íntima da mulher acesse a plataforma DKT Salú onde há uma rede referenciada de médicos ginecologistas e conteúdos explicativos com artigos no blog, webséries gravadas por médicos especialistas com os seguintes temas:

- DIU de Cobre
- DIU do dia seguinte
- Métodos contraceptivos
- DIU de prata
- Parto humanizado
- Pílula do dia seguinte
- Prazer feminino e contracepção

Além de todo o conteúdo disponível na DKT Salú, há também canais de contato para que a mulher tire suas dúvidas. Tem o atendimento via chat bot com a Gyna (atendende virtual) e contato por telefone. Acesse: dktsalu.com.br

* E qual é a relação do produto com a comunidade aqui no Brasil?

No Brasil, 25% da população utiliza métodos hormonais, sendo 4% da população tem preferência pelo método injetável. Desta forma, o produto tem sido amplamente aceito pela comunidade brasileira devido à sua conveniência de uso e à eficácia contraceptiva comprovada. Além disso, é importante destacar que o método está disponível gratuitamente em postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as pacientes que receberam recomendação médica para utilizá-lo. Isso contribui para tornar o contraceptivo mais acessível e favorece o planejamento familiar entre as mulheres no Brasil. É um produto que tem possui custo benefício para mulher e acessibilidade na compra também para mercados privados.

Qualquer outra questão que vocês tiverem, meu e-mail é aline@ospaparazzi.com.br

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários