CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Entenda o que a Patrícia Maldonado faz nos EUA

Por onde anda a jornalista e apresentadora Patrícia Maldonado, hein? Acompanhe a nossa Wikipédia alternativa

Por Aline Oliveira, publicado em 09/04/2024 e atualizado hoje.

A jornalista Patrícia Maldonado ganhou destaque no programa Tudo a Ver, na Rede Record, ao lado de nomes como Paulo Henrique Amorim e Luciano Faccioli. Mas você sabe por onde anda a apresentadora? Patrícia passou a viver nos Estados Unidos. E aqui em OsPaparazzi você confere a Wikipédia alternativa da jornalista em formato de biografia.

Atualizamos a biografia recebendo um carinhoso e-mail de Patrícia. Ela nos ajuda corrigindo informações como, por exemplo, a cidade de nascimento (na Wikipédia aparecia a cidade de Valinhos, mas ela é natural de São Paulo).

Quem é Patrícia Maldonado

O nome completo é Patrícia Maldonado Aricó. Ela é natural de São Paulo. Mudou-se para Valinhos, interior de SP, aos 3 anos de idade. A data de nascimento é 13 de maio de 1975. Tem 1,60 metros de altura. O primeiro grande veículo no qual atuou foi o jornal Folha de SP em 1994. A primeira oportunidade na TV foi na afiliada da Rede Globo, a EPTV. Depois passou também pela TV Aliança Paulista, em Sorocaba e em Jundiaí.

E a formação profissional? Em qual faculdade ela estudou? Patrícia Maldonado estudou Comunicação Social - Jornalismo na PUC de Campinas em 1996.

Nem sempre teve muita afinidade com o jornalismo esportivo. Como nos explica no e-mail:

'Não tinha muita intimidade com jornalismo esportivo quando fui chamada pelo SporTV para ser repórter. Fazia ocasionalmente matérias sobre futebol no interior mas, mesmo assim chamei a atenção da chefia quando eles decidiram que precisavam de uma repórter mulher', contou.

Ficou no SporTV até 2004. Como repórter esportiva e apresentadora. Até ser contratada pela Rede Record para trabalhar no esporte. Tempos depois, surgiu o Tudo a Ver, de Paulo Henrique Amorim. Na Record, ganhou grande destaque também com o matutino Hoje em Dia - com Ana Hickmann, Edu Guedes, Brito Júnior e Chris Flores.

'Trabalhei no Hoje em Dia apenas cobrindo férias da Ana enquanto atuava no jornalismo da emissora. E na Record trabalhei ainda no Sem Saída com Márcio Garcia, no Troca de Família, no Domingo Espetacular, entre outros', explicou.

Jornalista Patrícia Maldonado em entrevista sobre biografiaFoto: Reprodução/ YouTube

Patrícia assinou com a Band em 2007. Trabalhando inicialmente no entretenimento, no programa É o Amor. Em parcerias com Ricardo Boechat e Milton Neves. Foi apresentadora do Band Esporte Clube. Também apresentou o Band Folia (por 10 anos), no Carnaval de Salvador.

Em 2015 ela saiu da Band? Não. Na verdade, mudou de país mas continuou contribuindo para a emissora como correspondente internacional. Com a pandemia da Covid-19, abriu o leque e começou a oferecer coberturas para outras emissoras, como CNN Brasil e SBT.

Patrícia Maldonado dá leveza para o jornalismo. Tem credibilidade, mas sempre com uma pitada de humanização. Ela é leve, carismática, sorridente. Na Record, me lembro muito do formato descontraído que levava para os programas. E isso aflorou ainda mais no ambiente esportivo. Seja entrevistando atletas. Ou nas apresentações dos programas de esporte. Um nome marcante na comunicação e com uma carreira impecável - com experiência em grandes coberturas, como Copa do Mundo e Olimpíada.

Ela também trabalha como mestre de cerimônias, influenciadora e também como mentora de cursos sobre Comunicação. Como o curso 'Vídeos que convertem'.

Vida pessoal, casamento e gravidez

O marido também é jornalista, Guilherme Arruda. Patrícia Maldonado e Guilherme se casaram em setembro de 2012. Dois anos antes, anunciou sua primeira gravidez. A primeira filha, Nina, nasceu no dia 25 de junho de 2010. A segunda filha, Maitê, nasceu no dia 31 de janeiro de 2012. A família toda se mudou para os EUA em busca de segurança, paz e um ambiente mais tranquilo para o cuidado com os filhos.


Patrícia Maldonado, o marido Guilherme e as duas filhas.

Patrícia e o marido se apaixonaram pelo estilo de vida nos EUA. Eles moram em Orlando, na Flórida.

Patrícia Maldonado hoje, em 2024

Em 2024, Patrícia Maldonado se destaca como Head of PR and Communications da FC Series e, além de seguir atuando como mestre de cerimônias, mediadora de eventos, apresentadora de vídeos institucionais, ainda é sócia de duas agências: Cheers (marketing digital e assessoria de comunicação e eventos) e Let'sports (marketing e comunicação esportiva).

Em abril de 2024, publicou um texto inspirador no Instagram citando o jornalista Zé Gonzalez, demitido da Rede Globo na área de esportes. Inspirada em comentário de Gonzalez sobre o jornal Lance!, ela falou sobre o Tudo a Ver, da Record.

'Foi graças ao programa, ou melhor, ao saudoso Paulo Henrique Amorim, que temos hoje brilhando na TV Chris Flores, Edu Guedes (...) Paulo Henrique não foi só quem teve a ideia do programa (baseado no que via fazer sucesso nos EUA quando era correspondente internacional em Nova York) mas também quem escolheu cada um dos integrantes do time. A maioria sem nenhuma experiência de vídeo, como a Chris, a Ana, o Edu. Todos esses eram iniciantes e ele tinha paciência e, mais do que isso, sabia (não me pergunte como) que todos seriam sucesso! Já no caso dos que tinham experiência de vídeo, como eu, o trabalho era outro: ele lapidava, fazia com que a gente esquecesse tudo que sabíamos e apresentássemos uma nova versão de nós mesmos', escreveu.

Jornalista Patrícia Maldonado e o marido Guilherme ArrudaFoto: Reprodução/ YouTube

'Me lembro de quando conversamos a primeira vez e ele disse que meu papel seria transmitir as notícias de forma leve e descontraída, conversando com ele, com os repórteres na rua e com os próprios colunistas do programa sem formalidade. Ele dizia: se quiser chorar, chore. Se quiser rir, ria. E ele amava quando eu dava risada, principalmente quando tinha crise de riso (e elas aconteceram muitas vezes). Enfim, pouca gente se lembra, mas esse programa e, principalmente, esse jornalista incrível, com um olhar único, foi um divisor de águas na vida de muitos que estão na TV até hoje. Mas eu nunca vou me esquecer. Que saudade, Paulo Henrique', concluiu.

Um dos destaques da trajetória nos EUA foi o programa Família Muda Tudo, no YouTube, falando sobre brasileiros que mudaram de país. Em um dos programas, por exemplo, ela entrevista a influenciadora Flávia Calina, que também se mudou do Brasil. Os últimos episódios gravados foram em 2023.

Você também é fã?

Lembrando que a nossa Wikipédia pode ser atualizada a qualquer momento com novas conquistas na biografia de Maldonado. Também deixamos o espaço aberto para compartilharmos carinho com os comentários do Facebook. Sucesso, Patrícia!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários