CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Quem é Lucas Strabko, o Cartolouco de A Fazenda

Apresentamos a Wikipédia do Cartolouco; tem Instagram, YouTube, explicação da rescisão, motivo para ser demitido da Globo e a biografia completa

Por Ana Carolina, publicado em 08/09/2020 e atualizado hoje.
O jornalista esportivo Lucas Strabko ganhou o apelido de Cartolouco, na Rede Globo, por criar um personagem que misturava humor e jornalismo. Cartolouco é uma referência ao jogo Cartola FC, principal fantasy game do mundo e principal produto da Globo.com na área de esportes. Foi demitido da Globo em abril de 2020 após inciar carreira no 'globoesporte.com' como estagiário. Acompanhe a seguir a biografia de Lucas Strabko, participante de A Fazenda 12.

Início da carreira


Lucas Strabko é natural de São Paulo. Estudou Comunicação Social - Jornalismo faculdade Cásper Libero. A data de nascimento é 6 de outubro de 1994. O primeiro emprego foi no jornalismo esportivo, como repórter do Diário Lance!. Escreveu reportagens para o jornal e também para o portal Lancenet. A oportunidade no Lance surgiu em 2015.

Em fevereiro de 2016 passou no processo seletivo para trabalhar como estagiário do globoesporte.com, em São Paulo, na Rede Globo. Misturando informação com irreverência, começou a ganhar destaque no portal. Produzia reportagens sobre o fantasy game Cartola FC. Com um jeitão meio maluco para fazer as reportagens, ganhou o apelido de Cartolouco. E também de 'Estagiário da Globo'.

Cartolouco na Globo


Com reportagens no Globo Esporte, Esporte Espetacular, Fantástico e outros telejornais, o Cartolouco se tornou um sucesso de audiência. Entrevistou Carlitos Tevez, entrevistou Rogério Ceni com um nariz gigante no rosto, entrevistou Tiago Leifert (de quem é fã), Galvão Bueno, entre outras estrelas.

O programa Cartolouco, na Globo.com, estreou em julho de 2016. Com recordes de visualizações no GE e também nas redes sociais da Globo. Também em 2016 conquistou o prêmio de Revelação da Mídia Esportiva.

Por que o Cartolouco foi demitido da Globo?


A rescisão da Globo veio em abril de 2020. Mas por que ele foi demitido? Segundo o próprio Lucas Strabko, o motivo da demissão foi a postagem de um vídeo onde aparece sem roupa, na privada e fazendo uma brincadeira com o papel higiênico (à época os jogadores de futebol viralizavam um Desafio do Papel Higiênico, fazendo embaixadinhas com o papel). Teria sigo a gota d'água para ser demitido, após algumas advertências pelo comportamento longe das câmeras.



Sobre o salário do Cartolouco na Globo, ele começou como estagiário (salário de cerca de R$ 1.200). Depois foi promovido para o cargo de Repórter I. Ou seja, recebia o piso salarial para um repórter comum da emissora. Em entrevista ao canal Pilhado, no YouTube, com o jornalista Thiago Asmar, também demitido da Globo, Lucas falou sobre a rescisão. Ele foi demitido ainda no período de férias.

'A Globo é muito conservadora. Saí por causa do desafio do papel higiênico (...) Acho que incomodava umas pessoas, sim', declarou o Cartolouco.

Propaganda para iFood


Lucas protagonizou uma ação de merchandising então inédita na Rede Globo para a empresa iFood. Ele apareceu no estádio segurando um pedaço de papelão, ao vivo, durante a transmissão do futebol na Globo. Luís Roberto então chamou: 'Olha lá o Cartolouco falando pra gente fazer um iFood'. Na sequência, a equipe da transmissão, com os comentaristas Casagrande e Junior, aparecem comendo o pedido do iFood.

'Saiu matéria no UOL, no dia seguinte, com repórter conhecido da Globo, que estava p. porque ele não podia fazer propaganda e eu podia', revelou o Cartolouco.

PublicidadePublicidade

Quando a Globo disse não


Cartolouco conseguiu convencer a diretoria do clube de futebol Água Santa, de São Paulo, para contratá-lo como jogador profissional no Paulistão. A Globo vetou esse projeto de Lucas. Outros vídeos postados nas redes sociais também foram barrados. Sobre os chefes na Rede Globo, ele fez elogios a apenas um: Renato Ribeiro, que já trabalhou na rua como repórter. Na lista de chefes do esporte na Globo à época tivemos Renato Ribeiro, Gustavo Poli, José Gonzalez, Ali Kamel, Carlos Henrique Schroder, entre outros.

'Grande parte dos chefes do esporte nunca foram pra rua. Querem cobrar coisas surreais da rua. Mas não sabem como é. Como cresceram na Globo? Puxando saco, fazendo panela', disse Thiago Asmar na entrevista.


'Quem faz o jornalista ser bom é a rua. Concordo contigo', acrescentou Lucas no bate-papo.

Torce pra quem?


O time do Cartolouco, dizem, é o Corinthians. Mas ele não revela o time do coração publicamente. Afinal, trabalha na área esportiva. No vídeo abaixo, em seu canal oficial no YouTube, o Cartolouco revela quais são os times do coração dos jornalistas esportivos da Globo. Ivan Moré está neste bate-papo. Sobre a sua vida pessoal, Lucas não tem filhos. Em 2020, aos 25 anos de idade, declarou que sonhava, sim, com casamento. A namorada Amanda, também jornalista esportiva, chegou a publicar no Instagram em 2016 um comentário criticando reportagem onde Lucas aparece beijando torcedoras no estádio.


A Fazenda 12


Em 8 de setembro de 2020, no reality show A Fazenda 12, na Rede Record, houve a confirmação da participação do Cartolouco. Com apresentação de Marcos Mion.

Ganhou críticas de Hugo Gloss no Instagram. Mas o próprio Hugo pediu desculpas. Foi um caso envolvendo o corpo de Jojo Todynho. Foi defendido pelo ídolo Tiago Leifert.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários