Entenda dimensão do Globo de Ouro 25 no Brasil
Fernanda Torres conquistou o troféu de Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025. Conquista histórica do cinema nacional com Ainda Estou Aqui
Da Redação, publicado em 06/01/2025 e atualizado hoje.5 de janeiro de 2025 entrou para a história do cinema brasileiro com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025. Levou o troféu de Melhor Atriz pela atuação no filme Ainda Estou Aqui, com direção de Walter Salles. A vitória tem uma importância gigantesca para os filmes brasileiros. Você sabia que o Brasil nunca ganhou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro?
'Ainda Estou Aqui' não levou o troféu de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro. Ficou com Emilia Perez, filme francês. Porém Fernanda Torres desbancou uma lista de estrelas internacionais: Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
Em 1999, a mãe de Fernanda, Fernanda Montenegro, não conquistou o troféu de Melhor Atriz. Porém o filme Central do Brasil, também de Walter Salles, ficou com o troféu de Melhor Filme em língua não inglesa.
O portal Omelete fez uma análise sobre o tamanho da conquista de Fernanda Torres no Golden Globes:
'Além de colocar Torres como favorita à indicação ao Oscar 2025 (nos últimos 37 anos, apenas duas atuações femininas de premiadas Globo de filme dramático não foram indicadas ao Oscar), a vitória potencializa o movimento de uma verdadeira torcida. Entre em qualquer publicação repercurtindo o Globo de Ouro no Instagram, de qualquer página, e vá nos comentários', destacou o Omelete, chamando a atenção para a torcida no Brasil.
Tivemos fogos de artifício. As imagens de Fernanda Montenegro assistindo à vitória da filha. As gravações de influenciadores/ artistas emocionados com a vitória do Brasil. Selton Mello - outro símbolo do nosso cinema - também ali chorando. Um clima de Copa do Mundo. E uma vitória histórica da nossa cultura.
Brasil no Oscar
A primeira tentativa do Brasil no Oscar foi com O Pagador de Promessas, com direção de Anselmo Duarte, filme de 1963. Bateu na trave, mas conquistou uma Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.
O Quatrilho, de Fábio Barreto, em 1994, e O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, também foram indicados ao troféu de Melhor Filme Estrangeiro.
Já Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, foi recordista de indicações no Oscar: quatro indicações, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.
Em 2025, estamos na torcida. A festa do Oscar 2025 é realizada num domingo, 2 de março de 2025.