CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação/ Globo Filmes

Medida Provisória: Lázaro Ramos conquista críticos

O filme brasileiro Medida Provisória (Executive Order), com a estreia de Lázaro Ramos na direção, se tornou o queridinho da crítica internacional. Saiba por que vale a pena assistir!

Por Silas Pereira, publicado em 26/03/2021 e atualizado hoje.

O filme 'Medida Provisória' marcou a estreia do ator Lázaro Ramos como diretor no cinema nacional. Filmado em 2019, 'Executive Order' ganhou estreia internacional em festivais de cinema da Europa. A estreia foi agendada para 2021 no Brasil. Com elogios da crítica internacional, o longa-metragem do diretor Lázaro Ramos despertou a curiosidade dos fãs brasileiros. Na opinião da crítica, já pode ser considerado um filme cult.

Um ponto que chamou atenção foi a crítica do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. Ele pediu um boicote ao filme 'Medida Provisória'. Segundo ele, o filme foi 'bancado com recursos públicos' e acusa o governo Jair Bolsonaro pela prática de 'crimes de racismo'. O pedido de Camargo despertou ainda mais interesse, principalmente, entre os brasileiros que não apoiavam o governo Bolsonaro.

A Globo Filmes exibiu Medida Provisória na CCXP WORLDS. Mas o filme fala sobre o quê? Tem produção de Daniel Filho e coprodução da Globo Filmes.

Sinopse: O filme Executive Order é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não”, de Aldri Anunciação, que estreou originalmente em 2011, em Salvador. Com direção de Lázaro Ramos, tem no elenco Taís Araújo e Seu Jorge. A ficção se passa num Brasil do futuro, no qual uma medida de reparação social afeta diretamente a vida de uma família, o jovem casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (interpretado pelo ator Alfred Enoch de “How To Get Away With Murder”) e o primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora na casa da dupla. Certo dia uma medida de reparação financeira pelos tempos de escravidão no Brasil é proposta, e é respondida com outra. Com isso, o casal acaba separado sem saber se poderá se reencontrar.

No elenco, além de Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch, temos Renata Sorrah, Adriana Esteves, Mariana Xavier, Flavio Bauraqui, Pablo Sanábio, Emicida, Jéssica Ellen, Luís Miranda, entre outros nomes. Assinam o roteiro Lázaro Ramos, Aldri Anunciação, Elisio Lopes Jr e Lusa Silvestre. O filme brasileiro estreou na Rússia em 3 de outubro de 2020, como Executive Order. Saiba mais sobre as críticas internacionais a seguir.

O tamanho de Lázaro Ramos no cinema nacional

Aos 42 anos de idade, Lázaro Ramos consolida em 2021 uma biografia repleta de conquistas no cinema nacional. Ator, diretor teatral, autor de literatura infantil, apresentador de TV, influenciador digital e agora também cineasta.

O primeiro filme foi 'Cinderela Baiana', em 1998, com a curiosidade de contracenar com Carla Perez. Depois emplacou uma sequência de filmes brasileiros relevantes para a história do nosso cinema. Madame Satã (2002), Carandiru, O Homem Que Copiava, O Homem Do Ano, Meu Tio Matou Um Cara (2003), Cidade Baixa, Ó Pai Ó, Saneamento Básico O Filme, Amanhã Nunca Mais, Marighella, O Vendedor de Passados, Mundo Cão, O Beijo no Asfalto, Mussum um Filme do Cacetis, entre outros.

Foi a relevância no cinema, somada ao sucesso no teatro de Salvador, que popularizou a carreira de Lázaro para as novelas e séries na Rede Globo. É considerado um dos principais atores do novo momento do cinema brasileiro, dividindo a prateleira com Wagner Moura, Selton Mello, Rodrigo Santoro e Matheus Nachtergaele.

Críticas Medida Provisória

No Instagram oficial de Lázaro Ramos (veja acima), há destaques para as estreias do filme em festivais internacionais. E a recepção foi positiva. Nos EUA, chegou a entrar na programação do Festival SXSW. O portal de críticas internacionais, Rotten Tomatoes, chegou a ficar com o 'tomatômetro' em 100% de aprovação para o longa-metragem. Um feito incrível. As primeiras avaliações também foram positivas no site IMDB.

'Polêmico e provocativo, Medida Provisória parece um filho de Corra! com The Handmaid's Tale, uma interseção de distopia fascista e preconceitos antigos trazidos fervendo para a superfície', escreveu a crítica do Silver Screen Riot.


Críticas internacionais do filme Medida Provisória

'É um filme provocante. O encanto que o cinema nacional ganhou com Bacurau, agora ganhou uma segunda dose com Executive Order. Lázaro Ramos deixa o melhor cartão de boas-vindas como cineasta. Queremos mais. Com a repercussão da crítica internacional, podemos afirmar que temos um novo cult no cinema nacional', elogiou a crítica.

'Lázaro Ramos pegou elementos de filmes como 'Uma Noite de Crime' e deu a eles um toque racial oportuno. E mesmo com um conceito tão perturbador, o filme consegue ser uma viagem emocionante', destacou a crítica do Monsters and Critics.

Também houve críticas positivas em portais como Awards Radar, o jornal Austin Chronicle (da cidade sede do SXSW), Film Threat, Rotten Tomatoes, IMDB e Cinema Reporter. Executive Order venceu o troféu de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Fest. Também foi premiado como 'melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus no festival Pan African Film'.

'O filme mais apaixonado, inventivo e inteligente que vi no SXSW este ano foi Medida Provisória, de Lázaro Ramos. Ele se passa em um Brasil distópico. Você não encontrará um filme mais revigorante este ano', escreveu a crítica da LA Weekly, no SXSW nos Estados Unidos.

A adaptação da tragicomédia 'Namíbia, Não!' cumpre o seu objetivo. Alfred Enoch se entregou ao papel em atuação marcante. Quem lembra dele? Alfred foi Dean Thomas na franquia Harry Potter e o Wes das primeiras temporadas de How to Get Away with Murder. É natural de Londres, na Inglaterra, mas a mãe é brasileira. Enoch fala português fluentemente.

Já assistiu Medida Provisória? Comente conosco

Para quem já assistiu ao filme Medida Provisória, o espaço abaixo é aberto para trocarmos comentários e opiniões. Você entendeu o final de Medida Provisória? Tem alguma observação sobre a estreia do cineasta Lázaro Ramos? O que achou do pedido de boicote? E dos elogios da crítica internacional? Comente abaixo!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários