CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Óculos para diminuir miopia? Minha filha viu diferença

Falo aqui sobre a experiência da minha filha com as lentes HOYA. Tem como diminuir a miopia com crianças?

Por Aline Oliveira, publicado em 19/07/2023 e atualizado hoje.

Vocês já ouviram falar em óculos para diminuir a miopia das crianças? Soube disso na última visita ao oftalmologista com minha filha. Uma lente especial para diminuir a miopia. E olha que coincidência. Dias depois recebemos um release da empresa aqui no e-mail da Redação de OsPaparazzi. Vou compartilhar as informações abaixo com vocês aqui em Pais e Filhos.

Eu comprei as lentes e a armação dos óculos na Liberal Ótica, no Jardim Aquarius, em São José dos Campos. Recomendo demais! Eles são incríveis. Um atendimento muito personalizado, especial e o produto de primeira qualidade.

Minha filha já sentiu muita diferença quando trocou as lentes pela HOYA (mais detalhes abaixo). Ela disse que passou a enxergar as cores de forma mais nítida e clara. Uma dorzinha de cabeça ao fim do dia também parou. Nós vamos voltar à médica neste fim de ano e eu atualizo aqui as informações com vocês.

Informações sobre a lente para diminuir miopia

A miopia é uma preocupação alarmante em todo o mundo. Estima-se que terá impacto sobre mais da metade da população mundial até 2050. A prevalência de miopia alta (- 5,00D ou maior) deve aumentar de 3%, índice atual, para 10% da população míope até 2050. Esse tipo de miopia está associado a um risco maior de patologias que ameaçam a visão, como a degeneração macular miópica.

A fim de mitigar esse cenário, a HOYA Vision Care, empresa japonesa e líder global, que produz lentes de óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia - traz em seu portfólio, a MiYOSMART, lentes de óculos que reduzem a progressão da miopia infantil. O produto conta com a tecnologia D.I.M.S. (Defocus Incorporated Multiple Segments), patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong e tem como objetivo, corrigir o defeito visual em toda a sua superfície. Possui uma área de tratamento em forma de favo de mel para diminuir e até frear a progressão da miopia.

Para se ter ideia, a HOYA Vision Care é a única empresa do mercado que possui um estudo aprofundado sobre o tema para prevenção e tratamento da miopia em crianças. Prova disso, é que a MiYOSMART é considerada a primeira lente de miopia a atingir uma taxa de eficácia considerada alta em lentes ópticas/oftálmicas, apoiadas por dados clínicos fortes, como por exemplo, um estudo recente de seis anos realizado pelo Centro de Pesquisa de Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong.

Para sua realização, foram randomizadas 183 crianças que usam lentes de óculos D.I.M.S. e foram submetidas a uma avaliação do efeito de controle de miopia e segurança a longo prazo. Os resultados mostraram que as lentes para óculos D.I.M.S. proporcionaram um efeito sustentado de diminuição da progressão da miopia e alongamento axial em crianças míopes que usaram lentes D.I.M.S. por até 6 anos.

Vale destacar outro estudo inédito promovido pelo Centro de Pesquisa de Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong, que acompanhou 146 crianças míopes, com idade entre 3 e 10 anos. O objetivo da pesquisa era de avaliar a eficácia de uma lente de óculos para controle de miopia (D.I.M.S.) para desacelerar o avanço da miopia em uma população de crianças europeias, em comparação com 0,01% de atropina e D.I.M.S. e atropina combinados.

Dos participantes, 53 receberam atropina, 30 receberam óculos D.I.M.S., 31 receberam atropina+DIMS, e 32 receberam óculos de visão simples. Em conclusão, D.I.M.S. e 0,01% de atropina parecem oferecer intervenções eficazes para desacelerar o alongamento axial míope e a combinação destes dois tratamentos parece mais eficaz para desacelerar a evolução da miopia. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo desse tipo a ser realizado com participantes europeus.

“A miopia ocorre quando o globo ocular cresce além do crescimento fisiológico ocular (chamada miopia axial), ou quando a córnea é mais curva que o ideal. Isso faz com que os raios de luz se concentrem na frente da retina, ao invés de focar sobre ela. As pessoas com a miopia axial, quando passam a fazer uso contínuo da MiYOSMART têm uma média de 60% na desaceleração na progressão da miopia, pois a estrutura da lente permite simultaneamente desacelerar o crescimento do globo ocular e proporcionar uma visão mais clara”, explica o Dr. Celso Cunha, médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil.

“Hoje nós temos alguns tratamentos para o controle da miopia em crianças, porém, eles são realizados de forma invasiva, como os colírios de atropina em baixas concentrações, que demonstraram ser, anteriormente, os mais eficazes, mas que podem carregar efeitos colaterais associados, como fotofobia e visão de perto turva. Já a MiYOSMART é uma solução segura, fácil de usar, eficaz e não invasiva para gerenciar a miopia”, comenta Dr. Celso.

As lentes MiYOSMART já são utilizadas em diversos países da Ásia, África e Europa há alguns anos, e chegam ao Brasil a fim de reduzir o número de crianças e adolescentes que convivem com a miopia progressiva. A prescrição do uso deve ser feita por um médico oftalmologista e o produto está disponível em centenas de ópticas certificadas no Brasil.

A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Atualizo este artigo com mais novidades sobre o uso das lentes pela minha filha.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários