CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

The Masked Singer na Globo: veja guia completo

Entenda as regras e o formato do reality show The Masked Singer Brasil, na Rede Globo. Apresentadora Ivete Sangalo, quatro jurados e participantes fantasiados misteriosos. Vencedora foi Priscilla Alcantara. Em janeiro de 2022 tem mais

Por Ana Carolina, publicado em 06/01/2022 e atualizado hoje.

A Rede Globo estreou no dia 10 de agosto de 2021, terça-feira, a primeira temporada do reality show The Masked Singer Brasil. A segunda temporada ganhou estreia para o dia 23 de janeiro de 2022, domingo. Com novidades, como Tatá Werneck entre os jurados. A grande vencedora da primeira edição foi Priscilla Alcantara (fantasia de Unicórnio, a Pri Alcantara), em 19 de outubro de 2021.

OsPaparazzi preparou um guia completo do programa musical em formato de Wikipédia. Falamos sobre as regras, o formato, a apresentadora Ivete Sangalo, os quatro jurados, os participantes misteriosos, entre outras curiosidades. Qual é o significado de The Masked Singer? Por que a Globo aposta tanto neste formato? Quem são os cantores famosos participantes, escondidos nas fantasias? Respondemos a essas e outras perguntas no guia a seguir. Acompanhe!

Masked Singer 2022

Na segunda temporada, o reality show passou a ser exibido aos domingos. O The Masked Singer Brasil ganhou estreia para o dia 23 de janeiro de 2022. O time de jurados ganhou o reforço de Tatá Werneck. Ao lado de Taís Araújo, Rodrigo Lombardi e Eduardo Sterblitch. A cantora Priscilla Alcantara, vencedora da primeira edição, ganhou espaço como repórter dos bastidores da atração.

Final do Masked Singer 2021: Priscilla Alcantara campeã

Priscilla Alcantara, com fantasia de Unicórnio, foi a grande campeã da primeira edição do The Masked Singer na Globo. Na lista de músicas cantadas na grande final, em 19 de outubro de 2021, destaques para 'Quando a Chuva Passar', de Ivete Sangalo, e 'I Will Always Love You', de Whitney Houston. Os jurados acertaram em cheio os palpites antes da revelação da campeã.

Na final também foram reveladas as seguintes fantasias: Arara (Cris Vianna), Monstro (Nicolas Prattes, foi o segundo lugar, vice-campeão) e Gata Espelhada (Jéssica Ellen).

Quem é Priscilla Alcantara?

O nome completo é Priscilla Alcantara Silva Fonseca. Ela é natural de Itapecerica da Serra. A data de nascimento é 19 de junho de 1996. Priscilla Alcantara tem 1,54 metros de altura. É cantora, apresentadora e atriz. Ganhou fama nacional ainda criança, quando apresentava o Bom Dia e Companhia no SBT. Participou do reality show, na Rede Globo, aos 25 anos de idade. Abriu a carreira de cantora solo em 2006. E se destaca cantando músicas românticas, músicas pop e também no estilo gospel. Ela aprendeu a cantar ainda criança, através de corais da igreja evangélica. A religião é a católica.

Na lista de pistas antes da final, revelou: 'Eu não tenho filhos, mas sou mãe de uma pet menina'. Após ser campeã, comemorou: 'Eu aceitei o convite logo de cara, vi como uma forma de servir a minha arte como um ato de amor', declarou.

O que é The Masked Singer

Começamos explicando o significado do nome. A tradução livre é O Cantor Mascarado. O reality show é diferente do The Voice Brasil ou dos demais musicais. Enquanto no The Voice os jurados ficam de costas apenas ouvindo as vozes, no The Masked Singer eles ficam de frente mas dando de cara com artistas fantasiados. Atrás das fantasias temos os famosos misteriosos. A produção do programa precisava guardar a sete chaves o mistério por trás das fantasias dos participantes.

Na primeira temporada na Rede Globo, a ideia foi apostar em 12 fantasias diferentes para os 12 participantes. O investimento foi alto no figurino. E também na composição do palco. Um show de luzes, cores, magia e boa música. Os diretores do reality show são Adriano Ricco (Globo) e Marcelo Amiky (Endemol Shine Brasil). The Masked Singer Brasil é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil.

Finalistas The Masked Singer 2021

A final foi agendada para 19 de outubro de 2021. Dos 12 participantes, oito foram eliminados. E quatro foram para a grande final. Foram eles: Gata espelhada, unicórnio, arara e monstro. Conheça a seguir as músicas destinadas para a grande final do programa.

Finalista Gata Espelhada cantando 'The Greatest Love of All', de Whitney Houston
Finalista Arara cantando 'Got To Be Real', de Cheryl Lynn
Finalista Monstro cantando 'Você', de Tim Maia
Finalista Unicórnio cantando 'Quando a Chuva Passar', de Ivete Sangalo

O grande campeão do The Masked Singer 2021 foi Priscilla Alcantara, a Unicórnio.

Origem do TMS

Mas qual é a origem do formato? Ele surgiu na Coreia do Sul. Chamava-se King of Mask Singer. Com produção de Craig Plestis. Com a abreviação de TMS, chegou ao canal Fox, nos Estados Unidos, em 2019. O talent show virou uma franquia chamada Masked Singer.

Sabe como surgiu a ideia? O criador estava na Tailândia, almoçando num restaurante. Na televisão passava um 'canguru maluco' cantando (um homem fantasiado). E todas as pessoas que estavam almoçando pareciam hipnotizadas com a imagem da TV. Foi aí que o sul-coreano teve a ideia de criar o reality show com fantasias e muita magia nas apresentações musicais. Vale lembrar que a Endemol Shine pertence ao grupo Fox.

Canal oficial do The Masked Singer internacional.

De 2019 a 2021, já havia 5 temporadas do The Masked Singer pelos canais Fox. Na lista de famosos que já participaram fantasiados, temos: Jamie Foxx, Jason Biggs, Sharon Osbourne, Chrissy Metz (This Is Us), LeAnn Rimes, os irmãos da banda Hanson, entre outros.

Participantes vencedores e as fantasias

A primeira temporada nos EUA foi vencida por T-Pain, com a fantasia de Monstro. Na segunda temporada, ainda em 2019, tivemos como campeão Wayne Brady, com a fantasia de Raposa. Em fevereiro de 2020, na terceira temporada, o vencedor foi Kandi Burruss, fantasiado de Anjo da Noite. Em setembro de 2020, na quarta temporada, a vencedora foi LeAnn Rimes com a fantasia de Sol. E em março de 2021, na temporada 5, o vencedor foi Nick Lachey com a fantasia de Leitão.

As fantasias dos famosos foram desenhadas pela vencedora do Emmy, Marina Toybina. Destaques para as fantasias de Unicórnio, Corvo, Poodle, Abacaxi, Hipopótamo, Leão, Coelho, Abelha, Monstro, Alien, entre outras fantasias. A música tema de abertura do reality, na Fox, é 'Who Are You', do The Who.

The Masked Singer Brasil. Como funciona? Regras

O formato chegou ao Brasil em agosto de 2021, com a apresentadora Ivete Sangalo. Além dela, quatro jurados foram escalados para a primeira temporada: Rodrigo Lombardi, Taís Araújo, Simone (Simone e Simaria) e Eduardo Sterblitch. Destaque ainda para Camilla de Lucas, que comanda as entrevistas e os bastidores do reality show. Ela foi vice-campeã do BBB 21 na Rede Globo.

Na Rede Globo, com exibição nas noites de terça-feira, a ideia foi reunir entretenimento, boa música, a magia do palco e suas fantasias, além de um tom de mistério. A cada semana, os famosos misteriosos se apresentam com seus shows. Cabe ao jurado receber as pistas destacadas por Ivete Sangalo para então desvendar cada mistério.

A princípio, seguindo o formato original, não havia opção de votos pelo Gshow e torcidas por determinados participantes, como vemos, por exemplo, no BBB. Não. A ideia no TMS é que o jurado possa ir recebendo as pistas e fazendo as suas apostas. Votação somente do público presente na plateia. Além da avaliação também pela qualidade das apresentações.

Semana a semana temos os participantes sendo eliminados. E então a máscara deixa a fantasia para descobrirmos a verdadeira identidade do participante. Tem cantor, cantora, ator, atriz, atleta, repórter, jornalista, influenciador digital, entre outras celebridades misteriosas.

Os 12 Participantes e as 12 Fantasias (2021)

Anote abaixo a lista completa com todos os participantes. Lembrando que são 12 nesta primeira temporada. A lista abaixo está por ordem alfabética das fantasias. OsPaparazzi atualiza este Guia Completo em Tempo Real assim que os participantes forem revelados. E assim que tivermos também as primeiras pistas.

* Arara (Cris Vianna) Palpite detetive OsPaparazzi: Carolina Dieckmann.

Este participante chegou à final. Dicas para os nossos detetives:

'Eu já voei por tantos lugares que você nem imagina. Alemanha, Austrália... até Canadá. Já que e para voar, tem que ser com estilo. Mas as pessoas me reconhecem mesmo é no nosso continente'.

Música: K.O., de Pabllo Vittar.

* Astronauta: Sérgio Loroza (participante eliminado)

'Passei por muitos planetas antes de chegar aqui. Eu fiz a terra requebrar, o humano dançar, monstro cantar e bicho gargalhar. Para mim, o mais importante é todo mundo aproveitar o dia'.

O palpite do detetive OsPaparazzi foi Babu Santana. Mas erramos. Em 28 de setembro de 2021, descobrimos que o Astronauta era o ator Sérgio Loroza, aos 54 anos de idade. Foi um participante muito especial!

Música: Get Lucky, de Daft Punky.

* Brigadeiro: Renata Ceribelli (participante eliminado)

Em 17 de agosto de 2021, a jornalista Renata Ceribelli apareceu por trás da fantasia de brigadeiro. Surpresa para todos!

* Boi-bumbá: Marrone (participante eliminado)

Em 31 de agosto de 2021, o Boi Bumbá foi eliminado do programa. Quem estava por trás da fantasia era o músico Marrone, da dupla Bruno e Marrone. As pistas destacadas foram as seguintes: gosta de meditação e yoga; tem muita energia, é bem agitado e foi expulso da escola algumas vezes. Pulou de um carro em movimento aos 8 anos de idade. Já foi federado em futebol. E, por fim, 'Já subi no pódio em uma maratona internacional'.

Os jurados erraram nos palpites. Com direito a presença de Gilberto BBB 21, o Gil do Vigor, entre os jurados na noite especial.

* Coqueiro: Marcelinho Carioca. Palpite detetive OsPaparazzi foi: André Marques (participante eliminado)

'Quando o coco cai, eu jogo e ele sai quicando para a água'.

Música: 'Atrasadinha”, de Felipe Araújo.

O ex-jogador de futebol do Corinthians e do Flamengo é apaixonado por samba e pagode. Marcelinho Carioca estava por trás da fantasia de coqueiro. Ele foi eliminado em 24 de agosto de 2021.

* Dogão (hot dog - cachorro quente): Sidney Magal (participante eliminado)

Foi revelado em 10 de agosto de 2021. Ele se emocionou ao tirar a fantasia. Explicando que era um sonho realizado participar do programa. Para eternizar essa fantasia na memória da sua primeira neta, Madalena. 'Eu não podia chegar próximo daquilo que sou, senão todos descobririam muito rápido', justificou Sidney Magal, que teve uma performance moderada para não deixar grandes pistas.

'Eu quero saber se eles vão adivinhar, porque eu fui a estrela máxima de um filme que foi escrito pelo famoso Paulo Coelho'.

Música: “Sai da Minha Aba”, de Alexandre Pires.

* Gata espelhada (Jéssica Ellen). Participante foi finalista

Jéssica Ellen foi uma das estrelas do programa. Chegou à final e ganhou elogios dos jurados. A Gata Espalhada foi uma participante marcante do reality show.

* Girassol: Sandra de Sá (participante eliminado)

'Pronta para florescer e arrasar no jardim. Sou bastante alerta, adoro bater papo, dar risada, relaxar...Só não consigo relaxar com as coisas espalhadas, aí o tempo fecha. Já fiz novela, série, filme e adoro televisão'.

Música: “Here Comes de Sun”, de Beatles.

Sandra de Sá foi a sexta participante eliminada do reality show. Ela foi eliminada em 21 de setembro de 2021. Sandra também cantou a música 'Eu Quero é Botar meu Bloco na Rua'.

* Jacaré: Mart'nália (participante eliminado)

O Jacaré foi o oitavo eliminado do programa. A cantora Mart'nália foi descoberta em 5 de outubro de 2021. A participante perdeu o combate final para o Unicórnio depois de cantar 'Que Se Chama Amor', do grupo de pagode Só Pra Contrariar. Martnália foi eliminada com o sorriso no rosto e o astral lá em cima, como sempre.

* Monstro: Nicolas Prattes (vice-campeão)

Nicolas Prattes foi o vice-campeão do The Masked Singer 2021, a primeira edição do reality show na Rede Globo.

* Onça Pintada: Alexandre Borges (participante eliminado)

Em 14 de setembro de 2021, tivemos o quinto desmascarado do reality show. Foi a fantasia da Onça Pintada, com Alexandre Borges. O ator esteve no palpite de Edu Sterblitch. Ele fez uma homenagem para a mãe ao participar do reality show. E surpreendeu a todos com a revelação.

* Unicórnio (Priscilla Alcantara, a campeã) Palpite detetive OsPaparazzi: Larissa Manoela.

'Eu vivia entre duendes e fadas. Por isso, eu amo tudo que é colorido. Vocês me conheceram quando eu era criança, mas como diz a Sandy, eu cresci e agora sou mulher'.

Música: Shallow, de Lady Gaga. Participante campeã.

Quem é quem? Apostas dos participantes

Nos sites de bolões e apostas esportivas, já havia palpites sobre quem é quem entre os famosos do The Masked Brasil 2021, 2022. No formato da Globo, Marco Lima e Flávio Namatame são os responsáveis pelos figurinos encantadores das apresentações.

Será que vale a pena assistir The Masked Singer Brasil na Globo? A resposta é Sim, com certeza! Estamos ansiosos!

Os comentários abaixo estão abertos. Vamos compartilhar palpites e opiniões sobre o programa da Rede Globo. Algum palpite para as fantasias de 2022? Ainda teremos Arara, Astronauta, Brigadeiro, Boi Bumbá, Coqueiro, Cachorro Quente, Gata Espelhada, Girassol, Jacaré, Monstro, Onça Pintada e Unicórnio? Participem!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários