CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Comidas para dias frios de inverno: Veja dicas e receita

Sentimos mais fome nos dias de frio? O que fazer? Nutricionista reúne dicas e informações úteis para alimentação saudável

Por Aline Oliveira, publicado em 08/06/2022 e atualizado hoje.

Quais são as melhores comidas para dias frios de inverno? Reunimos dicas e uma receita especial neste artigo. Entrevistei a nutricionista Gisele Marcondes, de Taubaté. E ela nos explica curiosidades sobre Comida e Frio: é verdade que sentimos mais fome nesse tempinho? São dicas e informações sobre Alimentação Saudável para papais e mamães que nos acompanham aqui em Pais e Filhos. Vamos lá!

'É comum termos essa sensação de fome aumentada durante esses períodos gelados de outono e inverno. Não é lenda, é fato! É super normal e fisiológico em dias de frio sentirmos mais apetite. Isso se deve a alterações metabólicas que nosso corpo sofre com essa mudança de temperatura, onde que para se manter aquecido é necessário gastar mais energia, e por consequência repor essa energia. E há também uma diminuição na produção de serotonina, o hormônio do bem estar, onde o corpo busca esse conforto que falta através dos alimentos. É um mecanismo de defesa, para garantir a nossa sobrevivência', explicou a nutricionista.

'Mas precisamos ter atenção as escolhas que fazemos, pois essa fome excessiva nos faz ir atrás de opções mais calóricas, onde pode levar a um descontrole e comer tudo que vier pela frente. Então para evitarmos que isso ocorra e ter uma alimentação equilibrada, não restrinja nenhum nutriente, tenha proteínas, carboidratos e gordura no seu dia a dia, além das fibras, claro', acrescentou Gisele.

Comidas para dias frios

Sopas e cremes de legumes com uma proteína (carne, frango, ovos) é uma boa pedida. Procure variar;
Bebidas quentes como chá, chocolate quente (substitua o achocolatado por cacau em pó);
Se hidrate bem, não esqueça da água;
Uma salada com molho de mostarda e mel fica uma delícia;
Salada de frutas com coco ralado ajudam na saciedade.

Sono e preguiça no frio

Outro sintoma característico desse período é a sensação de preguiça. E isso se deve pois os dias são mais curtos e nosso corpo funciona à base de luz. Logo tendemos a mais sono, e nossos músculos ficam mais contraídos, o que nos deixa mais lentos.

Para vencer esse desânimo, mesmo que seja difícil no começo:

Pratique uma atividade física, conforme o corpo esquenta fica melhor;
Durma bem, descanse. Faça a higiene do sono;
Abra a casa, isso ajuda o corpo a acordar;
Tome sol, te ajuda a aquecer e ativar vitamina D, muito importante para imunidade.

Receita saudável para o inverno

A nutricionista destaca uma receita saudável, saborosa e muito útil para dias frios de inverno. Anote a seguir:

Torta fit salgada para dias friosFoto: Reprodução/ YouTube

Torta fit salgada

1/2 abobrinha ralada
1/2 cebola picada
1/2 cenoura ralada
Cheiro verde picado a gosto
Sal a gosto
3 ovos
70g de parmesão ralado
1col sopa de fermento químico

Misture tudo. Unte uma forma e leve ao forno por aproximadamente 35min. Sirva em seguida.

Mais táticas para o frio

E vocês? Quais são as suas táticas e estratégias para os dias de muito frio? Minha filha chegou a dormir alguns dias com a camiseta do uniforme para não precisar trocar de roupa cedinho ;) Também tem aqueles que usam duas calças, duas meias, reforçam com gorros, enfim, vale tudo para não passar frio. Alimentação Saudável, Prática de Atividades Físicas e Mente Saudável são pilares fundamentais para seguirmos em frente até com a temperatura negativa.

Deixo o espaço abaixo aberto para trocarmos mais dicas e comentários sobre comidas para dias frios de inverno. Obrigada!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários