CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

O que aconteceu com o repórter Tino Marcos

OsPaparazzi apresenta a biografia do repórter Tino Marcos. Construiu a carreira na Globo. É considerado o maior nome da história da reportagem esportiva na TV brasileira. Torce para o Flamengo.

Por Ana Carolina, publicado em 12/03/2021 e atualizado hoje.

Tino Marcos é considerado o melhor repórter esportivo da história da televisão brasileira. Em 2021 anunciou que estava pendurando as chuteiras (ou melhor, o microfone). Mas por que Tino Marcos saiu da Globo? O que aconteceu com ele para essa tomada de decisão na carreira, aos 58 anos de idade? Acompanhe a biografia a seguir, em formato de Wikipédia. Destacamos a opinião do repórter Thiago Asmar, o Pilhado, sobre a aposentadoria de Tino Marcos da reportagem no jornalismo esportivo.

Em março de 2021, Tino revelou qual é o seu time do coração. É flamenguista. Torcedor do Flamengo por influência do pai.

Biografia Tino Marcos

O nome verdadeiro é Tino mesmo. Não é apelido. O nome completo é Tino Marcos Baptista Fernandez. A data de nascimento é 15 de maio de 1962. É carioca, natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A formação profissional começou no Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Fez Comunicação Social - Jornalismo, durante quatro anos.

Sempre foi apaixonado por esporte e futebol. Muito por influência do pai. O nome do pai é Faustino Ruiz Fernandez. Ele é espanhol. A mãe se chama Maria Aparecida Baptista. Frequentou o Maracanã desde criança. Sempre contando suas histórias sobre os jogos de futebol.

Antes de trabalhar na Rede Globo, foi repórter do Jornal dos Sports, no Rio. Também passou por O Dia e TV Educativa do RJ. Em 1986 assinava seu primeiro contrato como repórter da Rede Globo. Antes, havia trabalhado na emissora como estagiário.

Construiu carreira de muito sucesso no Esporte da Globo. Cobriu Copas do Mundo. Cobriu Olimpíadas. Faz o storytelling como poucos. Conta boas histórias de forma leve, informativa e atrativa. Tino Marcos e Mauro Naves foram os repórteres esportivos da Seleção Brasileira na Globo durante muitos anos.

Seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Lá estava Tino Marcos entrevistando Romário. Seleção campeã de 2002, no Japão. Lá estava Tino Marcos entrevistando Ronaldo Fenômeno e companhia. Nas Olimpíadas, quem não se lembra do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, em Atenas, em 2004? Lá estava Tino entrevistando Vanderlei após ele ser parado enquanto corria a maratona.


No Instagram oficial, acima, ao lado de Glenda Kozlowski e Léo Batista.

Homenagens em 2021

Já foi apresentador do Globo Esporte e do Esporte Espetacular. Ganhou homenagens nos programas com a notícia da sua aposentadoria. Lucas Gutierrez, no Esporte Espetacular, relembrou momentos marcantes da carreira do repórter. Já Felipe Andreoli, no Globo Esporte SP, fez uma homenagem para o ídolo em quadro com participação dos telespectadores.

Tino é unanimidade no meio do jornalismo esportivo. Todos gostam. Todos admiram. Se inspiram. Foram 35 anos de jornalismo esportivo na Rede Globo. Deixa uma marca histórica. Prêmio Comunique-se. Prêmio Melhor Repórter Esportivo. Ele ganhou de tudo. Está na história.

O Repórter

Entrevistei o professor de Comunicação Social de Atibaia, Celso Marcondes, para falar sobre Tino Marcos. E o que é ser um repórter diferenciado: 'O bom repórter é aquele que conta histórias interessantes e de uma forma atraente. Aquele que se preocupa com a sua audiência. Aquele que tem credibilidade, responsabilidade, ética. Aquele que tem paixão pela profissão e pela nobre arte de informar. Tino Marcos reúne esses requisitos e se tornou uma referência na área esportiva', comentou.

Vida pessoal, casamento, filhos

Na vida pessoal, é apaixonado por corrida e maratonas. Também sabe tudo de iatismo e bicicleta. Sobre casamento, é casado com Vírginia Maria Baptista Fernandez. O casamento foi oficializado em 1988. Fruto do relacionamento, o casal tem duas filhas. Os nomes são Laura Fernandez e Pilar Fernandez.

Por que saiu da Globo em 2021?

O youtuber e ex-repórter da Globo, Thiago Asmar, falou sobre a saída de Tino no canal Pilhado. Na opinião dele, o motivo da saída também passa pela chefia do esporte da emissora. O que aconteceu com o Tino, afinal?

'Se ele tivesse super feliz na emissora, com a chefia feliz, eu não acho que ele iria pedir pra sair. Justificou que foi por causa da pandemia. Concordo. Pode ser um dos motivos. Tendo vivido lá dentro e sabendo como é, acho que o Tino não concorda muito com grande parte da chefia que está lá na dentro. Pelo que presenciei lá. Conhecendo a ética, o caráter, a índole, acho que esse foi um dos motivos para a saída dele', disse o Pilhado.

Thiago Asmar e Tino Marcos na GloboFoto: Reprodução/ TV Globo

O apelido de Thiago, para Tino, era Tomadinha. E ele recebeu muitos conselhos do ídolo no início da carreira no jornalismo esportivo: 'Foi um mestre para os repórteres mais jovens. Nunca se negava a conversar com você. Me deu várias dicas. Fica como ídolo de todo jornalista esportivo que quer ir para televisão. Inspiração para todos. E, além disso, foi um mestre pra mim', elogiou Asmar.

Fala, Tino!

O repórter faz parte de um meme muito famoso nas redes sociais quando o assunto é futebol.

Galvão!

Fala, Tino!

Sentiu.

A brincadeira surgiu do relacionamento de anos e anos de transmissão esportiva ao vivo com Galvão Bueno. No programa Bem, Amigos, do SporTV, Galvão Bueno se emocionou ao se despedir do amigo Tino Marcos. O meme chega ao fim.

O Dia do Repórter comemora-se em 16 de fevereiro. OsPaparazzi parabeniza Tino com esta homenagem. E deixa o espaço abaixo aberto para comentários. Vamos compartilhar carinho com Tino Marcos.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários