CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Influenciador e influenciável no BBB. Veja prós e contras

Psicóloga Letícia de Oliveira explica questões abordadas no BBB 21. Lado bom e lado ruim de influenciadores e influenciáveis.

Da Redação, publicado em 11/02/2021 e atualizado hoje.

O apresentador do BBB 21, Tiago Leifert, falou sobre Influenciadores e Influenciáveis no Jogo da Discórdia do reality show. Cancelamento Virtual, Influenciador e Influenciável são os principais temas debatidos na edição 2021 do BBB. OsPaparazzi entrevistou a psicóloga Letícia de Oliveira com questões apresentadas no reality da Rede Globo. A seguir selecionamos os prós e os contras de Influenciador e Influenciável. São reflexões do game, claro. Mas que acabam nos fazendo refletir também fora da casa.

Influenciadores no BBB 21

Karol Conká, Projota e Nego Di foram os nomes que mais apareceram na lousa do Jogo da Discórdia no bloco do Influenciador. Também foram citados Gilberto BBB 21, Sarah BBB 21, Rodolffo BBB 21, entre outros. Afinal não existe somente um lado ruim em ser influenciador. Ou somente um lado bom. Como disse Viih Tube durante o game. Não estamos falando de vilões e mocinhos. Veja nas observações de Letícia a seguir.

Pontos positivos do influenciador:

Ele se sente poderoso, sua auto-estima aumenta, se sente mais seguro. Mais pertencente ao grupo. Porque as pessoas no geral precisam de alguém liderando. Sentir que você é parte principal de um grupo, faz o seu instinto de sobrevivência gritar de felicidade. Porque você é necessário e fundamental para a comunidade que pertence.

Pontos negativos do Influenciador:

Ele é muito mais ansioso, mais estressado. Assume papéis e responsabilidades que não são suas. Tem muita dificuldade de confiar. Dificuldade de delegar. Acaba que a pessoa que é influenciadora acaba sobrecarregada e muitas vezes sozinha. É muito comum pessoas influenciadoras terem crises de ansiedade, se tornarem depressivas.

'É como se não tivesse ninguém suficientemente bom para poder influenciá-las e ajudá-las em algum tipo de situação', diz a psicóloga.

Influenciáveis no BBB 21

Arcrebiano, Arthur, Thaís, Pocah e Carla Diaz foram alguns dos nomes que mais apareceram no bloco Influenciável do Jogo da Discórdia de Boninho. Mas reforçando: não existe somente lado ruim em ser influenciável; ou somente um lado bom. Não podemos entrar na discussão de cancelamento BBB. Porém, a reflexão aprofundada é interessante.

Pontos positivos do influenciável:

Pensa pouco. Reflete pouco. E se responsabiliza pouco. Se deu errado, é culpa de quem falou. Se deu certo, tá tudo bem. Sofrem menos, porque se responsabilizam menos. Escolhem menos e percebem menos as consequências das escolhas que elas fazem.

Pontos negativos do influenciável:

São mais inseguras e dependentes emocionalmente. São mais carentes, precisam mais de aprovação. Tem dificuldade de escolher, porque normalmente alguém escolhe por elas. Pessoas muito indecisas. Sempre alguém decidiu por mim. Então não sei o que fazer caso não tenha alguém para decidir. É mais difícil seguir aquilo que de fato não sei se acredito. Não consegue entrar em contato com a sua essência, porque tem sempre alguém dizendo qual é o melhor caminho.

'Ao atender pessoas influenciáveis, percebo o quanto que elas não se conhecem, o quanto não refletem. E o quanto é fácil tirá-las do caminho, da essência e do propósito que acreditam para suas vidas', explica a psicóloga Letícia de Oliveira.

Leitura psicológica do game Big Brother Brasil 2021

Que BBB intenso! Quando passou a primeira semana, Tiago Leifert até brincou nas redes sociais: 'Foi um ano que passou?' Ai, ai, ai. Muito se falou sobre tortura psicológica. Principalmente com a eliminação de Lucas Penteado, que sofreu tanto na casa. No Instagram oficial, Letícia comentou a saída de Lucas do reality show (veja abaixo).

'Particularmente acho que é uma edição muito pesada. Talvez porque os participantes já estavam isolados e vivendo uma pandemia. Então mostraram muita raiva, muita intensidade', observou Letícia.

As reflexões do BBB na vida real são diversas: Quem eu estou seguindo? Quem eu estou admirando? Será que se eu estivesse no BBB, teria atitudes como essas? Será que posso estar magoando pessoas próximas da mesma forma que enxergo no reality show? Será que em alguns momentos eu sou tão cruel como aquela participante foi em determinada atitude? Será que sou tão influenciável no meu grupo de trabalho como aquele participante foi na televisão?

'O BBB mostrou como o influenciador pode ser pesado. E como o influenciado pode ser perdido. Espera o comando da outra pessoa para poder tomar as próprias atitudes. Também estamos vendo que todo mundo erra, independentemente de cor, raça, gênero, classe, sexualidade. Todos somos humanos. Dignos de erros. E não podemos cancelar quem erra, sair cancelando (...) olhando os erros tão fortes, olhamos mais para nós mesmos. Quem você admira? (...) estamos vendo participantes inteiros, e não só a ponta do iceberg', observou a psicóloga.

Dicas para influenciadores e influenciáveis

Busque o autoconhecimento. Faça questionamentos. E mantenha a observação. O que me irrita no BBB 21? Por quê? Por que você se sentiu com a vontade de cancelar determinado participante? Faça reflexões. É fundamental.

'Será que ofendi aquele meu amigo? Peça um feedback. Isso é sempre difícil pra todo mundo. Mas é através do feedback e da observação que a gente evolui. Não tive a intenção de machucar você. Mas machucou. A pessoa se sentiu ofendida. Então você precisa refletir. Ah, mas essa é a forma como o meu pai ensinou. Ok. Mas talvez não seja a forma correta de falar com aquela determinada pessoa', sugeriu nas dicas.

E tem mais dicas: fique perto das pessoas que conhecem a sua essência. Isso faz com que você consiga se manter conectado com a sua base, com o seu equilíbrio, com a sua essência.

Quem é quem no BBB 21

Torcedores de BBB 21 já sabem quem é quem no reality show. Cada um tem os seus participantes favoritos. E os seus participantes vilões (mas sem cancelamento, ok?). Pois muito que bem. Quer saber as curiosidades das biografias de cada participante do reality show? Acesse BBB 21 e navegue nas biografias dos participantes. E se você gostou deste artigo, compartilhe com os amigos. Utilize as hashtags #BBB21 , #RedeBBB e #OsPaparazzi .

Compartilhe com um amigo!

Comentários